Antonio-Villeroy-Divulgação-Samboleria-2

Atividades ocorrem no final de março em Gramado e Porto Alegre

Encerrando a sua segunda edição, o projeto Acústicos RS, com patrocínio NET Claro, promove nos últimos dias de março em Gramado e Porto Alegre a oficina É Preciso Fazer uma Canção, ministrada por Antonio Villeroy.

Dividida em duas partes, a atividade apresenta conceitos sobre a canção, além do compositor compartilhar seus próprios métodos, exemplificando com suas criações e analisando os processos de escolha, de palavras notas, tonalidades. Na segunda metade da oficina, os alunos escolhem temas e reunidos em grupos criam suas próprias canções, procurando aplicar (ou contestar) os conhecimentos recebidos. Ao final, os grupos apresentam suas composições e relatam seu processo criativo.

Com entrada franca e vagas esgotadas, as oficinas ocorrem nos dias 28 de março no Programa de Artes em Gramado e nos dias 30 e 31 no Curso de Licenciatura em Música do IPA. Antonio Villeroy é um dos compositores brasileiros mais requisitados na atualidade, com músicas gravadas por intérpretes como Ana Carolina, Belchior, Gal Costa, Ivan Lins, Jesse Harris, João Donato, John Legend, Luciana Mello, Maria Bethânia, Maria Gadú, Mario Biondi, Mart’nália, Seu Jorge, Zizi Possi e muitos outros artistas nacionais e internacionais. Depois de Lupicínio Rodrigues é compositor com o maior número de gravações da história da MPB.

O projeto Acústicos RS reuniu um público de mais de 5 mil pessoas com shows em Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas, durante o mês de fevereiro, com apresentações de Villeroy, Rock de Galpão, Jéf, Chimarruts, Ian Ramil e Duca Leindecker, todas gratuitas.