Carne bovina oriunda dos rebanhos da estância terá selo de origem do Pampa Gaúcho
A partir de julho deste ano a carne bovina da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, RS, possuirá um selo de origem do Pampa Gaúcho. O projeto é uma iniciativa da ONG Alianza del Pastizal, que visa proteger os campos nativos – ou pastizales, em espanhol. O processo de certificação encerrou no final de fevereiro, onde 24 fazendas da região da Campanha fazem parte do programa. O foco são as raças Angus e Hereford, por terem maior representatividade no Estado e carnes com padrão de qualidade, como sabor e maciez.
A carne certificada recebe selo atestando que o produto vem de propriedades onde há pelo menos 50% de conservação de campos nativos – principal requisito para integrar a lista de selecionados. As 24 propriedades participantes fornecerão 15 toneladas de carne por mês.
A pecuária em campo nativo tem baixo impacto nas mudanças climáticas, não há erosão no solo, conservando a biodiversidade, além de melhoria na própria carne – mais macia e rica em Ômega 3.
Composto por principalmente vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores), o Bioma Pampa ocupa 63% do território gaúcho. São 176,5 mil km quadrados dos quais uma pequena parcela permanece conservada.
SOBRE A ESTÂNCIA GUATAMBU
Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais.
Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos. Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas.

Deixe um comentário