Projeto realizará circulação por cinco cidades do RS promovendo atividades formativas e performances de artistas locais e nacionais

O Circuito Orelhas, projeto patrocinado pela plataforma Natura Musical, promove a edição 2021/2022 do projeto, que ocorreráem Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Uruguaiana e Pelotas. Estão previstas seleção de profissionais em cada localidade por meio de edital, mentorias gratuitas, além de showcases de grupos locais seguidos de performance de um artista nacional convidado. A circulação conta com performances de Tássia Reis, Filipe Catto, Brisa Flow, Jup do Bairro e Marina Sena.

“A ideia é aproveitar a construção do projeto até aqui, fortalecendo a imagem do Circuito Orelhas em Porto Alegre e capilarizando recursos e experiências para reconectar artistas e produtores do interior com o cenário nacional, em um recorte onde a música autoral brasileira, a diversidade e a fraternidade estarão em foco”, declaram os criadores do Circuito Orelhas Bruno Melo, Diego Groisman e Miriane Brock.

A proposta de fomentar a cena local de cada um dos municípios participantes ocorrerá tanto para as atividades artísticas e formativas, quanto para área técnica: em cada cidade dois editais serão lançados. Um deles, voltado para a cena artística de cada região, selecionará três nomes que participarão de mentoria com artistas convidados e equipe do Circuito Orelhas e integrarão os showcases locais, e outro edital para selecionar a equipe técnica local – produtores, fotógrafos, técnicos, filmmakers, entre outras funções, que participarão ativamente do evento. Tanto artistas quanto equipe técnica receberão remuneração com valores de mercado e treinamento para colherem frutos futuros da melhor forma. Para assegurar a equidade de gênero e diversidade, 70% das vagas dos editais serão destinadas a pessoas negras, LGBTQIAP+, indígenas, PcDs e mulheres.

No total serão 20 shows com cinco artistas nacionais e 15 locais, cinco palestras e 10 mentorias. Além de serem acompanhadas presencialmente pelos artistas selecionados, as palestras e mentorias serão online, democratizando o conhecimento para mais interessados, assim como os melhores momentos das performances, levando o trabalho dos artistas das cinco regiões do RS para todo país.

O Circuito Orelhas foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Dessa Ferreira, Pâmela Amaro, Gravina DasMina e Feijoada Turmalina, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 39 projetos até 2020, como Filipe Catto, Tem Preto no Sul, Borguetti e Yamandu, Zudizilla, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil.

“Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas, bandas e projetos de fomento à cena capazes de amplificar debates como a diversidade, a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Editais para contratação de equipes e artistas está aberto até 30 de outubro

Os editais de contratação de equipe técnica e seleção de atrações artísticas nos cinco municípios ocorre através de inscrição de formulário pelo link https://linklist.bio/circuitoorelhas até 30 de outubro.  Os inscritos serão avaliados pelas produtoras culturais Alice Castiel e Mauryani Oliveira, que integram a equipe de seleção, além dos criadores do Circuito Orelhas. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de novembro pelas redes sociais do projeto.

De 16 a 29 de novembro, ocorrem as mentorias online, disponíveis para o público em geral e a equipe eleita pelo edital, que serão ministradas por profissionais do projeto e convidados, divididos em cinco temas: Produção Artística, com Miriane Brock, Produção Executiva com Bruno Melo, Projetos Culturais com Daniela Ramirez, Gestão de Carreiras com Cristal e Comunicação para Cultura com Bruna Paulin. As inscrições são pela plataforma Sympla a partir de 01 de novembro.

Programação presencial está agendada para janeiro e fevereiro de 2022

Já em 2022, estão programadas as atividades presenciais: em cada um dos municípios está previsto um show de artista nacional, três showcases de grupos locais e uma palestra. As atividades presenciais seguirão os protocolos sanitários vigentes, com atenção à limitação de público e fiscalização de uso de máscara.

Tássia Reis se apresenta em Porto Alegre (13 de janeiro), Filipe Catto participa em Santa Maria (21 de janeiro), Brisa Flow é a atração de Caxias do Sul (28 de janeiro), Jup do Bairro fará performance em Uruguaiana (11 de fevereiro) e Marina Sena encerra a circulação com show para o público de Pelotas no dia 18. Além dos espetáculos, os integrantes dos showcases também assistem palestras com os artistas visitantes, que abordarão livremente aspectos relacionados às suas carreiras e o desenvolvimento para alcançar reconhecimento no mercado profissional.

