
Vídeo escrito e editado por Lino e Lara Lazzaretti traz ao público um pouco dos bastidores e o processo de criação do single, lançado em 21 de maio
Canção conta com clipe assinado pela Ruído
Marcando as 10 mil visualizações no YouTube do clipe de Lira, single lançado no mês passado, Lino e Lara Lazzaretti divulgam em suas redes sociais nesta sexta, 25 de junho, o Mini Doc Eu Lírica que apresenta um pouco da intimidade da dupla através dos bastidores da composição da canção e das gravações do clipe, assinado pela Ruído, com direção de Diego Imai, Fernando Gonsales e Ricardo D’Avila.
O vídeo apresenta imagens de making of das gravações, feitas por Gonsales, também traz vídeos caseiros e alguns stories feitos pela dupla, além de áudios trocados ao longo do período. “É um retrato do dia a dia da nossa convivência no decorrer de 2020. Lara e Lucas (seu namorado e também meu amigo), passaram alguns períodos do ano passado dividindo o apartamento comigo – cozinhando, tocando, lendo textos, buscando sempre um estímulo, uma inspiração, algo para começar uma brincadeira”, revela Lino.
De acordo com Lara, que assina a edição do material, assim como todo o processo, a criação de Eu Lírica foi à distância. “Aproveitamos os áudios que trocamos nesse tempo para a narração do vídeo – desde coisas simples e objetivas do dia a dia até as conversas sobre o que a música significa pra gente”, conta.
Lira foi construída a quatro mãos e chegou às plataformas de streaming em 21 de maio. O quarto single do artista paulistano surgiu durante 2020, quando, ao lado da amiga, atriz e estreante no meio musical, resolveram aproveitar o isolamento para experimentar e criar juntos. Lira surgiu de uma série de versões de músicas já conhecidas que a dupla começou a tocar e cantar. O que era uma brincadeira entre os amigos inspirou a produção autoral. “É um retrato do momento em que estávamos vivendo: os dois de mudança. Não só uma mudança de CEP, mas também de intensas transformações pessoais”, revelam. E mesmo no meio de tantas turbulências e modificações externas também, a música traz uma mensagem de resiliência: “Lira nos lembra de ficarmos bem, apesar de tudo”.
As gravações do clipe ocorreram no antigo apartamento de Lino, entre as caixas da mudança. Com um clima intimista, o filme em preto e branco tem assinatura da Ruído e direção de Diego Imai, Fernando Gonsales e Ricardo D’Avila.
Este é o quarto lançamento do artista pela Loop Discos em parceria com a Applaus. Em 2020, ocompositor, guitarrista e beatmaker apresentou ao público as canções São, Atento e Iner.
O projeto de carreira solo de Lino inicia em 2018, quando começa a se aventurar na produção de lo-fi em seu quarto. “Criava linhas de piano, de sopros, de guitarra e os beats. Demorei pra começar a usar samples, eu gostava de criar tudo. E naturalmente comecei a compor letras e melodias pra aquilo tudo. Me parecia errado tanta música sem palavras. Minha inspiração é a vida, e as pessoas, sempre. Sou eu tentando traduzir pra mim mesmo o que eu absorvo enquanto eu observo”, revela.
Em 2021 estão previstos mais lançamentos para os próximos meses. Para saber mais sobre Lino, acesse: instagram.com/lino_colatoni
—
Lino é ator, compositor, guitarrista e produtor musical paulistano.
Cresci dentro de um espaço com palco e piano. Filho de uma professora por excelência, que figurou muito na ponte entre a minha existência e a arte, ela me permitiu uma infância cercada por uma cultura bem permissiva e acolhedora. Eu descobri cedo que era através daquelas ferramentas que eu iria me expressar diante do Mundo como indivíduo.
Na adolescência, veio o punk, o rap, o skate e a guitarra. Dentro dessa plataforma agressiva, eu entendi o que era traduzir sentimentos complexos em uma forma simples, direta e verdadeira.
Através da paixão, expandi minha pesquisa pra além dos campos em que eu estava habituado. Nasceu também a minha carreira de ator: mergulhei no teatro; no cinema; Conheci e trabalhei com muita gente incrível. E a música sempre do meu lado, cada vez mais nutrida por esse amadurecimento artístico.
Bandas autorais, composições, shows e estúdios: tudo isso já era parte da minha identidade, quando de repente me vi só. Dentro do meu quarto, comecei a produzir meus beats, minhas mixagens, me apropriando cada vez mais da minha bagagem, num desejo de explorar a minha alma como uma ferramenta física – como mais um instrumento. Que sempre esteve presente, mas que agora ganhava um caráter prático.
O Lo-Fi foi minha grande porta de entrada para a produção musical caseira. Depois de meses praticando e compondo instrumentais, eu senti necessidade de colocar palavras dentro daqueles arranjos. Me parecia errado toda aquela musicalidade sem o instrumento do verbo.
De lá pra cá, busco cada vez mais uma conexão honesta entre as minhas referências e os anseios da minha alma. Meu trabalho hoje consiste em desobstruir o caminho da criatividade pra que ela se apresente da forma mais simples e mais sincera possível.
Enquanto eu almejo, me distraio da minha busca, ser basta.
Lançamento: Selo Loop Discos
Loop Discos é o selo musical da agência de música Loop Reclame. Seu casting tem mais de 50 artistas e cuida de todas as etapas de lançamento de uma música ou álbum – da burocracia ao planejamento artístico. Com sua house em Porto Alegre, também atende em São Paulo, Los Angeles e Lisboa e já produziu mais de 300 lançamentos (singles, EPS, discos e clipes).
Produção: Applaus
A Applaus produz conteúdos artísticos teatrais e musicais. São 26 anos de experiência com artistas, shows e festivais na atuação com dezenas de artistas ao longo dessa caminhada por parte de seu fundador, Luciano Cardoso.
Deixe um comentário