• Com patrocínio do Santander, primeira temporada do Farol.live contará com 20 performances ao vivo e atividades formativas;

Na próxima terça-feira, 09 de maio, Fernando Catatau e Isadora Stevani se reúnem em Outra Dimensão, que integra a programação de maio do Farol.live. A performance aproxima a música das artes visuais, trazendo experimentos, improvisações e canções de toda a sua carreira. As imagens criadas pelos artistas Isadora Stevani e Juno B e manipuladas ao vivo por Isadora, remixam existências ficcionais com ambientes digitais e tridimensionais a partir de técnicas como animação 3D, construção de personagem e cenário e fotogrametria. Uma possibilidade de expansão e referência direta ao mundo dos games, riscos tecnológicos, possibilidades de realidades aumentadas e multiversos.

Fernando Catatau é cantor, compositor, guitarrista e produtor brasileiro natural de Fortaleza, Ceará. Em 1996, fundou a banda Cidadão Instigado que possui uma sonoridade única que conquistou muitos admiradores ao longo dos seus 24 anos de existência. Como músico, Fernando Catatau já tocou e gravou com diversos artistas (Arnaldo Antunes, Los Hermanos, Maria Bethânia, Vanessa da Mata, Céu, Otto, Nação Zumbi, DJ Dolores, Zeca Baleiro, Karina Buhr…) e também participou de diversas trilhas sonoras para cinema e vídeo, mostrando-se um músico versátil e atuante no cenário musical brasileiro.

Como produtor, produziu todos os discos do Cidadão Instigado e de nomes como Arnaldo Antunes, Siba, Cordel do Fogo Encantado, Juliano Gauche, Jonnata Doll e os Garotos Solventes, entre outros. Em Fevereiro de 2022 Fernando Catatau lançou seu primeiro trabalho solo. O disco foi muito bem aceito pela crítica especializada e pelo público. Atualmente está fazendo shows pelo Brasil para divulgar seu novo trabalho.

Isadora Stevani nasceu em São Paulo, é diretora e artista visual. A sua prática centra-se nas possibilidades de manifestações da imagem digital: vídeo, animação 3D, escultura, realidade virtual e instalação. No seu trabalho o espaço é considerado um material e as formas digitais são utilizadas manipulando-o para torná-lo distinto, questionando as fronteiras entre orgânico e artificial, ambientes naturais intocáveis e matéria digital, o real e o virtual. Desde 2021 vem colaborando com os artistas Jonas Van e Juno B em animações 3D para o documentário ficcional KEBRANTO, na Pina Contemporânea , “Desambiguação”  com Jonas Van na Frestas Trienal de Artes e “Talvez Nosso Único e Elo Seja a Humanidade Fracassada” com Juno B. 

O projeto produzido pelo festival Kino Beat e Cuco Produções é um espaço de incentivo à criação e experimentação em diversas linguagens e tecnologias, suas intersecções e desdobramentos. A programação conta com variadas imersões artísticas envolvendo nomes da cena cultural brasileira, apostando no cruzamento de música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e tudo mais que couber no imaginário de cada artista envolvido. 

Com curadoria de Gabriel Cevallos, fundador e curador do Kino Beat Festival, as apresentações serão desenvolvidas de forma inédita ou em adaptações pensadas especificamente para o espaço, explorando os recursos e limitações da sala enquanto dispositivo criativo. Ao longo de 10 meses, o público poderá conferir 20 performances da primeira edição reunindo artistas de diferentes vertentes, com projetos comissionados ou adaptados que serão gravados ao vivo na sala e difundidos pelos canais do projeto.

Além das performances, atividades formativas gratuitas também serão promovidas como oficinas, palestras, vivências e workshops, criados a partir de tópicos práticos e teóricos derivados das apresentações artísticas. “O corpo presente, seja na prática dos artistas envolvidos ou na fruição do público, será premissa das apresentações. O objetivo é promover e difundir a produção artística autoral do estado do RS em intercâmbio com a produção nacional”; revela o curador.

Os ingressos custam R$ 15,00 com benefícios de meia-entrada, e já estão à venda por meio da plataforma Sympla. Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto) de estudante, idosos, PNE, jovens de baixa renda, entre outros, os documentos válidos são determinados pela Lei Federal 12.933/13. No dia 23, o público poderá conferir “SVQO”, projeto musical de Pablo Sotomayor, músico, compositor, produtor musical e artista visual de Porto Alegre. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/farol.live.poa/

Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Santander e Farol Santander. Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança.

O Cine Farol Santander, no subsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café.