musicanto2_credito_rossatolima

Palco de grandes expressões da música brasileira, caracterizado como um festival de raiz, o Musicanto é uma das mais tradicionais e destacadas iniciativas no RS

Desde a primeira edição, em 1983, 26 Festivais foram marcados pela multiplicidade de expressões, não só da música nativista, mas regional, brasileira e internacional

Porto Alegre, 4 de novembro de 2014 – De 12 até 15 de novembro, uma nova edição do Musicanto acontece em Santa Rosa e tendo como ponto de partida um evento de lançamento em Porto Alegre. Mais amplo e acessível aos artistas e à população, o Festival, apoiado pelo Instituto GVT, torna-se gratuito e inova ao quebrar o formato hegemônico dos encontros competitivos. Em 2014, a programação reúne uma mostra artística, um seminário e oficinas.

O Festival também contempla o programa Musicanto Vai à Escola, que oferece apresentação de shows envolvendo pais, alunos e professores da rede pública de ensino. O novo modelo do Musicanto, em formato de Festival Multicultural com entrada gratuita em todas as atividades, atende ao princípio de democratização do acesso e tem o objetivo de aproximar e dialogar com a população local. O seminário pretende abordar os rumos do Festival, além de fomentar o debate sobre os demais eventos do gênero que ocorrem no Rio Grande do Sul.

A Cidade Musicanto é uma área externa no entorno do Centro Cultural Antônio Carlos Borges, que além oferecer gastronomia e shows, traz exposições de artes plásticas, espaço literário com a participação dos escritores locais, feira de artesanato, mostra de trabalhos de entidades assistenciais, intervenções urbanas, espetáculos de dança e oficinas. O evento revelou nomes como Lenine, além de oportunizar a presença de grandes artistas e grupos como Raulito Barboza, Mercedes Sosa, Egberto Gismonti, Alceu Valença, João Bosco, João de Almeida Neto, Artur Moreira Lima, Argentino Luna, Ivan Lins, Nana Caymmi, Demônios da Garoa, Cordel do Fogo Encantado, Borghetinho, Yamandú Costa, Dominguinhos, Ballet Brandsen, Oswaldo Montenegro, entre outros.

O Musicanto 2014 tem financiamento do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e do Pró-Cultura/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma realização da Gaia Cultura e Arte, com patrocínio master da GVT, patrocínio da Corsan e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

MUSICANTO 2014

3/11 – Lançamento Chalé da Praça XV | centro de Porto Alegre | 19h30min.

12 até 15/11 –Centro Cultural Antônio Carlos Borges – Santa Rosa/RS

Entrada franca em todas as atividades com acesso por ordem de chegada

03 de novembro

Etapa em Porto Alegre, com debate sobre os rumos do Musicanto e pockets shows com artistas locais, no Chalé da Praça XV, no centro de Porto Alegre, a partir das 19h30min.

12 de novembro de 2014

Apresentação de alunos do ensino regular de Santa Rosa, projeto intitulado Musicanto Vai à Escola, no Centro Cultural Antônio Carlos Borges de Santa Rosa.

12 de novembro de 2014

MANHÃ

8h30min

Abertura oficial

9h

Escola de Música Recital

Segmento  Música

Coordenadores: Prof. Cristiano e Cristian

Obra – Costumes do meu pago, de Érlon Péricles, vencedora do 18º Musicanto (2002)

Release: A Escola de Música Recital atua há vários anos em nossa cidade, atendendo alunos de Santa Rosa e da região em diversos cursos de Instrumentos Musicais e Técnica Vocal. Tem a honra de ter participado do projeto Musicanto vai à escola desde as primeiras edições sempre incentivando este grnade projeto.

