janete-1

Evento ocorre nos dias 07, 08 e 09 de novembro na Sala Alziro Azevedo

 

A professora, musicista e pesquisadora Janete El Haouli chega a Porto Alegre nos dias 07, 08 e 09 de novembro para ministrar o curso Radioarte. A atividade é uma realização do Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas da UFRGS, através do Grupo de Pesquisa sobre Cena e Radiofonia, coordenado pela atriz e professora Mirna Spritzer.

Janete é musicista, produtora cultural e pesquisadora com ênfase em rádio como mídia experimental, em voz musical estendida, ecologia sonora e paisagem sonora. Desde 2013 coordena o Espaço TOCA, em Londrina, onde trabalha com a criação e pesquisas sobre experimentação vocal, experiências radiofônicas e de paisagens e ecologias sonoras. Neste curso, a artista trará a experiência do rádio feito por artistas. Suas conexões e convergências com o cinema, teatro, música, artes visuais e poesia sonora.

No curso, a artista trará a experiência do rádio feito por artistas. Suas conexões e convergências com o cinema, teatro, música, artes visuais e poesia sonora.
Experiências multidisciplinares no rádio, sobre o rádio e para o rádio. Escuta de obras radiofônicas – históricas e atuais – de artistas que utilizam o rádio como mídia inventiva e não apenas reprodutiva, além análise sobre mídia experimental, voz musical estendida e a escuta de vozes, sons e ruídos de artistas como Dziga Vertov e  Walter Rutmman, Luigi Russolo e a arte dos ruídos de Mauricio Kagel, John Cage, Orson Welles, Fatima Miranda, Demetrio Stratos e Diamanda Galas, entre muitos outros.

Os encontros ocorrem na Sala Alziro Azevedo das 18h30 às 21h. Informações e inscrições: radioarteufrgs@gmail.com

 RADIOARTE

Curso com Janete El Haouli

Dias 7, 8 e 9 de novembro,  das 18h30 às 21h

Sala Alziro Azevedo (Rua General Vitorino, 255)

Informações e Inscrições: radioarteufrgs@gmail.com

Coordenação: Mirna Spritzer
Produção: Angelene Lazzareti
Arte: Jaqueline Rhoden
Realização:
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Instituto de Artes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Janete El Haouli é musicista, produtora cultural e pesquisadora com ênfase em rádio como mídia experimental, em voz musical estendida, ecologia sonora e paisagem sonora. Possui bacharelado em Música (piano) pela Faculdade de Música Mãe de Deus de Londrina, PR (1977). Mestrado em Ciências da Comunicação com a dissertação “Demetrio Stratos: a escuta da voz-música” (1993) e Doutorado em Artes com a tese “RadioPaisagem” (2000), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre “Arte Acústica Radiofônica” (2007). Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Música e Teatro (1981-2011). Criou e coordenou o programa radiofônico “Música Nova : rádio para ouvidos pensantes” (1991-2005) pela Rádio UEL FM e o Núcleo de Música Contemporânea da UEL (1993-2008). Foi diretora da Rádio Educativa UEL FM (2001-2005), da Casa de Cultura da UEL (2007-2010) e do Setor de Informação e Comunicação do Centro Cultural São Paulo (2012). Em 2013, criou e atualmente coordena o espaço TOCA: arte ação criação na cidade de Londrina, através do qual segue promovendo e organizando atividades pedagógicas, de criação e de pesquisas na área da experimentação vocal, da arte radiofônica, da criação com paisagens sonoras e da ecologia sonora. Seus trabalhos têm sido apresentados em eventos no Brasil e no Exterior. Em 2014 recebeu prêmio internacional no Concurso de Produções Radiofônicas da 10ª. Bienal Internacional de Rádio do México. Integra o Collectif Environnement Sonore (France- Suisse) e o Grupo Ars Acustica International.