lasfloresdemati_creditotiagocoelho

Serendipidade traz oito obras de Oliveira e Las Flores de Mati apresenta peças de Duarte com estampas de obras da suíça Matilde Beretta

 

Na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 19h, a Galeria Mascate abre suas portaspara a inauguração da mostra Serendipidade de Fábio Vieira de Oliveira e lançamento de coleção de Régis Duarte com estampas de obras da artista suíça Matilde Beretta.

Fascinado pelas cores desde a infância, Fabio Vieira de Oliveira sempre gostou de desenhar e projetar. Interessado na estética das coisas, em moda e design, foi na maturidade que os questionamentos sobre quais caminhos trilhar o aproximaram das artes. Há dois anos Oliveira está imerso no mundo da colagem manual e digital. Seu processo criativo poderoso canal de ressignificação, através da narrativa individual construída por cada observador.
Além de sua própria produção, também está envolvido com a gestão de projetos relacionados com arte como a Feira Dada que vem ganhando cada vez mais espaço com sua itinerância e critério curatorial. Serendipidade conta com oitro obras que estarão expostas no segundo andar do Barraco Cultural.

Las Flore de Mati, nova coleção de Régis Duarte, mais uma vez flerta com o mundo das artes, trazendo estampas de obras da suíça Matilde Beretta, que estará presente na abertura. A pintora e aquarelista da região de Ticino, sul da Suíça com língua italiana, desenvolve trabalhos de pinturas que parecem saídas de tecidos antigos de estofaria e que decoram mangas de camisetas e vestidos com o toque fluído da malha, já característico nas coleções de Duarte. O designer também apresentará na mesma data novidades em bolsas estilo carteiro, todas peças únicas.

O diálogo entre moda e arte é tema constante nas criações de Régis Duarte. O artista e estilista tem se apropriado das obras e referências de artistas do Rio Grande do Sul para suas coleções. No verão de 2012, o designer escolheu Britto Velho e apresentou uma linha de vestidos, kaftans e camisetas com estampas inspiradas nas obras do professor, pintor, gravurista e escultor. A iniciativa foi um sucesso, fazendo com que Duarte lançasse reedições das peças, que se esgotaram já no lançamento. No mês de março a dupla repetiu a parceria com mais uma coleção, já esgotada, com vestidos, kaftãs, blusas e camisetas com estampas de obras do artista.

Os deliciosos sanduíches da Cozinha Artesanal da chef Márcia Cardozo dão tempero a festa. Serendipidade segue em cartaz até 25 de maio com entrada franca. A Galeria Mascate funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h,  na Rua Laurindo, 332, Bairro Santana e as peças podem ser adquiridas no local ou pelo site regisduarte.com.br.

Galeria Mascate

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, Tiago Coelho e Régis Duarte inauguraram a Galeria Mascate em setembro de 2011 e já passaram pelo espaço diversas mostras coletivas e individuais, de artistas locais e internacionais. As obras são apresentadas inseridas nos espaços do Barraco Estúdio, deixando de lado a caixa branca usada tradicionalmente em mostras, museus e galerias, para serem percebidas como parte do ambiente, com um clima de “lá em casa”, como se o visitante estivesse em uma sala de estar, não em um espaço de arte.

“Nossa intenção é fazer com que o distanciamento entre arte e público seja eliminado”, afirma Duarte. O nome Mascate remete a comércio, consumo de uma maneira popular e acessível. O espaço também conta com a Loja de Museu, onde é possível adquirir além das obras à venda na galeria, peças de coleções femininas e masculinas de Régis Duarte, publicações, acessórios, entre outros.

SERVIÇO

Inauguração da exposição Serendipidade de Fábio Vieira de Oliveira e lançamento da coleção Las Flores de Mati, de Régis Duarte com estampas de Matilde Beretta

27 de abril, sexta-feira, 19h

Exposição até 25 DE MAIO

Entrada Franca

Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS