
Edição em comemoração ao Dia Nacional do Samba conta com programação em parceria com o MATE – Música, Arte, Tecnologia e Educação com performances de Thiago Ribeiro & Amigos, Glau Barros, Marcelle Brito e Pâmela Amaro & Herdeiras do Samba
Projeto com entrada franca tem como objetivo promover a cena do gênero e conta com curadoria e programação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin
Encerrando a programação de 2023, o Samba do Quintana, promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana, realiza no domingo, 03 de dezembro, sua sétima edição, celebrando o Dia Nacional do Samba, comemorado em 02 de dezembro, com seis horas de música. A programação gratuita, em parceria com o MATE — Música, Arte, Tecnologia e Educação, conta com performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos, Glau Barros, Marcelle Brito e Pâmela Amaro & Herdeiras do Samba, a partir das 14h.
O projeto realizado pela Casa, com criação e curadoria da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, tem como objetivo promover a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, além de clássicos do gênero, através de formação de público e de cena. Evento já consolidado na agenda cultural da cidade, o Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da CCMQ, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação 24 horas por dia.
O sucesso das edições de 2023, que mobilizou mais de 3.000 pessoas e promoveu o trabalho de 18 artistas locais, confirma o interesse no estilo pelos porto-alegrenses. “Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores”, revela a curadora e organizadora do evento. “A importância de um evento de rua, seguro, acessível e diverso para a população de Porto Alegre se confirma na resposta do público”, completa. Para Germana Konrath, diretora da CCMQ, o último encontro do ano vem para celebrar o ciclo de encontros de 2023: “Foram seis edições com um público cativo, que trouxe muita diversidade para a Casa de Cultura. Esse último evento, que comemora o Dia Nacional do Samba, e é realizado em parceria com o MATE, consolida a principal característica da Casa que é a integração de diferentes áreas e linguagens artísticas e culturais”, aponta. “Para comemorar nada melhor do que um evento de rua, uma maratona de Samba que acolhe todos os públicos e festeja a democracia da cultura. A partir de março de 2024, o projeto, que já se tornou um clássico da cidade para quem gosta de samba, tanto para os artistas quanto para o público, estará de volta”, conclui. O projeto contou com as participações de Cláudia Quadros, Luiza Helena e Edu Meirelles, além de Glau e Pâmela.
Edição em parceria com o MATE — Música, Arte, Tecnologia e Educação
Em dezembro, o Samba do Quintana conta com a parceria do MATE — Música, Arte, Tecnologia e Educação, evento que chega a sua 5ª edição, com patrocínio da empresa Oi e apoio da Oi Futuro via Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul — PRÓ-CULTURA. O MATE promove o encontro de profissionais, criativos, empreendedores, artistas, marcas e serviços, seja da economia criativa ou das indústrias criativas e ocorre de 30 de novembro a 03 de dezembro, com atividades em diversos espaços da cidade, incluindo a Casa de Cultura Mario Quintana, com o objetivo de estimular artistas a alcançarem os mercados nacional e internacional, além de inspirar e proporcionar trocas de informações e oportunidades para integrações e novos negócios.
Neste ano, o MATE busca oferecer uma programação que contempla a multiplicidade de linguagens e conta com participações das regiões Norte, Sul, Sudeste e Nordeste. Uma série de painéis abordam temas como patrimônio cultural dos bens materiais e imateriais, o panorama da nova economia mundial e o crescimento das indústrias criativas, o atual momento do mercado da música digital no Brasil, os novos festivais e o fortalecimento dos grandes festivais, além de shows com convidados internacionais, nacionais e locais. Confira a programação completa em https://www.instagram.com/mate_americadosul/
Seis horas de samba com quatro atrações
Nesta edição especial, o Samba do Quintana contará com 6 horas de programação e quatro atrações. A banda residente, Thiago Ribeiro & Amigos, é responsável pelos primeiro e segundo blocos. Formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Julia Gregório (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). Thiago Ribeiro começou na música aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro cavaquinho, mas o samba vem de berço, começando com a influência de seu pai, o violonista e cantor Antonio Lima. Já na infância demonstrava amor ao estilo, batucando em todos os cantos e formando bandas com os amigos. Entre suas referências musicais estão nomes como Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Duda do Cavaco, Alemão Charles, grupo Flor de Ébano, entre outros artistas locais e nacionais. Há 19 anos Thiago se apresenta profissionalmente, em casas de shows em Porto Alegre, no litoral e no interior do estado. Já acompanhou Eliana de Lima por duas vezes em performances na cidade e abriu shows de Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Luiz Carlos da Vila. No momento está gravando seu primeiro single de seu álbum de estreia.
