Altos Plays é comandado pelo jornalista e pesquisador musical Lúcio Brancato

Apaixonados por música, discos de vinil e boas histórias, ganham a partir desta segunda-feira, 23 de maio, uma excelente fonte de conhecimento e entretenimento criado por um dos grandes peritos no assunto, o jornalista e radialista Lúcio Brancato. Lançado no YouTube, o canal Altos Plays chegou para apresentar o universo que envolve os LP’s e coleções de discos, uma cultura de mercado e colecionismo cada vez mais forte e em constante renovação no Brasil. 

Com mais de 20 anos de serviços prestados ao jornalismo, Lúcio Brancato concentra seu amor pela música na mesma medida que acumula uma grande discoteca. Seja em coberturas de grandes shows e espetáculos, como também entrevistando personalidades da música mundial, Brancato é uma das referências na área. Participou em coberturas de shows como Paul McCartney, Rolling Stones, Bob Dylan, Eric Clapton, Gal Costa, Roger Waters, Black Sabbath, Festival Planeta Atlântida, POA Jazz Festival e outras dezenas de eventos e festivais. Protagonizou ao longo da carreira entrevistas com Alice Cooper, Arnaldo Baptista, Erasmo Carlos, Paula Toller, Ivan Lins, John Pizzarelli, Gilberto Gil, Ron Carter, Bunny Wayller, Geoff Emerick, Pepeu Gomes, Nando Reis, Lenine, entre outros nomes.

Segundo o pesquisador musical, a oportunidade de ter acompanhado uma série tão diversa de shows e a possibilidade de conversar com tantos artistas, proporcionou um vasto conhecimento que o auxiliam na hora de escutar os álbuns e falar sobre eles. “Acredito que este seja uns dos diferenciais que trago no Altos Plays, já que muitos dos discos que mostro ou gêneros musicais que comento tive a oportunidade de colher histórias e informações direto das fontes”, revela.

Dono de uma discoteca que é abastecida desde os anos 1980, com mais de mil discos e abrangendo gêneros que vão do rock ao jazz, da música brasileira a world music, do soul ao erudito, Brancato gosta de dizer que a versatilidade de sua coleção é um dos maiores atrativos dela. “Por mais que o rock seja a minha primeira e grande escola, não consigo me apegar a um só estilo. Gosto de conhecer e explorar os mais diferentes tipos de sons, o que reflete diretamente numa quantidade tão ampla de discos que tenho em casa, para o bem e para o mal dos meus vizinhos de prédio, que talvez não acreditem que eu more sozinho com tanta diversidade musical”, brinca. 


No canal, além de trazer episódios que contam detalhes sobre os discos com diferentes tipos de edições, prensagens e lançamentos, o apresentador mostra também resultados de compras e trocas em feiras, lojas e coleções por onde faz verdadeiros garimpos de pérolas musicais. Uma das coisas que todo colecionador de LP’s ama fazer é o famoso garimpo, a arte de passar horas vasculhando estantes e pilhas de discos. Pra mim o mais legal é sempre ter aquela surpresa de encontrar algo raro, um álbum que há tempos procuro ou ainda ser surpreendido pelo desconhecido. Cada garimpo pode resultar em achados variados, trago em primeira mão para quem assiste, num quadro chamado Altos Plays de Garimpo, tudo que encontrei nas explorações mais recentes que faço”, conta.

Trazendo discografias comentadas, listas temáticas, celebrações de lançamentos, edições especiais, discos raros e muito mais, o Altos Plays é como um bate papo entre o apresentador e o público. De uma forma intimista, cada álbum e artista é revelado de forma dinâmica e leve. Com um público cada vez maior consumindo este tipo de mídia física e toda uma nova geração engajada neste universo, o canal surge como uma opção de fonte de informação tanto para quem já está nessa onda há muito anos como para quem está começando.


“Nos últimos anos a venda de LP’s vem batendo recordes de vendas não só no Brasil, como no mundo todo. Tem fábricas sendo abertas, clubes de assinaturas, lojas físicas e virtuais e cada vez mais feiras especializadas neste tipo de mídia. Sempre me chama a atenção encontrar em lojas e feiras pessoas de diferentes gerações que compartilham a mesma paixão, a impressão é de que cada vez mais pessoas estão interessadas nessa cultura”, declara.


A mesma paixão é também o que motivou também o Lúcio na hora de montar a equipe para colocar o canal em prática. O jornalista José Pedro Villalobos é o editor, finalizador e divide com Brancato a direção dos conteúdos. Já o designer Marcelo Costa, é o responsável pela criação das artes e vinhetas do Altos Plays. “O José Pedro sempre foi um dos jornalistas, editores e diretores de televisão que mais admiro e tive o prazer de trabalhar junto. Compartilhamos dos mesmos gostos musicais e, assim como eu, ele tem uma grande coleção de discos, além de ótimas sacadas na hora de editar. O Marcelo, com quem trabalhei em alguns projetos nos últimos anos, é a mesma coisa. Ama música, discos e obviamente tudo que envolve a arte de um álbum e referências visuais como um todo. Posso dizer que eu não estaria melhor acompanhado para realizar os conteúdos do canal.”


O canal traz uma programação com quadros fixos, episódios especiais e listas com muitas indicações escolhidas a dedo pela curadoria de Lúcio Brancato. Os primeiros episódios já estão disponíveis e mostram o resultado de um garimpo, a história por trás de um álbum ao vivo dos Allman Brothers Band e uma amostra do que tem na discoteca do Altos Plays.

Com um acervo de dar inveja a muitos fãs dos discos de vinil e um conhecimento tão amplo na história da música, o Altos Plays é um prato – de toca discos, é claro – cheio não só para as pessoas que gostam ou pretendem entrar no universo dos LP’s, mas um canal onde se compartilham histórias da música, dos discos e dos protagonistas de cada gravação. Para acompanhar as novidades do projeto, acesse https://www.instagram.com/altosplays/