Evento contou com a participação de 75 escolas e instituições públicas em duas 12 sessões no Theatro São Pedro
O Theatro São Pedro ficou pequeno com a primeira edição do Festival de Teatro para Crianças. Entre os dias 08 e 13 de outubro, o tradicional palco da cidade recebeu 5.642 crianças e jovens participantes, 82% de escolas e instituições públicas, que acompanharam as 12 sessões de seis espetáculos selecionados pela curadoria do projeto, assinada pelo Diretor Artístico do teatro, Dilmar Messias.
Foram 75 escolas e instituições públicas contempladas, sendo quatro dessas especiais para surdos – o evento contou com sessões acessíveis com LIBRAS – que tiveram acesso gratuito à programação. Dezenove escolas municipais de Porto Alegre, 38 escolas Estaduais, três instituições de ensino da Região Metropolitana e 15 instituições e projetos sociais integraram a lista de público, lotando as apresentações das montagens Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças, do Coletivo Órbita, Orquestra de Brinquedos, O Enigma das Caixas, da Cia Halarde de Teatro, Expedição Monstro, da Cia Indeterminada, A Extraordinária Aventura Romântica de Miranda e Léo Lorival, da Cia Stravaganza e Picadeiro Faz de Conta da Cia Rústica.
O sucesso foi tanto que 3.350 crianças e jovens de 63 escolas e instituições ficaram na lista de espera e aguardam ansiosamente a próxima edição do FESTECRI.
O evento surge com o compromisso de se tornar um festival cultural permanente da cidade de Porto Alegre, apresentando uma programação artística de qualidade voltada para os mais variados públicos infantis. Além dos espetáculos, o FESTECRI contou com cinco atividades de formação e discussão sobre o trabalho artístico desenvolvido para as crianças, dirigido principalmente aos grupos de teatro local, ampliando oportunidades de atuação e o intercâmbio artístico.
O 1° Festival de Teatro para Crianças é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Porto Alegre Airport. Conta com patrocínio Banrisul, Seja Vero e apoio cultural da Panvel Farmácias. O projeto é realizado pela Primeira Fila Produções, em parceria com o Theatro São Pedro, e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. Além do apoio da TVE FM Cultura, CBTIJ, MOVE e KOMBINA.
Deixe um comentário