CircoHibrido-Sal-Fotografia

Projeto é patrocinado pelas Lojas Pompéia e tem realização do Ministério da Cultura e Maria Cultura

A partir do dia 05 de março, o Pátio Ivo Rizzo recebe diversas atividades para adultos e crianças, com entrada franca, até o mês de julho. Esta é a primeira edição do projeto Cultura no Pátio, com patrocínio das Lojas Pompéia, com realização do Ministério da Cultura e Maria Cultura.

Com cinco meses de atividades, o Cultura no Pátio pretende movimentar o bairro Moinhos de Vento com programação que reúne espetáculos teatrais e circenses, exposições e bate-papos com nomes de referência na cultura local, abordando a moda como manifestação cultural e estética relacionada ao teatro, cinema e ao ambiente urbano.

A programação infantil ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, trazendo espetáculos ao ar livre e discotecagem do DJ Guilherme Guinalli, que transformará o Pátio Ivo Rizzo em uma pista de dança. O Pátio das Crianças receberá em março uma apresentação do espetáculo Magnífico Circo Praça, do Circo Híbrido.

Às quintas-feiras, uma série de bate-papos e duas exposições inéditas de fotografia vão apresentar olhares sobre o vestir e a cidade. Os eventos serão acompanhados de happy hour com discotecagem de Guinalli e serão mediados pela jornalista Maysa Bonissoni. Alex Ramirez e Raul Krebs são os artistas convidados para as mostras e ambas promovem um momento de conversa com os artistas, em entrevistas conduzidas pela jornalista Gabriella Bordasch. No dia 17 de março, O Quinta no Pátio recebe os figurinistas Antonio Rabadan e Coca Serpa para o bate-papo “Vestindo com arte: criação de figurino no cinema e no teatro), a partir das 19h.

O projeto Cultura no Pátio tem curadoria de Camila Farina com coordenação geral da Maria Cultura. Todas as atividades têm entrada franca. Para mais informações e programação, acesse: culturanopatio.com.br | facebook.com/culturanopatio.

 CULTURA NO PÁTIO – PROGRAMAÇÃO MARÇO

Pátio das Crianças

05 de março, a partir das 14h

 16h – espetáculo – O Magnífico Circo Praça – Circo Híbrido

 Em meio à passagem corriqueira do dia-a-dia, do caminho ao trabalho, ou dos passeios contemplativos pelas praças da cidade, eis que o circo, há tempos ali não visto, retorna àquele espaço através de um inesperado cortejo. E, de repente, num instante inusitado, surge no local uma trupe de artistas que parece ali querer erguer acampamento. Contudo, a trupe se depara com um espaço físico diferente daquele que outrora recebia o circo, geometricamente delimitado, com jardins e canteiros. Impossibilitados de ali armar sua tradicional estrutura – picadeiro e lona – a trupe resolve, naquele lugar, realizar seu espetáculo, com números de equilíbrio, comicidade, malabarismo, acrobacia, música e destrezas, adaptando-se às suas características e descobrindo novas possibilidades de espetáculo.

Utilizando-se dos elementos que caracterizam a praça urbanizada, os artistas interagem com o espaço público urbano, com o que o constitui e com quem o utiliza, levando as artes do circo, seus múltiplos talentos, estripulias e encantamento aos passantes que ali se encontram.

FICHA TÉCNICA:

ELENCO: Tainá Borges, Luís Cocolichio, Lara Rocho e Ivar Mangoni

ORIENTAÇÃO CÊNICA: Genifer Gerhardt

DIREÇÃO E CONCEPÇÃO MUSICAL: Guilherme Sanches

CENOGRAFIA: Luís Cocolichio

FIGURINO, PROJETO GRÁFICO E VIRTUAL: Mônica Kern

Quinta no Pátio

17 de março, a partir das 18h

 19h – Bate-Papo: Vestindo com arte: criação de figurino no cinema e no teatro

Com Antonio Rabadan e Coca Serpa – mediação Maysa Bonissoni

Antonio Rabadan

Renomado figurinista, referência na área teatral, Rabadan tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Moda e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, moda, tecnologia e interdisciplinariedade, moda, cenografia, figurino, design e arte. Trabalha com moda em produções de desfiles e eventos, editoriais em revistas e campanhas fotográficas, sempre usando do olhar mais teatral para o mundo da moda. Esse caminho o levou ao ensino universitário nas disciplinas de Projeto de Figurino, produção de moda, desenho de moda e produção de eventos.

Coca Serpa

Conhecida pela sua atuação como figurinista de cinema e TV, Coca tem no currículo grandes produções, como o filme “O Tempo e o Vento”, gravado no Rio Grande do Sul com direção de Jayme Monjardim. A parceria deu certo e foi levada para a televisão. A profissional é formada em Artes Plásticas e já na década de 1980 começou a criar para o teatro.

Na RBS TV teve a oportunidade de fazer produções com o Curtas Gaúchos. As séries Histórias Extraordinárias, Histórias Curtas, Escritores ganharam a sua assinatura. Um dos trabalhos de maior destaque foi a série A Ferro e Fogo – Tempos de Solidão.

 

HORÁRIOS

Pátio das Crianças

Abertura do Pátio: 14h

Espetáculo: 16h

Encerramento: 18h

Quinta Cultural

Abertura: 18h

Bate Papo: 19h

Encerramento: 21h

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral | Maria Cultura

Direção de Produção | Rita Masini

Curadoria | Camila Farina

Produção | Nicole Agra

Assessoria de Imprensa | Bruna Paulin

Programação Visual | Luisa Hilgemann

Técnico de Som e Luz | Magnus Viola

Vídeos | Guilherme Bellini

Fotografia | Everton Silveira

DJ | Guilherme Guinalli

// Confira as próximas atrações:

 

PÁTIO DAS CRIANÇAS

05/03

16h // O Magnífico Circo Praça, com Circo Híbrido.

Com números de equilíbrio, comicidade, malabarismo, música e destrezas, o Circo Híbrido chega ao Patio Ivo Rizzo!

02/04

16h // Eu e Ela na Janela, com Karine Rico e Bruna Espinosa

Entre encontros e desencontros, duas personagens se deparam uma com a outra, transportando-se para diferentes momentos de suas vidas através de uma janela.

07/05

16h // O Homem Banda, com Mauro Buzza

MauroLauroPaulo é uma banda inteira em um homem só, com uma parafernália cheia de sonoridades!

04/06

16h // Bonecos de Pau, com Divina Comédia

Intervenções musicais e interação com a plateia através de 14 bonecos esculpidos em madeira, com muita comédia, aventura e romance!

02/07

16h // Assobia e Chupa Cana, com Pinguinho e Serragem

Com muita música, gags e números tradicionais, a dupla mostra a alegria, a delicadeza e a agilidade desse mestre do riso, o palhaço.

 

QUINTA NO PÁTIO

14/04 – 19h // Opening Galeria do Pátio 

Exposição individual de Alex Ramirez + Entrevista com o fotógrafo (mediação: Gabriella Bordasch)

19/05 – 19h  // BATE PAPO / Expressão Cultural: você é o que você veste?

Carmencita Jobs e Adriana Franciosi (mediação: Maysa Bonissoni)

16/06 – 19h// Opening Galeria do Pátio 

EXPOSIÇÃO individual de Raul Krebs + Entrevista com o fotógrafo (mediação: Gabriella Bordasch)

21/07 – 19h// BATE PAPO/ Fotografia: Arte & Ofício 

Jefferson Botega e Eduardo Carneiro (mediação: Maysa Bonissoni)