gosmma (86)

Evento tem entrada franca e ocorre na sexta, 29 de abril, na praça do Multipalco Theatro São Pedro

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Muovere Cia de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo Desvio no dia 29 de abril, a partir das 11h, na praça do Multipalco Theatro São Pedro, com entrada franca. Em caso de chuva, a apresentação será cancelada.

O espetáculo foi concebido em 2012 por Jussara Miranda, inspirado em ações corporais ordinárias de transeuntes na relação com o trânsito, tendo sua pesquisa realizada em três bairros de Porto Alegre, de diferentes características econômicas, sociais e geográficas. Desde 2008, a companhia incluiu o contexto da cidade como o plano de consistência artística, ou seja, campo de criação, de pesquisa e de produção em dança. De início, a experiência desenvolveu-se pela carência por um espaço físico próprio para o grupo realizar suas experiências laborais, resultando na adoção da cidade como o lugar de realização dos processos.

“Desvio” propõe associar o espaço da cidade com a dança artística, possibilitando que o público sinta-se representado; desafiar o corpo dançante como animador da cidade e estimular o imaginário coletivo. Almeja alterar os modos de produção em dança mediados pelos encadeamentos do corpo em sintonia com a urbanidade, atribuindo o fazer e o recepcionar, como produtores de fruição em dança.

O projeto possui dois formatos: “Desvio Sinal”, uma interferência coreográfica de improviso dirigido e realizada em espaços de retenção de semáforo, desafiando as habilidades de improvisação das bailarinas Joana Amaral, Annita Brusque, Didi Pedone e Letícia Paranhos. O segundo momento é pautado por uma oficina, atraindo públicos diversos para participar da gincana de dança.

Dia Internacional da Dança, 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Ao criar oficializar a data, a instituiçao escolheu o dia 29 de abril por marcar o nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), responsável por dar início à valorização do setor, através do conjunto de suas cartas publicadas sobre o balé de sua época: “Letters sur la Danse”. Desde então, o Dia Internacional da Dança é comemorado pelos atores da dança em vários Países do mundo.

Saiba Mais

FICHA TÉCNICA

Direção geral e concepção: Jussara Miranda

Direção artística: Diego Mac

Artista convidada: Jezebel de Carli

Ensaiador e assistente de produção: Denis Gosch

Bailarinos: Joana Amaral, Annita Brusque, Didi Pedone e Letícia Paranhos

Figurinos: Daniel Lion

Assessoria de comunicação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Identidade visual: Sandro Ka

Produção: Joice Rossato – Aresta Cultural

 

http://youtu.be/JXURi4QVJoQ

  • Clip do espetáculo

http://youtu.be/5A8mHNDt7A8