Plataforma é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020

Atividade é ministrada pela produtora e curadora Jaqueline Beltrame, criadora do projeto, que surge a partir de um desejo de interlocução com profissionais da área da cultura, promovendo o cruzamento entre as artes

Encerrando o ciclo de lançamento, o projeto Plataforma, iniciativa executada através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, promove uma aula aberta de Produção Executiva de Exposições na terça-feira, 21 de setembro. Ministrada pela produtora e curadora Jaqueline Beltrame, criadora do projeto, a atividade aborda as diversas etapas de realização de exposições. Dentre os tópicos, estão a relação entre curadoria e produção, como montar o orçamento, empréstimo de obras e produção local, cronograma, equipe envolvida e toda documentação necessária para realização de uma exposição.

O Plataforma é um ambiente para promover o compartilhamento de conhecimento através de cursos, conteúdos e divulgação de projetos, espaços culturais, artistas e agentes da cultura que surge a partir de um desejo de interlocução com profissionais da cultura, compartilhamento de conhecimento e informação, e o cruzamento entre as artes. “A busca do Plataforma é construir permanentemente ações, através de aulas e de outras formas de compartilhamento, que propaguem os conhecimentos mais diversos do setor cultural. Em seu lançamento, buscamos fomentar o sistema das Artes Visuais no Rio Grande do Sul, através de dois pilares que se relacionam: formação e compartilhamento de conteúdos”, declara Jaqueline.

A Aula Aberta de Produção Executiva de Exposições contará com Tradução Simultânea em LIBRAS mediante solicitação dos interessados, que devem se inscrever até 14 de setembro. O encontro que ocorre das 19h às 21h através da plataforma Zoom é gratuito, com inscrições (para pessoas que não necessitem intérprete de LIBRAS) até 19 de setembro através do formulário https://forms.gle/bwFuLpYQLHKxoTtn9. Uma aula de produção, em áudio no formato podcast, também será disponibilizada no site do projeto, ampliando a acessibilidade do conteúdo. 

Além de promover cursos, o Plataforma tem uma área destinada ao compartilhamento de conteúdos online como textos críticos, outras plataformas de arte, projetos culturais e bibliografia dos cursos que promove, em permanente atualização. Durante o ciclo de lançamento, o Plataforma promoveu 11 encontros com diversos nomes de referência das artes visuais, recebendo 30 alunos.

Em breve outras atividades serão divulgadas no site. Para mais informações, acesse: www.plataformaonline.art.br | instagram.com/plataformaonline.art/ |  fb.com/plataformaonline.art/

Aula aberta de Produção Executiva de Exposições

ministrada por Jaqueline Beltrame

21 de setembro de 2021, das 19h às 21h

Atividade gratuita, via plataforma Zoom

Inscrições: até 19/09, através do formulário https://forms.gle/bwFuLpYQLHKxoTtn9

Acessibilidade: até o dia 14/09 é possível solicitar tradução simultânea em Libras no formulário de inscrição.

Ementa:

A aula aberta de Produção Executiva de Exposições, ministrada por Jaqueline Beltrame, aborda as diversas etapas de realização de exposições. Dentre os tópicos, estão a relação entre curadoria e produção, como montar o orçamento, empréstimo de obras e produção local, cronograma, equipe envolvida e toda documentação necessária para realização de uma exposição.

Sobre a ministrante:

Jaqueline Beltrame (Porto Alegre – RS) é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É sócia fundadora do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, festival do qual também é diretora, curadora e produtora.

Há mais de duas décadas realiza projetos de cinema e artes visuais; tendo atuado como Produtora Executiva da Fundação Iberê Camargo, de diversas edições da Bienal do Mercosul, além de produzir exposições e projetos em instituições culturais.

É produtora executiva de longas e curtas metragens, tendo filmes exibidos em festivais nacionais e internacionais como Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Cinema de Gramado, Mostra Internacional de Cinema de SP, Berlinale, Sundance e Rotterdam. Participou do ARSENAL / LIVING ARCHIVE, residência curatorial em Berlim na qual pesquisou e programou obras do acervo do Arsenal – Institut for Film and Video Art.

Criou o projeto Plataforma a partir de um desejo de interlocução com profissionais da cultura, compartilhamento de conhecimento e informação, e o cruzamento entre as artes. Para o Ciclo de Aulas Plataforma, realizado no lançamento do projeto, dividiu com Gabriela Motta a formação do grupo de ministrantes e conteúdos, e com Nicole Quines a produção do projeto.