9h15min

Instituto Sinodal Da Paz

Segmento – Música

Coordenador: Prof. Sidnei Leonhardt Franck

Obra – Os cardeais, de Elton Saldanha, 3º Lugar do 3º Musicanto (1985)

Release: O Grupo Instrumental do Instituto Sinodal da Paz, tem muito orgulho de participar desta releitura das músicas que fizeram parte do Musicanto Sul-americano de Nativismo. Grupo formado por alunos e ex-alunos, sendo estes, dedicados a apresentar para à comunidade escolar e regional o que é desenvolvido nas atividades extra-curriculares do DA PAZ.

 

9h30min

Escola Estadual Santos Dumont (Polivalente)

Segmento – Música

Coordenadora: Tatiana Carolina Dias

Intérprete – Orquestra estudantil Polivalente

Obra – Lua do Brasil, de Juca Novaes, Raphael Altério e Eduardo Santana

Vencedora do 11º Musicanto (1993)

Release: A Orquestra Estudantil Polivalente iniciou a sua formação em agosto do presente ano por incentivo da Mantenedora, a qual, através do Governo Estadual, contemplou a Escola com um Kit de Instrumentos Musicais, buscando identificar os Talentos Musicais da escola, objetivando valorizá-los e contribuindo para o crescimento artístico, cultural, intelectual e social.

9h45min

Oficinas pedagógicas da Secretaria Municipal de Cultura

Segmento – Música

Coordenadora: Cristian e Cristiano

Obra – Pilão, de José Hilário Rematozo e Ewerton Ferreira, 2º lugar do 2º Musicanto (1984)

Release: Temos uma representação dos alunos que participam das Oficinas Culturais e Pedagógicas de Música. Estas oficinas funcionam em caráter permanente na Escola de Música Recital, através de oficinas de Violão, Canto, Teclado e Acordeon oferecidas gratuitamente para crianças e adolescentes de Escolas Públicas do nosso município.

10h

Escola Municipal Raul Oliveira

Segmento – Música

Coordenador: Arthur Luís Pedroso

Obra – No sangue da terra nada guarani; de Nelson Coleho de Castro, vencedora do 1º e do 15º Musicanto (1983 e 1997)

Release: O grupo fará uma apresentação da música “No sangue da terra nada guarani, de Nelson Coelho de Castro, vencedora da primeira edição do festival. Terá alunos acompanhando com violões e um arranjo de flautas durante a música.

                 A música foi escolhida em virtude do conhecimento e do gosto deles por ela, de forma a incentivar ainda mais esses jovens a ouvirem o que o Musicanto tem a nos mostrar.

10h15min

Escola Municipal Pedro Speroni

Segmento – Música

Coordenadora: Rúbia Pereira

Obra – Mão do tempo; de Sérgio K Augusto e Edu Santana, 3º Lugar do 18º Musicanto (2002)

Release:  A música conta, de forma poética, a história da língua portuguesa.

10h30min

APAE –  Grupo Arte em dança – Poupurri Musicanto

Coordenador: Daniela Stein

Release: Será uma dança que trará várias músicas correspondentes a diversas edições do Musicanto. (Ameríndia, Rio Grande velho, Milonga pra mim, Os Cardeais).

10h45min

Escola Municipal Prof. Francisco Xavier Giordani

Segmento – Dança

Coordenadora: Adriana Cristina Quevedo

Obra – Vento Negro, de José Fogaça

Release: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Franscisco Xavier Giordani, hoje apresenta a música “Vento Negro”, coreografia inspirada nas características da vida, da terra, o tempo e o campo. Através do projeto “Mais Educação” a escola desenvolve oficinas de dança com diversos estilos musicais, incentivando a música nativista, e o gosto pela cultura gaúcha.

11h

Colégio Salesiano Dom Bosco

Segmento – Dança

Obra – Um tema para Gañia, música de Antônio Carlos Careca, vencedora da melhor música instrumental do 22º Musicanto (2007), e Pascua-Lama, de Patrício Manns.

Release – Da saga gaúcha ao encanto da dança espanhola.

