ivanisantana_creditotamara-tavares

Evento gratuito integra o projeto Webcoreô, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e tem parceria da UERGS e Instituto Ling

 

Nos dias 08 e 09 de novembro, a Muovere Cia de Dança Contemporânea promove o Seminário Conversas sobre Tecnologia, Dança e Corpo, no Instituto Ling, em parceria com a UERGS. A atividade integra o projeto Webcoreô, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, que também inclui um espetáculo que estreia no dia 16 de novembro, em comemoração aos 27 anos do grupo.

O seminário traz a Porto Alegre a Profa. Dra. Ivani Santana (UFBA), principal referência no Brasil na pesquisa em dança com mediação tecnológica, para discutir sobre as relações entre criação artística, tecnologia e corpo. Serão dois dias de palestras e debates com Ivani, fomentando um espaço de discussão e trocas entre comunidade artística, acadêmica e interessados em temas da atualidade. A palestrante trará um panorama sobre a dança com mediação tecnológica, com ênfase em processos de criação via internet.

De acordo com a bailarina, coreógrafa, professora de dança e Mestre em Educação (UFRGS), Tatiana da Rosa, responsável pela coordenação e mediação do evento, este cruzamento entre dança, tecnologia e comunicação vem de encontro a diversos questionamentos, inclusive àqueles que ressaltam a tecnologia como uma ameaça a presencialidade. “Este encontro onde valorizamos um pensamento de dança sobre o corpo em relação à tecnologia, torna o debate e a pesquisa sobre o assunto mais rico e complexo. Vamos seguir uma dinâmica de uma conversa aberta com o público, buscando instalar, por duas tardes, um ambiente investigativo e colaborativo”, conta.

Destinado a estudantes, profissionais e pesquisadores da dança, teatro, artes visuais e comunicação, além de público em geral, o seminário ocorrerá nos dois dias das 14h às 18h e fornecerá atestado de extensão emitido pela UERGS aos participantes. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas através do email muovereciadedanca@gmail.com. Mais informações: facebook.com/MuovereCiadeDancaContemporanea

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, dia 08 de novembro, das 14h às 18h

14h – Palestra Ivani Santana – Percepção é ação! A dança digital pela perspectiva dos 4Es

Mediação Tatiana da Rosa

Exposição seguida de conversa aberta com o público, com intervalo para coffee break

 

Quarta-feira, dia 09 de novembro, das 14h às 18h

14h – Palestra Ivani Santana – Contextualizações e processos de Dança na Internet

Mediação Tatiana da Rosa

Exposição seguida de conversa aberta com o público, com intervalo para coffee break

 

Saiba Mais

Ivani Santana

Pesquisadora e Artista no campo da Dança com mediação tecnológica. Mestre (2000) e Doutora (2003) em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo. Pós Doutorado pelo Sonic Arts Research Center (UK) com o projeto Dramaturgias do Corpo Tele-Sonoro. Professora do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual <www.poeticastecnologicas.com.br> e editora da Revista Eletrônica MAPA D2 .Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1D.

Tatiana da Rosa

Bailarina, coreógrafa e professora de dança. Mestre em Educação (UFRGS). Foi professora da Graduação em Dança: Licenciatura FUNDARTE/UERGS.

Percepção é ação! A dança digital pela perspectiva dos 4Es

[embodied, enactive, extended, and embedded]

Essa conferência apresentará alguns conceitos principais de uma das vertentes dos estudos da Ciências Cognitivas denominada “Cognição Situada”, a saber: Embodied [no sentido de “no e do corpo], Enactive [pelo entendimento de “em ação” / “en acción”], Extended [mente ampliada], e Embedded [compreendendo o sujeito como implicado com seu ambiente]. Serão realizadas algumas considerações sobre a aplicação desses conceitos no campo da dança, buscando compreender o potencial do fazer criativo dessa linguagem quando mediada pelas tecnologias digitais. As experiências realizadas no Lab DCT – Laboratório de Dança-Cognição-Tecnologia, organizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, ocorrido em setembro de 2016 durante o EiDCT, serão utilizadas como exemplos da nossa investigação por essa perspectiva.

Contextualizações e processos de Dança na Internet.

O internet é fruto da era da informação, mas nesse “ciberespaço” como muitos o denominam, o espaço-tempo é virtual, sintético, digital, tornando-se múltiplo, contextual e transitório, um meio que se mantém em contínua transformação e articulação. Nesse sentido, o espaço é contexto. Tais aspectos estão ancorados no mundo contemporâneo que se interessa pelo processo e não mais (apenas) pelo produto. Essa comunicação apresentará uma contextualização dos processos de dança distribuída pela rede de telecomunicação. Serão abordados projetos pioneiros elaborados para satélite como Satellite Arts (The Image as Place) (1977) e Hole-in-Space (1980), de Kit Galloway e Sherrie Rabinowitz, um “túnel do tempo” que conectou os pedestres de Los Angeles com aqueles que se encontravam em Nova York, como também ressaltaremos a importância de Nam June Paik (1932-2006) que transgredia as possibilidades (e interesses) dos meios de comunicação em massa, tais como o inaugural Global Groove (1973) realizado em parceria com John Godfrey, e Goog Morning Mr. Orwell (1984). Na dança telemática – uma das formas de utilizar a Internet como um meio nesse campo – os corpos tornam-se códigos binários que podem migrar pelos fluxos informacionais para, então, serem redistribuídos pela rede permitindo a conexão entre bailarinos remotos. Com o intuito de demonstrar possíveis caminhos e processos de criação, serão apresentadas algumas obras concebidas pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, o qual desenvolve projetos de Arte em Rede desde 2005.

 

Serviço:

Seminário Conversas sobre Tecnologia, Dança e Corpo

08 e 09 de novembro, das 14h às 18h

Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre – RS, 90470-260

Telefone(51) 3533-5700

Inscrições gratuitas – muovereciadedanca@gmail.com