Encerrando a programação, o Circuito Orelhas lançará um festival online com os melhores momentos da programação no mês de março com datas a confirmar.

O Circuito Orelhas foi criado em 2019 com o objetivo de fortalecer o cenário musical de Porto Alegre e impulsionar novos artistas, promovendo shows de variados portes, para públicos diversos e em diferentes palcos da cidade. Idealizado pelos produtores culturais Bruno Melo, Diego Groisman e Miriane Brock, o Orelhas promoveu desde sua criação 15 eventos, recebendo 41 artistas e 5 intervenções de arte visual em 8 palcos diferentes e um festival online, mobilizando ao todo 4.500 pessoas presencialmente e milhares de pessoas online. Os três amigos, apaixonados por música, trabalharam juntos na produção de alguns dos maiores shows que já ocorreram na cidade, como Rolling Stones, Paul McCartney, Roger Waters e Foo Fighters, e levam toda a expertise das mega produções para eventos independentes dentro e fora do palco.

Vendo a grande diferença de estrutura e mídia que artistas internacionais têm em relação aos artistas brasileiros, e ainda mais para artistas locais em início de carreira, o projeto se propôs a mudar aos poucos essa realidade. Ao longo do seu primeiro ano de vida, o Circuito Orelhas criou parcerias estratégicas com empresas locais para que a suas produções oferecessem todas etapas de um mega evento, como transporte, hospedagem, catering, mídia, nas devidas proporções, mas com qualidade, em um trabalho caloroso e atencioso com todos artistas.

Para acompanhar as novidades e saber mais informações sobre a edição 2021/2022 do Circuito Orelhas, acesse o perfil do projeto: https://www.instagram.com/circuitoorelhas/

EDITAIS DE SELEÇÃO ARTÍSTICA E TÉCNICA

De 01 a 30 de outubro, através de formulário: https://linklist.bio/circuitoorelhas

Resultado dos selecionados em 10 de novembro

Mentorias online: de 16 e 22 de novembro, a partir das 19h30min, para selecionados e de 23 a 29 de novembro, no mesmo horário, para público em geral (inscrições gratuitas pelo Sympla).

Produção Artística com Miriane Brock: A gestora cultural e artista, idealizadora do projeto irá compartilhar suas experiências, especialmente no que se refere à relação e contratação de artistas, buscando contribuir e facilitar o trabalho de profissionais de produção em geral.

Produção Executiva com Bruno Melo: O gestor cultural, que já atuou em grandes projetos e eventos, irá compartilhar suas experiências, especialmente na gestão e execução de projetos, desde a concepção à execução.

Projetos Culturais com Daniela Ramirez: a produtora cultural com experiência na elaboração de projetos para leis de incentivo, irá abordar critérios gerais necessários à elaboração de propostas para mecanismos de incentivo e editais, buscando facilitar a compreensão das ferramentas e recursos.

Gestão de Carreiras com Cristal: a artista irá abordar temas como gestão de carreiras e o olhar do artista em relação ao produto cultural, compartilhando suas experiências.

Comunicação para cultura com Bruna Paulin: a comunicadora com experiência em projetos culturais irá abordar estratégias de comunicação eficientes para os diversos tipos de eventos, compartilhando cases e experiências da área.

Shows:

Tássia Reis + 03 showcases locais em Porto Alegre – 13 de janeiro

Filipe Catto + 03 showcases locais em Santa Maria – 21 de janeiro

Brisa Flow + 03 showcases locais em Caxias do Sul – 28 de janeiro

Jup do Bairro + 03 showcases locais em Uruguaiana – 11 de fevereiro

Marina Sena + 03 showcases locais em Pelotas – 18 de fevereiro


Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

Circuito Orelhas: Idealizado pelos produtores culturais Diego Groisman, Bruno Melo e Miriane Brock, o Circuito Orelhas fortalece o cenário musical de Porto Alegre e impulsiona novos artistas, promovendo shows de variados portes, para públicos diversos e em diferentes palcos da cidade. Os três amigos, apaixonados por música, já trabalharam juntos na produção de alguns dos maiores shows que já aconteceram na cidade e levam toda a expertise das megaproduções para realizar eventos independentes com muita qualidade dentro e fora do palco. Em 2021 o projeto terá uma edição especial patrocinada pela plataforma Natura Musical, que circulará por cinco cidades do RS.