Glau Barros é a artista convidada que participa das 16h30 às 18h. Cantora, atriz e figurinista, desenvolve uma intensa e permanente carreira profissional desde 1990, no teatro, TV, cinema e na música. Em 2019 Glau lançou no Theatro São Pedro o álbum Brasil Quilombo, com direção musical do músico e compositor Gelson Oliveira e produção musical e arranjos de Marco Farias, onde interpreta sambas de compositoras e compositores gaúchos, além de releituras de consagradas canções do gênero. Sucesso de público e crítica, Brasil Quilombo foi considerado pelo jornalista Juarez Fonseca o melhor disco de samba lançado no RS nos últimos tempos.
Encerrando a programação, é a vez da roda Herderias do Samba, comandada por Pâmela Amaro, com participação de Marcelle Brito, primeira atração nacional a integrar o Samba do Quintana. A roda surgiu em 13 abril de 2023, Dia da Mulher Sambista, em Porto Alegre, fundada pela compositora, cantora e instrumentista Pâmela Amaro, para exaltar o legado do samba, das matriarcas e a potência de musicistas que amam esta tradição musical. Para festejar o aniversário de Dona Ivone Lara, Zilah Machado e um ano de lançamento de seu álbum de estreia, Samba às Avessas, a cantora reuniu amigas e parceiras como Giovanna Luvizetto (surdo), Louise Nunes (voz, violão), Preta Oliveira (pandeiro), Lidi Lima (tambores), Gabi Barbosa (rebolo), além da própria Pâmela, na voz e cavaquinho.
A cantora e percussionista Marcelle Britto nasce nas rodas de samba do Rio De Janeiro, onde ganha espaço em 2018, com a criação do seu primeiro projeto “Fuzuê de Iaiá”, em que já dividiu palco com grandes nomes como Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Zé Katimba, Edil Pacheco, Wilson Moreira, dentre outras referências do Samba, além de já ter levado um pouco do samba carioca para outros estados e Angola, na África. Seu primeiro single, “Demorô”, lançado em abril de 2023, já acumula mais de 40 mil plays no Spotify e mais de 150 mil visualizações do clipe. Em julho lançou o single “Nem Chá, Nem Café”, composição de Marcelinho Moreira, Fred Camacho e Cassiano Andrade, que atingiu a marca de 100 mil visualizações do clipe no Youtube, em menos de 2 semanas de lançamento. Atualmente apresenta-se nos principais palcos da cena carioca, como Beco do Rato,Circo Voador, Rioscenarium, Bar do Zeca e, semanalmente, mantém sua roda de samba “Marcelle Britto e as Brabas do Samba” aos sábados no Bar do Omar. Além disso, compõe a banda dos shows “Um Sorriso Negro” , e “Pagode, Preta” da cantora, compositora e referência Teresa Cristina.
Bruna Paulin é artista, jornalista e mestre em Comunicação, e atua como pesquisadora musical há 21 anos. Assinou projetos de curadoria e produção de conteúdo na área para editora Belas Letras, Cubo Play, Fábrica do Futuro, entre outros. É criadora e apresentadora do podcast A História do Disco, um dos programas de música mais ouvidos no Spotify Brasil.
O Samba do Quintana acontece no domingo, 03 de dezembro, das 14h às 20h com dois intervalos. O bar Térreo vai contar com produtos promocionais durante o evento, com chopp com valor especial e dose dupla de drinks selecionados. O evento ocorre mesmo com chuva. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/ccmarioquintana/
A CCMQ é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e tem o patrocínio do Banrisul.
SAMBA DO QUINTANA
Edição especial em parceria com o MATE — Música, Arte, Tecnologia e Educação, celebrando o Dia Nacional do Samba
Com Thiago Ribeiro & Amigos, Glau Barros, Herdeiras do Samba e Marcelle Brito
Domingo, 03 de dezembro, a partir das 14h
Na Travessa Rua dos Cataventos – térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada Franca
Deixe um comentário