Atividade ministrada pelo Doutor em Teatro Daniel Colin integra a programação do projeto Decolonizando Práticas Cênicas: processos formativos em artes, gêneros e sexualidades no Rio Grande do Sul, vencedor do  Edital de Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Lei Aldir Blanc no estado do RS

Inscrições gratuitas pelo formulário – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmdSatR59VB161Fb7HrijRqlEzc9R1TInUHshiRxl_w6wCOA/viewform

A partir desta segunda-feira, 19 de abril, estão abertas as inscrições para o workshop Arte, Gênero & Sexualidade, ministrado pelo Doutor em Teatro e ativista LGBTQIA+ Daniel Colin. A atividade integra a programação do projeto Decolonizando Práticas Cênicas: processos formativos em artes, gêneros e sexualidades no Rio Grande do Sul, vencedor do  Edital de Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Lei Aldir Blanc no estado do RS.

Aberto para qualquer pessoa, sem precisar de experiência anterior na área artística, o workshop utiliza a perspectiva decolonial como ponto de partida para os participantes experimentarem outras possibilidades, outros prazeres e outros caminhos na vida cotidiana e na prática artística. Realizador e pesquisador teatral há duas décadas, Colin desenvolve pesquisas que percebem a arte como um manifesto poderoso vinculado diretamente com seu entorno social. A partir de aportes teóricos e de referenciais práticos do ministrante, o curso incentiva a turma para que cada participante seja capaz de reavaliar suas vivências do dia-a-dia para que possam produzir vídeo performances artísticas individuais, todas com orientação do professor. “Esta pode ser uma ótima oportunidade para todes interessades inspirarem seus sentidos, renovarem o olhar e explorarem o corpo de outras formas”, declara. “São atividades que pretendem estimular a formação tanto de artistas, quanto de espectadores, bem como almeja incentivar o debate crítico acerca dos temas e campos envolvidos neste projeto”. 

Os encontros incentivam os participantes a produzirem materiais corporais e artísticos levando-se em consideração as condições adversas dos locais nos quais alunes estarão assistindo às aulas. O professor também disponibilizará material didático textual, por meio de artigos e capítulos científico-artísticos disponíveis na internet.

O programa do curso se baseia na experiência teórico-prática que resultou na tese de doutorado de Colin, bem como na sua trajetória como professor de artes. O curso conta com quatro participações: a atriz e licencianda em teatro pela UERGS Elena Trindade, a bacharela em Direção Teatral pela UFRGS, Silvana Rodrigues, a atriz e realizadora audiovisual Thais Fernandes e o performer e mestrando em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa FCSH Xico Tuchtenhagen. O resultado dos 12 encontros poderá ser conferido em um microfestival on-line, intitulado Plurais, que poderá ser conferido pelo YouTube do projeto.

Os encontros serão realizados através de plataforma Zoom a partir de 04 de maio, com aulas às terças e quintas-feiras às 19h e sábados das 15h às 17h30. A carga horária total é de 30 horas/aula, com distribuição de certificados digitais para participantes (com 75% de presença nas aulas). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas exclusivamente por estudantes que não tenham conseguido assistir aos encontros em tempo real.

Toda a programação do projeto é gratuita e as inscrições seguem abertas até 30 de abril pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmdSatR59VB161Fb7HrijRqlEzc9R1TInUHshiRxl_w6wCOA/viewform, com divulgação dos selecionados em 02 de maio. O projeto Decolonizando Práticas Cênicas: processos formativos em artes, gêneros e sexualidades no Rio Grande do Sul é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.  Mais informações pelo email danielcolin@gmail.com ou pelo whatsapp (51) 98210-6539.

Workshop “Arte, Gênero & Sexualidade”, ministrado pelo Doutor em Teatro e ativista LGBTQIA+ Daniel Colin

Eixos Temáticos:

Eixo 1 – DECOLONIALIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE (2 encontros): Discussão sobre a inflexão decolonial e os possíveis cruzamentos com as artes do corpo produzidas na América Latina (sobretudo no Brasil) na última década, além do entrecruzamento com questões de gênero e sexualidade. Professora convidada: Elena Trindade.

Eixo 2 – ARTE AUTO-BIOGRÁFICA (3 encontros): Breve revisão histórica da performance art e do teatro performativo, bem como de conceitos geohistórico-políticos como parâmetro inicial para o debate decolonial e para a produção artística autoral. Professora convidada: Silvana Rodrigues.

Eixo 3 – CONTRADISPOSITIVOS ARTÍSTICOS: (VÍDEO)PERFORMANCES (3 encontros): Exploração teórico-prática da noção de inversão dos dispositivos de poder colonial como estratégia para a criação artística autoral. Orientações técnicas acerca da produção de material audiovisual para internet. Professora convidada: Thais Fernandes.

Eixo 4 – MEU CORPO, MINHA VOZ, MEU DISCURSO (4 encontros): Aulas de criação das videoperformances e troca de olhares sobre as mesmas, com sugestões de professores e da turma. Aulas expositivas dos trabalhos artísticos produzidos pela turma a partir dos estímulos discutidos e assimilados nos encontros anteriores. Professor convidado: Xico Tuchtenhagen.

Inscrições de 19 a 30 de abril pelo formulário  – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmdSatR59VB161Fb7HrijRqlEzc9R1TInUHshiRxl_w6wCOA/viewform

Encontros 04, 06, 08, 11, 13, 15, 18, 20, 22, 25, 27 e 29/5): sempre às terças e quintas (19h às 21h30) e aos sábados (15h às 17h30).

Daniel dos Santos Colin é Doutor em Teatro (UDESC), Mestre e Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS). Também é professor convidado da Pós-Graduação Lato Sensu / Especialização – Artes Cênicas (CENSUPEG) desde 2018. Dentre suas principais funções na área teatral estão: diretor, ator, performer, dramaturgo e professor. É integrante e membro-fundador do grupo Teatro Sarcáustico, em Porto Alegre/RS. Sua pesquisa teórico-prática articula conceitos como corpo,  performance, arte e atuação em relação com estudos sobre decolonialidade, gênero e sexualidade, a partir da qual resultaram suas investigações de mestrado e doutorado. Atua como professor de artes há 18 anos em diversas cidades do Brasil, sobretudo em Porto Alegre e Caxias do Sul, ambas no RS. Ministra oficinas e workshops de temáticas diversas, dentre elas: direção cênica, dramaturgia, performance, atuação e práticas decoloniais.

Instagram: @danielcolin_ator

Facebook: https://www.facebook.com/atordanielcolin/

Twitter: @Odanielcolin