
Publicação semestral voltada a valorizar publicações de arte conta com versão impressa e edição gratuita em PDF acessível no site www.corpofuturo.com
Equipe envolvida no projeto participa de live às 21h no perfil da revista no Instagram
Uma versão acessível para pessoas cegas e com baixa visão da segunda edição da Revista Corpo Futuro estará disponível gratuitamente a partir desta terça-feira, 24 de agosto, no site www.corpofuturo.com. A publicação semestral, voltada a valorizar a leitura e contemplação de obras criadas para arte impressa, contará com uma versão com audiodescrição que contou com uma equipe de seis profissionais envolvidos que trabalharam durante mais de um mês no projeto, coordenado pela OVNI Acessibilidade Universal.
Segundo Mimi Aragón, da OVNI, “o PDF acessível é um arquivo como qualquer outro neste formato. Porém, caso ele seja utilizado em um leitor de tela, o programa transforma não somente os textos em comunicação sonora, mas também as imagens, fazendo com que a pessoa que está acessando o documento tenha uma experiência completa da publicação. Assim, tanto pessoas cegas ou com baixa visão quanto pessoas que enxergam podem experienciar o mesmo conteúdo”, afirma.
A versão acessível contou com audiodescrição da empresa Ver com Palavras, audiodescrição das imagens de Rosangela Favaro, revisão de Lívia Motta, formatação do PDF acessível de Wagner Caruso e produção da OVNI. Cristiana Cerchiari e Laercio San’Anna, consultores da equipe, tem deficiência visual e foram os primeiros a testar e conferir a publicação, confirmando se a experiência está funcionando corretamente. “Por meio desse recurso de acessibilidade aplicado às fotos, eu aprendi a ver e me afligir com uma imagem nunca antes imaginada – uma mosca no olho de uma criança. Aprendi a vestir roupas diferentes das que uso e a imaginar a beleza da neve no elevado monte Kilimanjaro. Foi maravilhoso me transportar para o Quênia sem sair de casa”, relata Cristiana.
Uma outra novidade na versão acessível será a descrição completa das imagens em formato de texto, para que pessoas que enxergam possam conferir como funciona a audiodescrição sem necessitarem utilizar um leitor de telas. “É uma oportunidade de quem não necessita da audiodescrição conhecer um pouco como funciona, aproximando e familiarizando cada vez mais pessoas”, conta Mimi.
De acordo com o editor-chefe e curador da Corpo Futuro, Fernando Zugno, “a Corpo Futuro tem nos trazido muitas alegrias. Que a sua beleza e conteúdos possam ser acessados também por pessoas com deficiência visual é mais um motivo de orgulho e uma enorme honra pra gente”.
Publicada pela Canard Produções, conta também com edição e curadoria de Carol Anchieta e reúne nomes como Jaider Esbell, Juliana Notari, Renata Felinto, Rubiane Maia, Eliane Brum, Valéria Barcellos, Mitti Mendonça, Anders Sandberg, N. Katherine Hayles, Edilamar Galvão, Eduardo Brancalion e Rafaela Vellinho, Carlos Donaduzzi, Ailton Krenak e Andreia Duarte, Victor Freitas, Thiago Ventura, Pedro Valentim, Maxwell Alexandre, Josemar Afrovulto, Fausto Vanin, Bianca Bixarte e Moara Tüpinåmbá. A foto de capa com Katu Mirim é de Thais Vandanezi com direção artística de Alma Negrot.
Com 184 páginas, a revista estará disponível gratuitamente no site https://www.corpofuturo.com/ e à venda pela Livraria Baleia https://www.livrariabaleia.com.br/. Com patrocínio da PMI Foods através de financiamento da Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC, a Corpo Futuro será distribuída gratuitamente a bibliotecas comunitárias, bem como acervos dos teatros da cidade e do estado.
A Revista Corpo Futuro nasceu em 2020, em edição comissionada pelo festival internacional de artes cênicas Porto Alegre em Cena. Em 2021, o público encontrará conteúdos inéditos e criados especialmente para a publicação, além de criações que de alguma forma conversam com as questões que propomos aos colaboradores. São artigos, reportagens, depoimentos, entrevistas, diálogos entre artistas que podem ser fruídos na ordem proposta ou de maneira independente, sem pressa ou com a preocupação do factual. Segundo Carol, “na Corpo Futuro é possível folhear divagações e imagens sobre o corpo humano, a natureza, a expressão indígena, o afrofuturismo e o pensamento contestador em diferentes formas”.
No dia 24, a partir das 21h, a equipe da edição acessível e Zugno estarão em live conversando sobre o processo de criação da versão acessível. Para saber mais, acesse: www.corpofuturo.com | @FuturoCorpo no Facebook e @RevistaCorpoFuturo no Instagram
Lançamento Edição Acessível da Revista Corpo Futuro – 2a edição
24 de agosto, 21h – evento online de lançamento
Disponível gratuitamente pelo site www.corpofuturo.com
Edição impressa à venda pela Livraria Baleia (R$ 30,00) – https://www.livrariabaleia.com.br/product-page/corpo-futuro
Audiodescrição: Ver Com Palavras.
Audiodescrição de imagens: Rosangela Favaro.
Revisão: Lívia Motta.
Consultoria: Cristiana Cerchiari.
Formatação PDF acessível: Wagner Caruso.
Consultoria em acessibilidade: Laercio Sant´Anna.
Produção: OVNI Acessibilidade Universal.
Deixe um comentário