À Luz da Memória: Patrimônio em evidência conta com patrocínio da CEEE Grupo Equatorial através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC-RS) e realização da Perene Patrimônio Cultural

A partir de março, o público de quatro municípios gaúchos poderá viver um mergulho nas histórias das cidades por meio de projeções que colocam o patrimônio em evidência. O projeto À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência promoverá em Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Bagé uma série de projeções mapeadas que trazem um resgate histórico da cidade e do patrimônio dos locais. Com patrocínio da CEEE Grupo Equatorial, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC-RS), o projeto tem como objetivo valorizar o patrimônio do Estado criando narrativas que se comuniquem de maneira lúdica e informativa com a herança cultural das quatro comunidades.

Através de uma abordagem que reúne tecnologia, linguagem audiovisual e participação comunitária, quatro prédios icônicos serão iluminados por duas noites seguidas, com projeções em loop, com intervalos, ao longo da noite, acompanhados de intérprete de LIBRAS. Cada projeção terá cerca de 10 minutos, sendo composta especificamente para aquela cidade, que conta com assinatura da Imersiva e iniciarão sempre ao entardecer. Em Porto Alegre, o público poderá conferir a ativação no Memorial do Rio Grande do Sul, celebrando o aniversário da cidade, nos dias 26 e 27 de março. À Luz da Memória segue para Rio Grande em maio, com projeções no prédio Nova Rheingantz (dias 19 e 20), Pelotas no Theatro Sete de Abril (07 e 08 de julho) e a Antiga Estação Férrea de Bagé, nos dias 15 e 16 de julho. Todos os prédios são tombados em nível estadual ou federal, de fácil acesso à população, onde a atividade poderá receber um grande público. 

Cada cidade e seu respectivo prédio trazem uma temática – comunicação, trabalho, cultura e transporte – e conta com um roteiro original produzido com base em pesquisas históricas desenvolvidas pelos historiadores Darlan Marchi e Olívia Nery. “Acreditamos que essa união entre tecnologia e o antigo por meio da experiência virtual contribui à fruição da obra concreta, atraindo públicos que de outra forma não se interessariam pelo tema preservação. A intervenção efêmera instiga a percepção do bem de forma diferente, transmitindo informações de maneira poética e lúdica a um público diverso”, afirma Simone Neutzling, proponente e uma das produtoras executivas do projeto.

“O Grupo Equatorial Energia tem, em seu DNA, a conexão com a cultura local de suas áreas de concessão através da proximidade e do fomento econômico, com foco no desenvolvimento social. Com o patrocínio, a CEEE Grupo Equatorial valoriza a importância da conservação do patrimônio histórico e cultural das cidades que atendemos, colaborando, assim, para o fortalecimento de nossa memória e cultura”, resume Fabrizio Bopp Panichi, executivo de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade da CEEE Grupo Equatorial.

Além da pesquisa histórica, ações de Educação Patrimonial serão desenvolvidas nos municípios, como a realização de oficinas nos prédios relacionados ao projeto, murais colaborativos e exposições, que serão divulgadas em breve. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/arquipelagocultural/

À LUZ DA MEMÓRIA: PATRIMÔNIO EM EVIDÊNCIA

PORTO ALEGRE – 26 e 27 de março – ao entardecer

Memorial do RS – Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico 

RIO GRANDE –  19 e 20 de maio

Nova Rheingantz – Av. Rheingantz, 203 – Parque Res. Coelho

PELOTAS – 07 e 08 de julho

Theatro Sete de Abril – Pr. Cel. Pedro Osório, 152 – Centro

BAGÉ –  15 e 16 de julho

Antiga Estação Férrea – R. Caetano Gonçalves – Centro

Ficha Técnica

Produção executiva: Simone Neutzlilng e Roberta Manaa

Videomapping: Imersiva

Produção local: Renata Pinhati e Luísa Maciel

Pesquisa histórica: Darlan Marchi e Olívia Nery

Coordenação Educativo: Rita Juliana Poloni

Educativo local: Bruno Salvaterra (Porto Alegre), Eliza Antochevis (Rio Grande), Adriana Barbosa (Bagé) e Jossana Peil (Pelotas)

Identidade visual: Nathália Fenner

Assessoria Imprensa: Bruna Paulin

Mídias sociais: Thaís Lettnin

Sobre a Perene 

A Perene Patrimônio Cultural é uma empresa especializada na gestão e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Rio Grande do Sul. A empresa é reconhecida pela excelência na realização de projetos e obras de restauração, consultorias e elaboração de inventários urbanos do patrimônio edificado.

Com mais de 40 projetos em prédios representantes do patrimônio cultual, a Perene já realizou iniciativas em renomadas edificações do patrimônio histórico gaúcho. Através de uma visão holística, são elaboradas ações de preservação em imóveis públicos, privados e institucionais, buscando sempre potencializar suas características arquitetônicas, históricas e culturais de cada proposta.

Os prédios históricos que fazem parte da história da Perene estão espalhados por diferentes cidades do Estado. Em Pelotas, destacam-se a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, o Castelo Simões Lopes, a Casa 08 e a Charqueada São João. Em Jaguarão, a Antiga Sede do Clube Jaguarense, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e a Igreja Imaculada Conceição. Já em Rio Grande, destacam-se a Antiga Estação Villa Siqueira e a Antiga Fábrica Rheingantz. Já em Porto Alegre, temos o Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli. 

A frente da Perene está a experiente arquiteta Simone Neutzling, que soma mais de 20 anos de atuação em projetos e obras de restauração. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, onde também concluiu o mestrado em 2018.

Sobre a CEEE Grupo Equatorial

A distribuidora gaúcha adquirida pelo Grupo Equatorial em 2021 e originada do Grupo CEEE atende 72 municípios do Rio Grande do Sul, distribuindo energia e serviços para mais de 1,8 milhão de clientes nas regiões Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, Centro Sul, Sul, Litoral Sul e Campanha. A Equatorial Energia é o 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes e está presente em 31% do território nacional, atendendo 15% do total de consumidores brasileiros e respondendo por 13% do mercado de distribuição de energia elétrica do país. O Grupo Equatorial também atua nos setores de Transmissão, Serviços, Telecom, Comercialização, Geração Distribuída, Saneamento e Renováveis, sendo um player de atuação integrada no segmento de energia. Tudo isso respeitando o seu compromisso primordial com o crescimento sustentável.