TARDE

14h

Instituto Sinodal Da Paz

Obra – Os cardeais, de Elton Saldanha, 3º Lugar do 3º Musicanto (1985)

14h15min

Escola de Música Recital

Obra – Costumes do meu pago, de Érlon Péricles, Vencedora do 18º Musicanto (2002)

14h30min

Escola Municipal Raul Oliveira

Segmento – Música

Obra – No sangue da terra nada guarani; de Nelson Coelho de Castro

Vencedora do 1º e do 15º Musicanto (1983 e 1997)

14h45min

Oficinas pedagógicas da Secretaria Municipal de Cultura

Segmento – Música

Obra – Pilão, de José Hilário Rematozo e Ewerton Ferreira

2º lugar do 2º Musicanto (1984)

15h

Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de novembro

Segmento – Música

Coordenandora: Luciana D. Bastos

Obra – Eu só peço a Deus, de Leon Gieco e Raul Elwanger, Na voz de Mercedes Sosa, em show no 2º Musicanto (1984)

Release: A dança contribui significativamente na consciência do domínio corporal, desenvolvendo e aprimorando possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços e formas, superando limitações, e desta forma deixando fluir emoções, anseios e desejos.

                O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticar em diferentes ocasiões: nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em homenagem à mãe natureza.

                Ao longo dos tempos, a dança teve forte influência como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em rodo mundo, especialmente através das danças folclóricas.

15h45min

Escola Municipal Expedicionário Weber

Segmento – Dança

Coordenador: Franci Flores

Obras – Fábrica de orvalho, de Paulo Cesar Feital e Altair Veloso – Vencedora do 17º Musicanto (2001); Candombe para vos, de Lyber Bermudez – 2º Lugar no 24º Musicanto (2010); e Furo na bota, de Paulinho Cardoso e Hilton Vacari – melhor música instrumental do 24º Musicanto (2010).

16h

Colégio Salesiano Dom Bosco

Segmento – Dança

Obra – Um tema para Gañia/Pasqua Lama

 

13 de novembro de 2014

Noite Gaúcha, com oficina de acordeon à tarde, abertura das barracas de artesanato e produções locais e espaço gastronômico. As atividades culturais iniciam às 17h com espetáculo de dança tradicionalista gaúcha e shows de artistas representantes da música gaúcha, intercalados com módulos de debates sobre os Rumos do Musicanto, com a presença de produtores e jornalistas renomados no cenário cultural. Após os shows, o palco externo é aberto à tertúlia livre, para a interatividade dos músicos presentes.

Horários Programação Local
14h Oficina Gaita – Luciano Maia Sindilojas
16h Rádio Musicanto Cidade Musicanto
18h Dança Gaúcha (Entidades tradicionalistas de Santa Rosa) Palco Externo
18h30 Abertura Fogo Simbólico (Cavalarianos) Cidade do Musicanto
19h30 Os Costeiros Palco Externo
20h15 Os Quarteadores Palco Externo
21h Antônio Carlos Careca e banda CCCACB
21h45 Apresentação Debate (Impressões) Hall Centro Cultural
22h Quartchêto CCCACB
22h45 Nilton Ferreira Palco Externo
23h30 Elton Saldanha Palco Externo
00h15 Shana Müller Palco Externo
00h Tertúlia Livre com Ademar Pereira Palco Tertúlia Livre

14 de novembro de 2014

Noite Sul-americana, nos mesmos termos da Noite Gaúcha, com oficina de percussão – ritmos latino-americanos, dança, shows e continuação dos debates.

Horários Programação Local
10h Oficina de violão 7 cordas (Mathias Pinto) Sindilojas
14h Oficina Percussão (Cacho Bernal) Sindilojas
16h Rádio Musicanto Cidade Musicanto
18h30 Cia Artística La Yunta Palco Externo
19h30 Gaston Nakazato Trio (ARG) Palco Externo
20h15 Alejandro Brites (ARG) Palco Externo
21h Debate Hall
21h15 Luiz Carlos Borges e Gaiteiros do Mundo CCCACB
22h15 Debate Hall
22h30 Vuelo Libre (URU) CCCACB
23h30 Debate Hall
23h45 Fuelles Correntinos (ARG) Palco Externo
00h45 TERTÚLIA LIVRE Palco Tertúlia Livre

15 de novembro de 2014

Noite Brasileira, com oficina de violão sete cordas e shows de música representando artistas ligados à música brasileira.

