Camila Farina_credito_FabianoMartins

Porto Alegre, 03 de julho de 2018 – A segunda edição especial da Open_Feira de Design em parceria com a Unisinos ocorreu no sábado, 23 de junho, e a organização comemora os resultados: foram mais de 7 mil visitantes que circularam pelo evento. A diretora da Maria Cultura e curadora da feira, Camila Farina, comenta que a Open atingiu recordes nessa edição, pois recebeu pela primeira vez 124 expositores, quando a média das edições especiais até então girava em torno de 70 a 90 marcas e a edição mensal no Pátio Ivo Rizzo alcança o número de 40 marcas. O fenômeno se deve muito também, segundo ela, a uma entrada de expositores de fora do RS e provavelmente a repercussão sobre resultados da feira no mercado do design independente.

A Open Unisinos da última semana apresentou uma média de 50 vendas por expositor, com ticket médio entre R$ 100,00 e R$ 600,00 – número apurado nas pesquisas realizadas pela produtora após cada feira. A expositora Sirley Friedrich, da marca Nó de Pinho, que trabalha com mobiliário e decoração em madeira, comenta que a Open Especial foi extremamente positiva para a sua marca, onde realizou 67 vendas. Ela atribui o sucesso à ótima divulgação que o evento realiza e também à participação assídua da marca na feira mensal, o que a torna mais familiar e forma um público fiel.

Outro caso de sucesso na feira foi a marca Quintal Urbano, da designer Márcia Carneiro Luiz, que reconhece que as vendas são importantes, além do contato valioso com o público que valoriza produtos diferenciados. Nesse sentido, não significa que a venda no local seja a principal razão de participar, pois o trabalho de marca bem feito durante a feira acaba gerando reconhecimento e adesão posterior, exemplificando com os mais de 150 seguidores que aderiram às suas redes após o evento e das vendas que realiza via e-commerce.

O design, e especialmente, o design independente, é uma das áreas que mais impulsiona a economia criativa no mundo. Vista como um dos campos mais proeminentes da atualidade, a economia criativa não apenas gera renda, as também o estabelecimento de redes colaborativas que transpõem as fronteiras territoriais. Os produtos dessa economia carregam, ao mesmo tempo, fortes traços do imaginário local, mas, ao mesmo tempo, conectados com o que está acontecendo em outros territórios.

De acordo com a coordenadora das Especializações em Design Estratégico e Empreendedorismo Criativo e professora dos cursos de Bacharel em Moda e Bacharel em Design, a Profa Dra Paula Visoná, “essas relações intangíveis são a grande esfera de valor que envolve os produtos da economia criativa, e é fundamental existir projetos que mostrem isso, valorizando produtos, produtores e propostas e, ao mesmo tempo, possibilitando a conexão com o público”. “A Open Feira de Design é, atualmente, o maior projeto que Porto Alegre possui – e, provavelmente, o estado do RS – com esse objetivo”, afirma. A feira tem tido tamanho êxito que já chama a atenção de produtores (criativos), de outros territórios nacionais e internacionais, como o Chile, que participou da feira com a marca BW Fenders.

Em outubro, a Unisinos receberá mais uma edição do evento, com data a ser confirmada em breve. No Pátio Ivo Rizzo, a feira ocorre 21 de julho. Criada, desenvolvida e realizada pela agência cultural Maria Cultura, a Open  tem como objetivo movimentar e desenvolver o mercado criativo, trazendo ao público produtos do design independente e incentivando as marcas do setor. Inspirada nas feiras de design de Palermo, em Buenos Aires, a Open já reuniu desde sua primeira edição em dezembro de 2015 um público de 75.000 pessoas e mais de 1000 expositores.

// Manifesto pelo Design // OPEN FEIRA DE DESIGN

Queremos design. Queremos produtos que contem histórias e que assim colaborem com as nossas. Queremos estimular o consumo consciente. Queremos causar surpresa com presentes que sejam úteis. E além de tudo queremos incentivar novos criadores abrindo espaço para novos fluxos econômicos. Queremos fazer parte da mudança e conviver com pessoas que também pensem como a gente.

// Fale com a gente

open@mariacultura.com.br

 

// Mais informações

http://www.openfeiradesign.com | https://www.facebook.com/openfeiradesign

// Sobre a Maria Cultura

A Maria Cultura é uma agência cultural que trabalha no desenvolvimento de projetos culturais. Especializada em áreas da cultura urbana como moda, design, artes visuais em geral, projetos ao ar livre, além de atender marcas como Lojas Pompéia, Unisinos, Duocasa, em função do patrocínio a projetos, faz a gestão da programação do Pátio Ivo Rizzo e tem no currículo iniciativas de sucesso como o carnaval Maria do Bairro, Pixel Show, Cut&Paste, Maratona Mude e diversas exposições como Mais Tempo Que lugar (Goethe Institute/Usina do Gasômetro), Transfer_cultura urbana_arte contemporânea(Santander Cultural), Italian Genius Now Brasil (Santander Cultural), Vinte(ver)Quintana (Shopping Praia de Belas), Imagina Erico (Shopping Praia de Belas).