9-mentiras-estúdio--foto-de-Renata-Biglia

Após apresentações na Espanha, espetáculo retorna a Porto Alegre com sessões de 7 a 11 de setembro

 

Após apresentações na Espanha, em Barcelona e Valência, volta a Porto Alegre para curtíssima temporada, de 7 a 11 de setembro, o espetáculo 9 Mentiras Sobre a Verdade. Com texto de Diones Camargo, direção do cineasta Gilson Vargas e atuação de Vanise Carneiro, a montagem investe na construção de uma dramaturgia original voltada para as questões fundamentais de nosso tempo. 9 Mentiras Sobre a Verdade aborda o tema da identidade e fala sobre a dificuldade de reconhecer a si próprio em meio às tendências de um mundo hipermoderno, fragmentado, globalizante e virtualizado. Com humor e poesia, expõe as nossas pequenas esquizofrenias cotidianas e as mentiras que criamos para sobreviver na Babel contemporânea.

Em sua primeira visita a um grupo de apoio a mentirosos compulsivos, uma mulher se apresenta como “Lara: 36 anos, três dias sem…”. A partir desse encontro ela narra aos membros do grupo – o próprio público – as diversas facetas de sua vida incrível: a atriz de cinema, a mulher preocupada com o destino do Universo, a mãe que estoca congelados no freezer, a amante que é abandonada no chão do aeroporto.

O espetáculo estreou em 2010 e já percorreu mais de 20 cidades do Brasil e também do exterior, tendo feito temporadas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu e Barcelona. O espetáculo, vencedor do Prêmio Açorianos 2010 na categoria Melhor Atriz (Vanise Carneiro) e indicado ao mesmo prêmio na categoria Melhor Dramaturgia, já participou de diversos festivais nacionais em diferentes estados brasileiros, e em 2016 esteve em cartaz na Espanha, com apresentações nas cidades de Barcelona e Valência.

As sessões ocorrem de quarta a domingo, às 20h, e os ingressos custam R$ 30,00 e estarão à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo. Para saber mais, acesse http://novementiras.blogspot.com.br/ | https://www.facebook.com/ciateatroliquido/?fref=ts

Saiba Mais

FICHA TÉCNICA

Concepção: Vanise Carneiro, Diones Camargo e Gilson Vargas
Texto: Diones Camargo
Direção: Gilson Vargas
Atuação: Vanise Carneiro
Iluminação: Fernando Ochôa
Som: Gabriela Bervian
Trilha Original: Gabriela Bervian e Gilson Vargas
Cenário e Figurino: Teatro Líquido
Produção: Vanise Carneiro e Teatro Líquido
Realização: Teatro Líquido

Assessoria de Imprensa – Bruna Paulin Assessoria de Flor em Flor

DURAÇÃO – 60 minutos

Espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos de Melhor Atriz 2010

Sobre a equipe:

 GILSON VARGAS – diretor

O cineasta Gilson Vargas é também roteirista, produtor e compositor. Estreou no cinema em 1999 com o média-metragem Até – ganhador do prêmio de Melhor Curta Gaúcho, em Gramado. Escreveu e dirigiu os curtas: Vaga-lume, Quem?, A Sombra do Outro, Dois Coveiros, Casa Afogada com exibições e premiações em festivais nacionais e internacionais. Lançou em 2015 o longa-metragem Dromedário no Asfalto. Prepara seu segundo longa, A Colmeia, que tem roteiro de Diones Camargo, consolidando a parceria no cinema assim como no teatro com o jovem dramaturgo local.

VANISE CARNEIRO – atriz                                                                                        

Atriz, diretora e produtora de teatro, Bacharel em Artes Cênicas pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS (1996). Recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Direção e Melhor Cenário em 1998 pelo Espetáculo Ella. Como atriz foi indicada quatro vezes consecutivas ao Prêmio Açorianos e em 2010 recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz por 9 Mentiras Sobre a Verdade. Em cinema recebeu diversos prêmios, entre eles: Melhor Atriz na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado pelo filme Vaga-lume, Candango de Melhor Atriz do Festival de Cinema de Brasília.

DIONES CAMARGO – dramaturgo                                                                              

Dramaturgo e roteirista, graduado em Teatro pela UFRGS, é autor de Andy/Edie (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005), Último Andar (Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), Parque de Diversões, Teresa e o Aquário (VIII Prêmio PalcoHabitasul – Melhor Roteiro 2008), O Tempo Sem Ponteiros, 9 Mentiras Sobre a Verdade, Os Plagiários (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 – Melhor Dramaturgia), Hotel Fuck, F.R.A.M.E.S. e Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor; dramaturgista dos espetáculos O MAPA_, Peru, NY e Buarqueanas. No cinema é roteirista do longa-metragem A Colmeia, atualmente em fase de pré-produção.

 9 Mentiras Sobre a Verdade

De 7 a 11 de setembro, 20h

Sala Alvaro Moreyra – Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo, 307

Ingressos R$ 30,00