Horários Programação Local
16h Rádio Musicanto Cidade Musicanto
18h30 Dança Brasileira Palco Externo
19h30 Grupo Americanto Palco Externo
20h15 Mário Barbará e grupo Sete e Meio Palco Externo
21h Debate Hall
21h15 Orquestra do Sesi – Especial Musicanto CCCACB
22h Debate Hall
22h15 Kako Xavier (participação especial de Loma Pereira) CCCACB
23h Debate Hall
23h30 Tributo a Tim Maia Palco Externo
00h15 Banda Saldanha Palco Externo
01h15 TERTÚLIA LIVRE Palco Tertúlia Livre

Sobre a Cidade Musicanto

  • Exposição Musicanto Mostra sua História, resgate histórico do festival, no hall de entrada do Centro Cultural Antônio Carlos Borges, com exposição de fotos, vídeos, cartazes, troféus, instrumentos musicais antigos e objetos que pertenciam a Erni Friederich, precursor do festival, atividade esta organizada em parceria com o Museu Municipal de Santa Rosa.
  • Abertura do Festival com a presença de cavalarianos liderados pelo precursor dos Cavaleiros da Paz, o músico e compositor Elton Saldanha, fazendo a entrega da centelha do fogo simbólico na Cidade Musicanto.
  • Brique da Praça – Santa Rosa
  • Brique da Praça- Santo Ângelo
  • Espaço Artes Plásticas – Associação dos Artistas Plásticos de Santa Rosa – AAPLAS
  • Espaço Literatura – Associação dos Escritores Santa-rosenses -ASES e Café Pequeno, editora de livros local.
  • Espaço do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rosa)
  • Espaço Musicanto vai à escola.
  • Espaço FUMSSAR (Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa)
  • Espaço Musicanto
  • Espaço Santa Arte – Movimento cultural independente pela valorização da arte em Santa Rosa.
  • Espaço Grupo de Arte e Cultura Os Costeiros
  • Espaço Grupo de Arte e Cultura Os Quarteadores
  • Espaço Oberá – dedicado à mostra da produção cultural do município vizinho da Argentina.
  • Espaço para trailer do Coletivo Contorno, de Porto Alegre
  • Espaço para entidades que desenvolvem projetos sociais no município
  • Espaço para a Cultura Nativa Rio-grandense

Sobre a GVT

Em operação desde o final do ano 2000, a GVT está presente em 156 cidades de todas as regiões do país, oferecendo internet banda larga de até 150Mbps, TV por assinatura com canais HD e interatividade em todos os pacotes além de soluções avançadas em telefonia fixa. Empresa do grupo Vivendi, líder mundial em comunicação e entretenimento, a GVT segue estratégia de expansão constante e gradual com foco em qualidade para entregar alto padrão de serviços e excelente custo-benefício ao consumidor.

Guiada pelo respeito e transparência no relacionamento com clientes e comunidade, a GVT adota a sustentabilidade como um de seus fundamentos e busca contribuir com o progresso econômico, ambiental, social e cultural das comunidades onde atua.  As práticas na gestão de pessoas, no respeito às diversidades, no relacionamento transparente com seus públicos, na excelência em atendimento ao consumidor, na oferta de preços justos com alto padrão de qualidade em serviços e no apoio a questões sociais relevantes para a comunidade refletem o papel socialmente responsável da companhia. A empresa realiza ações para promover a transformação e a inclusão social por meio de três pilares. Social, voltado à gestão dos projetos sociais, de voluntariado, diversidade, engajamento interno; Cultural, voltado principalmente à música para a educação e incentivo a novos talentos; e Ambiental, que atua na gestão e redução do impacto ambiental das operações empresa.