vindima2017guatambu_creditorodrigoalvesvieira

Previsão é que sejam colhidas 140 toneladas até o final da safra

Vinícola recebe visitantes para vindima aberta ao público no dia 11 de fevereiro

 

Porto Alegre, 26 de janeiro de 2017 – A Guatambu Estância do Vinho iniciou a vindima 2017 no dia 15 de janeiro. Os primeiros dias de colheita foram dedicados às uvas Chardonnay, Gewürztraminer e Pinot Noir, apresentando excelentes resultados. Até o último sábado, 21 de janeiro, foram colhidas 30 toneladas de frutas que estão muito equilibradas em termos de concentração de açúcar, pH, acidez e aromas para elaboraração os espumantes Guatambu Nature, Extra Brut, Rosé e Poesia do Pampa. Está é a primeira safra que será 100% produzida através de energia limpa, fornecida pelo Parque Solar da vinícola, inaugurado em maio do ano passado.

Para preservar a qualidade, todas as uvas antes de serem processadas, permaneceram por 12 horas em câmara fria, e após foram prensadas utilizando a Prensa Pneumática Inertys Bucher, que faz o processo sem os cachos terem contato com oxigênio, nas instalações da vinícola, frisou Gabriela Hermann Pötter, enóloga da vinícola.

Serão colhidos, ao total, 22 hectares que renderão 140 toneladas. As uvas tintas seguem amadurecendo e serão colhidas em sua maturação plena. Até março, a Guatambu pretende colher todas as uvas tintas, das variedades Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Tempranillo, que totalizam oito variedades produzidas nos vinhedos em Dom Pedrito.

O já tradicional Almoço Harmonizado na sede da Guatambu tem edição especial da vindima 2017 no sábado, 11 de fevereiro. Os visitantes poderão participar da colheita das uvas, da elaboração dos vinhos acompanhada pelos enólogos da vinícola e finalizando com o almoço harmonizado com cinco rótulos de vinhos e espumantes Guatambu, incluindo os mais recentes lançamentos Luar do Pampa Rosé, Rastros do Pampa Pinot Noir e Épico II. Valor de R$200,00 por pessoa. Necessário prévio agendamento pelos contatos: visita@guatambuvinhos.com.br e 53 32433295.

Cardápio:

Check-in

Queijo temperado com temper cheese de ervas finas e galletitas

Espumante Poesia do Pampa Brut

Entrada

Linguicinha parrillera com pimentões grelhados recheados com queijo provolone

Luar do Pampa Rosé – lançamento

Prato Principal

Entrecot Hereford e cortes de cordeiro na parrilla, arroz com amêndoas e espumante Poesia do Pampa Brut, batata dorê, feijão campeiro e saladas especiais

Rastros do Pampa Pinot Noir – lançamento

Vinho Épico II – lançamento

Sobremesa

Sorvete de creme com calda de vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon

Espumante Poesia do Pampa Demi-Sec

 

Sobre a Guatambu

A Guatambu é uma vinícola boutique que trabalha com administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, desde 2003. Situada no coração do pampa gaúcho, na fronteira com o Uruguai, o cultivo da videira é marcado por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos.

A vinícola conta com um complexo enoturístico, que engloba área de produção, auditório, sala de degustação, salão com parrilla para eventos e loja, com referências arquitetônicas voltadas à cultura gaúcha e às estâncias do pampa, sendo considerada referência em estilo, beleza e modernidade. Desde maio de 2016 funciona com 100% de energia solar, tornando-se o primeiro empreendimento da área na América Latina movida através de energia limpa.estanciaguatambu.com.br | guatambuvinhos.com.br