Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam:

 Obras de Mahler e Debussy são destaques do próximo concerto da Orquestra de Câmara da ULBRA

Eloise

Concerto terá a participação da harpista Eloïse Labaume, estreia mundial da obra IN REFLECTION de Aurélio Edler-Copes e uma homenagem ao compositor Fernando Mattos, falecido no último dia 04 de novembro

 

Porto Alegre, 12 de novembro de 2018 – A Orquestra de Câmara da Ulbra realiza concerto gratuito no domingo, (18/11), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280). O programa da série Domingo Clássico terá obras de Gustav Mahler, Claude Debussy, Aurélio Edler-CopesHubertus Hofmann, Arthur Barbosa e Fernando Mattos, falecido no último domingo, 04 de novembroA regência é de Tiago Flores. O projeto tem o patrocínio da Vivo e Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer.

O concerto inicia com Adagietto da Sinfonia nº 5escrita entre 1901 e 1902 e influenciada pela musicalização que Mahler fez para os poemas de Friedrich Rückert. Com cinco movimentos, a obra traz características trágicas e alegres ao mesmo tempo. Esta peça conta com a participação da harpista francesa Eloïse Labaume.

Na sequência, Eloise executa Danças Sacra e Profana de Debussy, compositor homenageado no mundo todo em 2018, por conta do aniversário de 100 anos de sua morte. Este revolucionário compositor e pianista coloca a harpa em proeminência, com timbres em orquestrações inusitados, fugindo da orquestra clássica.

A Orquestra prestará homenagem a um dos mais profícuos compositores da música clássica gaúcha, o professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Lewis de Mattos, falecido no último domingo, 04 de novembro. “Fernando era um dos músicos mais queridos da nossa cidade e tinha uma relação muito forte com a Orquestra”, comenta o Maestro Flores. A Orquestra executará

Segundo Bestiário Brasileiro, obra dedicada ao regente e à Orquestra de Câmara da Ulbra.

O compositor Aurélio Edler-Copes, brasileiro radicado em Paris, apresenta na guitarra elétrica a obra inédita IN REFLECTION – After ‘In C’ by Terry Riley.  Lenta e contemplativa, a obra prima pela fusão entre o som da guitarra e o da orquestra num único objeto sonoro ressonante.

O programa também conta com Suite para cordas de Hubertus Hofmann e encerra com Toada e Desafio, de Arthur Barbosa, composta em 1997 em uma homenagem ao Movimento Harmorial.

O concerto é gratuito, mas sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes, por meio do projeto Juvenil Solidário.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |DOMINGO CLÁSSICO | OUTUBRO 2018

Data: Domingo (18/11)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca – Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.

 

PROGRAMA

GUSTAV MAHLER (1860-1911)

Adagietto da Sinfonia nº 5

Molto Adagio

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)

Danças Sacra e Profana

I – Danse Sacrée -Très modéré

II- Danse profane – Modéré

Solista:  Eloïse Labaume (harpa)

INTERVALO

FERNANDO MATTOS

Segundo Bestiário Brasileiro

I- Entrada – Allegretto

II – Pastoreio – Allegro

III- Festa geral – Animado

IV- Despedida – Solene- Animado

AURÉLIO EDLER-COPES

IN REFLECTION – After ‘In C’ by Terry Riley Para guitarra e orquestra de cordas (Estréia mundial)

Solista: Aurélio Edler-Copes (guitarra elétrica)

HUBERTUS HOFMANN (1929-2011)

Suite para cordas

I- Abertura

II- Valsa -Tango

III – Consolação

IV – Marcha

ARTHUR BARBOSA

Toada e Desafio

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

Patrocínio: VIVO

Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

 

ELOÏSE LABAUME

Entusiasta da música contemporânea, Eloïse Labaume desenvolve o seu trabalho de harpista principalmente como solista e camerista, colaborando regularmente com o mítico Ensemble Intercontemporain, com o Ensemble L’Itinéraire, Klangforum Wien, Plural Ensemble, Collectif Warning, orquestras de Bilbao, Strasburgo, Pays de la Loire, Les Siècles e Orquestra Nacional de Espanha. Trabalhou sob a batuta de Pierre Boulez, Suzana Maalki, Peter Rundel, Enno Poppe, Josef Pons e Matthias Pintscher, atuando na Philharmonie de Paris, Cité de la Musique, Opéra Bastille, Centro Pompidou, IRCAM, Salle Gaveau, Biennale de Venise, Festival de Salzbourg, Mozarthaus de Vienne, Teatro Real de Madrid, Auditorium National à Madrid, KKL de Lucerne, Festival ‘Música’ de Strasburgo, entre outros. Eloïse Labaume graduou-se no Centro de Música do País Basco –Musikene– na classe de Frédérique Cambreling, obteve um mestrado em Teatro Musical na Haute Ecole des Arts de Berna, na Suíça, na classe de Georges Aperghis e Françoise Rivalland e realizou o post-master D.A.I. – Diploma de Artista Intérprete, especialização em música contemporânea e criação – no Conservatório Superior de Música de Paris.

AURÉLIO EDLER-COPES

Compositor gaúcho radicado em Paris. As obras de Aurélio Edler-Copes são reconhecidas internacionalmente por sua intensidade, dinamismo e grande força dramática. Ele colabora regularmente com ensembles de renome (Ensemble Intercontemporain, Klangforum Wien, MusikFabrik, Quatuor Diotima, Nieuw Ensemble, L’Itinéraire, Orquestras de Bilbao, País Basco, São Paulo, de Minas Gerais, Lorraine, etc.) e foi premiado em uma trintena de concursos internacionais de composição, entre os quais o “Prêmio de Roma” do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, o New Forum Jeune Création ou o Prix Georges Wildestein da Academia de Belas Artes da França. Ele foi compositor em residência na Real Academia de Espanha em Roma, na Academia de França em Madrid-Casa de Velázquez, e no KulturKontakt-Chancelaria Federal da Áustria, em Viena. Aurélio Edler-Copes é bacharel em violão na UFRGS com Daniel Wolff e em composição no Centro Superior de Música do País Basco-Musikene. Realizou um mestrado em Composição na Hochschule der Künst Bern (HKB) com Georges Aperghis, e especializou-se em música eletrônica no CURSUS anual de Composição e Informática Musical no IRCAM-Centre Pompidou Paris.