Exibições integram a programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras e produção cultural da Fundacine e Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Público poderá conferir no dia 10 de agosto “Ponto Zero” e no dia 31 “Pela Janela”, com entrada franca
Porto Alegre, 06 de agosto de 2019 – Duas Sessões Acessíveis ocorrem no mês de agosto na Cinemateca Capitólio Petrobras. As exibições dos longas-metragens Ponto Zero e Pela Janela integram as dez sessões acessíveis da programação especial da Cinemateca Capitólio Petrobras com patrocínio master da Petrobras e produção cultural da Fundacine e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura. No dia 10 de agosto, às 14h, o público poderá conferir com entrada franca Ponto Zero, de José Pedro Goulart, seguido de bate-papo com a presença de Aletéia Selonk, produtora executiva do filme. Já no dia 31, também às 14h, é a vez de Pela Janela, dirigido por Caroline Leone. As atividades contam com interpretação em Libras feita pela Ovni Acessibilidade Universal, parceira cultural do projeto.
Ponto Zero é o primeiro longa-metragem do cineasta José Pedro Goulart, um dos protagonistas da “Primavera do Curta Brasileiro”, nos anos 1980, quando dirigiu os filmes O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (com Jorge Furtado) e O Pulso, ambos premiados em festivais nacionais e estrangeiros. Filmado em Porto Alegre na ordem em que o roteiro foi escrito, Ponto Zero relata as angústias de um garoto de 14 anos, às voltas com o bullying que sofre na escola e que se sente um estranho na própria casa. Estrelado pelo estreante Sandro Aliprandini, o filme conta com Eucir de Souza, Patrícia Selonk e Larissa Tavares no elenco. Recebeu os prêmios de Melhor Montagem e Melhor Som no Festival de Gramado 2015 e foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e para a Mostra Competitiva do Biffan – Festival Internacional de Filmes Fantásticos na Coreia do Sul.
Pela janela é dirigido pela estreante Caroline Leone. Magali Biff e Cacá Amaral são os protagonistas do filme que ganhou o prêmio Fipresci no Festival de Rotterdam, o Prêmio Especial do Júri no Washington, DC International Film Festival e o Prêmio de Melhor Filme no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador. O filme conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em uma fábrica de reatores, na periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la a Buenos Aires em uma viagem de carro. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, iniciando uma jornada de libertação e transformação interior.
As sessões acessíveis da Programação Especial 2019 da Cinemateca Capitólio Petrobras contam com legendagem descritiva, audiodescrição e libras. Além desta atividade, o projeto engloba oito mostras de cinema, quatro eventos “Noites na Cinemateca”, duas masterclasses e duas exposições relacionadas ao acervo da Cinemateca. A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o Projeto Cinemateca Capitolio Petrobras – Programação Especial 2019, aprovado na Lei Rouanet/ Governo Federal, realizado pela Fundação Cinema do RS – Fundacine e possui patrocínio master da Petrobras.
“O projeto como um todo reforça a vocação da Cinemateca como um espaço de cinefilia e reflexão crítica do cinema clássico e contemporâneo e como um local de referência na preservação do audiovisual garantindo a difusão do seu acervo ao público. Estamos também muito felizes com a realização da programação acessível que vem ampliar a democratização do acesso à Cinemateca garantindo a inclusão de pessoas com deficiências”, afirma Andreia Vigo, Diretora da Cinemateca Capitólio Petrobras.
A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão, para distribuição de senhas. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 | http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio
Deixe um comentário