touro-n1167_creditovalterjosepotter

Estância recebeu 15 premiações na categoria animais rústicos, com destaque para os trios de touros rústicos P. Hereford e Braford; animais estarão à venda no Remate Guatambu Alvorada e Caty nesta quinta, 20 de outubro

A Estância Guatambu consagrou-se no último sábado, 15 de outubro, a grande campeã da 104ª Expofeira de Bagé, levando para casa 15 premiações na categoria animais rústicos, com destaque para os trios de touros rústicos P. Hereford e Braford. Esta é a primeira vez que uma mesma cabanha recebe as maiores premiações das duas raças durante o evento. Os animais estarão à venda nesta quinta-feira, 20 de outubro, na 44ª edição do Remate Guatambu, Alvorada e Caty, que ocorre na sede da estância, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Organizada pela comissão de exposições de feiras do Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha (NHB), filiado à Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Parque Visconde Ribeiro Magalhães, a mostra que integrou a programação da Expofeira teve como jurado o sócio e criador Paulo Azambuja, de Arambaré (RS).

O melhor exemplar rústico Hereford PC foi o animal tatuagem M1057, que recentemente recebeu premiações durante a Expointer 2016 nas categorias Campeão 3 anos Polled Hereford PC e Grande Campeão Polled Hereford PC da exposição. O mesmo trio foi vencedor na Exposição Nacional HB 2016, que ocorreu no município de Alegrete, no mês de maio. Na ocasião, o trio sagrou-se Lote Campeão da categoria, Lote Reservado de Grande Campeão Polled Hereford PC e o touro tatuagem M1063 venceu como Melhor Macho Rústico P. Hereford PC na Nacional 2016.

Em 2015 os animais foram campeões da Prova de Avaliação a Campo Hereford da Embrapa-ABHB, alcançando os três primeiros lugares (tatuagens M1063, M1057 e M1003, respectivamente) na categoria. O vencedor da prova entre os animais da raça Hereford foi o touro Épico M1063, filho do touro Tannat, um dos líderes de venda de sêmen da Central Lagoa da Serra.

De acordo com o médico veterinário e diretor-proprietário da Guatambu, Valter José Pötter, a conquista inédita é um grande motivo de comemoração: “tivemos uma disputa acirrada durante a avaliação, em especial entre os touros Braford, com grandes concorrentes”, conta.

Durante o remate, estarão à venda 162 touros e 120 novilhas.  Todos os animais possuem genética superior por desempenho de produção pela Conexão Delta G, a seleção por DEPs. Os DEPs (Diferencial Esperado de Produção) são os índices genéticos dos animais para características como crescimento, precocidade, fertilidade e as características de carcaça. Nos touros Braford, serão 122 em pista. Essa será a melhor oferta em qualidade de todos os anos, com touros diferenciados, de índices genéticos altíssimos, muitos deles indicados aos testes de progênie da Conexão Delta G e às centrais de inseminação. “Em termos de qualidade, teremos touros com índices genéticos para produção de carne superiores e com teste de progênie em andamento, o que é um grande diferencial. São animais que chegam ao consumidor com DEP genômica para resistência ao carrapato, um grande diferencial das empresas promotoras do evento”, revela Pötter.

SOBRE A ESTÂNCIA GUATAMBU

Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais.

Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos. Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas.

Desde maio de 2016 a vinícola funciona com 100% de energia solar, tornando-se o primeiro empreendimento da área na América Latina movida através de energia limpa. estanciaguatambu.com.br | guatambuvinhos.com.br