
Evento tem entrada franca e ocorre na sexta, 29 de abril, na praça do Multipalco Theatro São Pedro
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Muovere Cia de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo Desvio no dia 29 de abril, a partir das 11h, na praça do Multipalco Theatro São Pedro, com entrada franca. Em caso de chuva, a apresentação será cancelada.
O espetáculo foi concebido em 2012 por Jussara Miranda, inspirado em ações corporais ordinárias de transeuntes na relação com o trânsito, tendo sua pesquisa realizada em três bairros de Porto Alegre, de diferentes características econômicas, sociais e geográficas. Desde 2008, a companhia incluiu o contexto da cidade como o plano de consistência artística, ou seja, campo de criação, de pesquisa e de produção em dança. De início, a experiência desenvolveu-se pela carência por um espaço físico próprio para o grupo realizar suas experiências laborais, resultando na adoção da cidade como o lugar de realização dos processos.
“Desvio” propõe associar o espaço da cidade com a dança artística, possibilitando que o público sinta-se representado; desafiar o corpo dançante como animador da cidade e estimular o imaginário coletivo. Almeja alterar os modos de produção em dança mediados pelos encadeamentos do corpo em sintonia com a urbanidade, atribuindo o fazer e o recepcionar, como produtores de fruição em dança.
O projeto possui dois formatos: “Desvio Sinal”, uma interferência coreográfica de improviso dirigido e realizada em espaços de retenção de semáforo, desafiando as habilidades de improvisação das bailarinas Joana Amaral, Annita Brusque, Didi Pedone e Letícia Paranhos. O segundo momento é pautado por uma oficina, atraindo públicos diversos para participar da gincana de dança.
O Dia Internacional da Dança, 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Ao criar oficializar a data, a instituiçao escolheu o dia 29 de abril por marcar o nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), responsável por dar início à valorização do setor, através do conjunto de suas cartas publicadas sobre o balé de sua época: “Letters sur la Danse”. Desde então, o Dia Internacional da Dança é comemorado pelos atores da dança em vários Países do mundo.
Saiba Mais
FICHA TÉCNICA
Direção geral e concepção: Jussara Miranda
Direção artística: Diego Mac
Artista convidada: Jezebel de Carli
Ensaiador e assistente de produção: Denis Gosch
Bailarinos: Joana Amaral, Annita Brusque, Didi Pedone e Letícia Paranhos
Figurinos: Daniel Lion
Assessoria de comunicação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Identidade visual: Sandro Ka
Produção: Joice Rossato – Aresta Cultural
- Site
www.desviomuovere.com.br - Íntegra do espetáculo
- Clip do espetáculo
Deixe um comentário