Montagem integra a programação da Mostra Teatro Sarcáustico 10 Anos
O espetáculo PORTO: A Cidade como palco de uma anti-diáspora volta em cartaz para curta temporada no estacionamento da Usina do Gasômetro, às 17h45, com entrada franca, nos dias 12 e 13 de julho.
Daniel Colin e Ricardo Zigomático são responsáveis pela estrutura cênica das performances e também atuam na montagem, ao lado de Guadalupe Casal.
Os diretores se baseiam, sobretudo, no texto “A Diáspora Portoalegrense” de Bernardo de Souza, e na obra do artista Banksy, pseudônimo do grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema britânico. PORTO questiona o êxodo dos artistas ao qual a cidade assiste, e as dificuldades do fazer artístico contemporâneo em Porto Alegre, suas possibilidades e necessidades, impelindo seus criadores a procurar novas cidades para realizarem-se.
O objetivo do projeto é perceber e experimentar ações performáticas sugeridas por estes espaços supracitados, levando-se em consideração suas arquiteturas, suas histórias, seus transeuntes, sua importância política e social para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul.
Orientando a concepção e realização do espetáculo, está o antropólogo e pesquisador Rafael Lopo, que escreveu sua dissertação de mestrado sobre memória da cidade. “PORTO é o que o próprio nome propõe: a luta de jovens artistas gaúchos em defender sua cidade um pólo artístico-cultural do país”, defendem os diretores.
Para saber mais sobre a programação da Mostra, acesse: http://teatrosarcaustico.blogspot.com.br/
Ficha Técnica:
PORTO: A cidade como PALCO de uma anti-diáspora
Direção Geral: Daniel Colin e Ricardo Zigomatico
Elenco: Guadalupe Casal, Ricardo Zigomático e Daniel Colin
Figurinos: Daniel Lion
Trilha sonora: Teatro Sarcáustico
Programação Visual: Pedro Gutierres
Fotografias: Thais Fernandes
Antropólogo e orientador social: Rafael Martins Lopo
Assessora de imprensa: Bruna Paulin
Produção Executiva: Guadalupe casal
Produção Geral: Teatro Sarcáustico
Saiba Mais
Sobre o Teatro Sarcáustico
O Teatro Sarcáustico foi fundado em 2004 por formandos do curso de Artes Cênicas da UFRGS. Nestes 10 anos de trabalho continuado, o grupo criou espetáculos ousados e impactantes como os sucessos Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá (Prêmios Açorianos e Braskem em Cena de Melhor Espetáculo e Direção, dentre outros) e Breves Entrevistas com Homens Hediondos (Prêmio Braskem em Cena de Melhor Espetáculo). Em 2014, o Sarcáustico completa 10 anos de pesquisa continuada em artes cênicas, cujo trabalho vem se especializando em espetáculos realizados em espaços não-convencionais, com dramaturgias originais e atmosferas performáticas. O repertório conta com cinco espetáculos adultos, dois infantis, um projeto de performances urbanas e um performance audiovisual-transmídia. O Teatro Sarcáustico atualmente é um dos grupos residentes do projeto “Usina das Artes” (PM Porto Alegre).
Mostra TEATRO SARCÁUSTICO 10 Anos
PORTO: A cidade como PALCO de uma anti-diáspora
12 e 13/07 (sábado e domingo)
Estacionamento da Usina do Gasômetro, às 17h45. Entrada Franca.
http://www.youtube.com/watch?v=nM4B5Ft47mg

Deixe um comentário