valterjosepotter_credito_zzn_peres_fotografias

Evento é promovido pelo Conselho de Medicina Veterinária do RS

O diretor-proprietário da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, Valter José Pötter, recebeu, na última sexta-feira, dia 05 de setembro, o Prêmio Destaque Medicina Veterinária 2014 na categoria Liderança Empresarial – Agronegócio.

Esta é a segunda edição do evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS e contou com 11 categorias. Na solenidade, o presidente da entidade, Rodrigo Lorenzoni, definiu o prêmio como um “reconhecimento aos profissionais que contribuíram para o crescimento das duas áreas e que foram além das simples atribuições do dia a dia, tornaram-se exemplos”.
Valter Potter é médico veterinário formado em 1971 pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é diretor-proprietário da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, reconhecida nacional e internacionalmente como empresa agropecuária modelo. Desenvolve pecuária de corte em ciclo completo, com bovinos das raças Polled Hereford e Braford, com reconhecido trabalho de seleção genética nessas raças. Na agricultura, é produtor de arroz irrigado, milho irrigado, soja, sorgo, sementes certificadas de arroz e forrageiras e uvas viníferas.

Em 1980 foi Ganhador do Prêmio Nacional de Produtividade Rural, categoria Grande Propriedade, promovido pelo Ministério da Agricultura do Brasil, em caráter único, no qual concorreram 500.000 produtores rurais. Possui várias participações em Gestões de Diretorias Executivas, tais como Sindicato Rural, Associação dos Agricultores, Cooperativas, Santa Casa, Conselhos de Desenvolvimento Municipais e Setoriais.

Em 2009 iniciou na produção de vinhos finos e espumantes, e em 2013 inaugurou a sede da Guatambu Estância do Vinho. Foi Presidente da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul de 2004 a 2007 e do Programa Gaúcho de Produtividade e Qualidade no Setor Pecuária de Corte.

Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo da Federarroz e da Associação de Pecuaristas Conexão Delta G Sul, Vice-presidente da Associação dos Produtores de Vinhos da Campanha Gaúcha e da Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho.

SOBRE A ESTÂNCIA GUATAMBU

Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais.

Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos.

Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes certificadas de arroz, forrageiras e uvas viníferas. Em 2009 a Guatambu intensificou suas atividades na vitivinicultura, iniciada em 2003, estreando na produção de vinhos finos com o lançamento do vinho Rastros do Pampa. Em 2013, a sede da vinícola foi inaugurada.