
Curta-Metragem escrito e dirigido por Alice Urbim foi gravado em Porto Alegre, Itaara e Santa Maria
Na próxima segunda-feira, 20 de dezembro, às 20h, ocorre a pré-estreia online do curta metragem Porta e Janela, escrito e dirigido por Alice Urbim, no canal do projeto no YouTube – https://youtu.be/NK04wC0puUM. Rodado ao longo de 2020 e 2021, o filme retrata a trajetória dos pais de Alice, Carmen Julia De Verney Lorenzi e Ildo Natalino Lorenzi, de 96 anos, e que há 69 anos estão juntos. Mais de 290 km de distância e uma pandemia – o medo da perda e da falta de cristalizar certas memórias – levaram Alice a desenvolver o projeto. “Eles enfrentaram movimentos da sociedade que marcaram profundamente suas trajetórias, como a Segunda Guerra Mundial, a morte prematura da minha avó materna, a enchente de 1941 em Porto Alegre, o infarto do meu avô paterno quando meu pai foi convocado para a II Guerra. Neste século de história, a pandemia é um evento marcante na vida dos dois por não poderem conviver com os netos e bisnetos que lhe trazem afeto e o pulso da vida”, conta a jornalista que há 46 anos trabalha na cena cultural do RS.
“Fui buscar minha história através da história deles”, afirma Alice, que narra em primeira pessoa a história da família e suas descobertas ao longo dessa trajetória de autoconhecimento. Hoje o casal vive em Santa Maria e a filha em Porto Alegre. Depois de seis meses de chamada de vídeo, de março a setembro de 2020, a realizadora decidiu que precisava visitar os pais. Com a intuição que poderia ser a última vez, planejou e executou com a produção executiva de Lia Procati parte do projeto, depois de ver e ler vários relatos de cineastas e escritores sobre seus pais e também o livro de Alberto Manguel “A cidade das Palavras: As histórias que contamos para saber quem somos”.
Com financiamento do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Santa Maria e Lei Aldir Blanc, Porta e Janela conta com imagens produzidas pela própria Alice pelo celular, além de Claudio Verissimo, Emerson Costa de Souza, e Michel Farias, gravado em Porto Alegre, Itaara e Santa Maria, com coordenação de produção da 2112 Estúdio de Criação. Com produção executiva de Lia Procati, o projeto contou com a oficina A Arte de ver – Vestígios da Memória, ministrada por Maurício Alves, educador social, brincador, contador de história, poeta e artista, para pré-adolescentes na Escola de Ensino Fundamental Professora Adelmo Simas Genro em 26 de novembro de 2021 em Santa Maria.
O curta-metragem estará disponível por 24h no canal no YouTube do projeto https://youtu.be/NK04wC0puUM e em 2022 seguirá a carreira pelo circuito audiovisual. A Edição de imagens é de Emerson Costa de Souza e Michel Farias, a finalização de Gustavo Eder. Emerson Costa de Souza e Lia Procati são os assistentes de direção e Nathalia Pitol a assistente de produção. A coordenação de finalização é de Larissa de Bem. Para acompanhar novidades sobre o projeto, acesse: instagram.com/portaejanelafilme
Porta e Janela – pré-estreia
20 de dezembro, 20h – canal do YouTube – https://youtu.be/NK04wC0puUM
O curta-metragem ficará disponível por 24h.
Roteiro, narração e direção – Alice Urbim
Imagens – Alice Urbim, Claudio Verissimo, Emerson Costa de Souza, Michel Farias
Edição de imagens – Emerson Costa de Souza e Michel Farias
Finalização – Gustavo Eder
Assistentes de Direção – Emerson Costa de Souza e Lia Procati
Assistente de Produção – Nathalia Pitol
Produtora Executiva – Lia Procati
Coordenação de finalização – Larissa de Bem
Coordenação de Produção – 2112 Estúdio de Criação
Assessoria de Comunicação – Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Gravado em Porto Alegre, Itaara e Santa Maria
Alice Urbim iniciou sua carreira em 1975 como jornalista diplomada pela FAMECOS – PUCRS. Desde então cursou diversas especializações e cursos livres no Brasil e no exterior nas áreas de comunicação, cinema, marketing, gestão, coaching, escrita, neurociência, palhaçaria, entre outras. Trabalhou para emissoras de TV, jornais, empresas de comunicação, agências de publicidade, produtoras culturais e de audiovisual. Participou de inúmeros festivais de cinema, dança e teatro como jurada e curadora. E durante 10 anos foi delegada brasileira da Conferência Internacional de Televisão – INPUT.
Foi responsável por atividades memoráveis para a indústria criativa do estado como a reinauguração do Theatro São Pedro, a implantação da TV COM e fez parte da equipe de criação e execução do projeto Curtas Gaúchos e do projeto Histórias Curtas da RBS TV.
Na área acadêmica, foi durante oito anos professora universitária na Faculdade de Comunicação da PUCRS nas disciplinas ligadas à área de televisão, e idealizadora do Projeto Caras Novas da RBSTV – Curso de Telejornalismo e Produção Aplicado para alunos recém-formados. Na RBS TV foi gerente executiva de Entretenimento de 1999 a 2019, e na TVCOM de 2004 a 2010. De 2010 até 2019, foi gerente executiva da área de Programação, recebendo o Prêmio Globo de Gestor Destaque em 2014, da Rede Globo. Atualmente é vice-presidente da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro do Rio Grande do Sul e Conselheira Estadual de Cultura do Estado do RS.
Lia Procati é realizadora e produtora cultural e audiovisual, com formação em Relações Públicas pela UFSM e MBA em Marketing na FGV. Atua com produção de conteúdos, eventos e publicidade voltados à música, artes visuais e cinema. Já participou de séries e filmes como Gotas de Fumaça (2013), A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2017), Chuteira Preta (2018) e Levítico (2019). Como produtora executiva e diretora de produção, nos últimos três anos assinou campanhas nacionais para Fila, Pompéia, Claro, Embratel, C&A, Meca Inhotim, Warner e Vivo..
Entre seus trabalhos mais recentes na produção executiva estão as séries Segunda Chamada para Globo Play e Manhãs de Setembro para Amazon. Além de estar à frente de produções por diversas regiões do país, Lia também conta com experiência internacional em coordenação de produção para a Avon, na França, pela Noize Media. Também tem passagem pelos setores de trade marketing e comercial da multinacional Heineken, sendo na época (de 2013 a 2017) uma das responsáveis pela gestão da marca no sul do Brasil.
Deixe um comentário