mirnaspritzer_creditokikijoner

Performance ocorre na sexta, 07 de julho, com entrada franca.

 

Na próxima sexta-feira 07 de julho, o projeto Unimusica recebe no Salão de Atos das UFRGS o Sarau #Deslocamentos que conta com a participação da atriz Mirna Spritzer acompanhada de Muni, Dunia Elias, Loua Pacon Oulai, Giovani Berti e Philip Mayer sob direção de Carla Joner e Miriam Amaral.

A performance é uma adaptação do Sarau #Deslocamentos4D que ocorreu no final de 2016 com Mirna, Dunia e Oulai, durante a programação do evento #Deslocamentos 4D. Nesta nova versão as diretoras elaboraram novo desenho e concepção, trazendo agora a participação de outros artistas, ampliando o repertório, incluindo recursos visuais e um vídeo-cenário inédito criado para esta apresentação.

A montagem conta com a participação do artista visual Marcelo Monteiro, desenho de luz de Mauricio Moura e a ambientação de Rodrigo Lopes.

Este projeto tem originalmente uma curadoria colaborativa construída pelo grupo, onde foram selecionados textos, músicas e imagens que buscam a identificação do público nos vários sentidos possíveis da palavra deslocamento.  Através de um repertório eclético de música e literatura que inclui os anos 1970 e 1980, diversidade de autores contemporâneos e garimpagem das coleções de vinis, a proposta é um convite para flanar com João do Rio, visitar o universo sertanejo de Gil, viajar com a máquina voadora de Ronnie Von, fugir de Sodoma pelo olhar de Szymborska Wislava e se deixar levar pelo imaginário através do tempo, das fronteiras, e das travessias de campos e mares.

A voz, as sonoridades do piano, violoncelo e percussão serão vetores para um deslocamento musical com Giba Giba, Itamar Assunção, Vitor Ramil, Jorge Drexler, Zé Miguel Wisnik, Raul Seixas e Belchior. O deslocamento literário será dado pela poética de Mario Benedetti, Wally Salomão, Manoel de Barros, Marcelino Freire, Jorge Mautner, Julio Cortazar e Jorge Timossi, entre outros.

 O Sarau #Deslocamentos ocorre às 20h, no Salão de Atos da UFRGS, com entrada franca. A distribuição de ingressos ocorre a partir de 03 de julho na bilheteria do local, mediante a doação de um livro.

 

POESIA, então

Segundo os organizadores do Unimúsica, o anúncio de Bob Dylan como ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, no ano passado, destacou uma polêmica que envolve escritores, compositores e intelectuais e demonstrou que não há qualquer acordo sobre um estatuto da canção como literatura, poesia ou uma “arte menor”. Nesse sentido, e dando continuidade aos temas de 2015, “Irreverentes”, e de 2016, “Sobre a Palavra Futuro”, a edição de 2017 apresenta a palavra poética no tema “Poesia, então”, que perpassará as cinco apresentações.

 

Ficha Técnica

Textos e vocal: Mirna Spritzer

Vocal: Muni Santos

Piano: Dunia Elias

Percussão: Loua Pacon Oulai

Percussão: Giovani Berti

Violoncelo: Philip Mayer

Videocenário: Marcelo Monteiro

Ambientação: Rodrigo Lopes

Iluminação: Maurício Moura

Fotos: Kiki Joner

Direção: Carla Joner e Miriam Amaral

Realização: Joner Produções & Gabinete Produções Associadas