NBC_Tom-Brokaw_Foto--Eduardo-Rocha-2007

Canal norte-americano apresentará reportagens sobre “um Brasil que só os brasileiros conhecem” a partir de 05 de agosto

 

A partir desta sexta-feira, 05 de agosto, a rede norte-americana NBC apresentará, dentro da cobertura dos Jogos Olímpicos no Brasil, uma série de reportagens sobre diversos locais no Brasil que são pouco conhecidos fora do país. A Estância Liberdade, de Rolante, RS, integra esta lista.

Uma equipe de oito profissionais liderados pelo diretor Matthew Allan viajou por alguns meses pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Amazonas, encerrando sua jornada no Rio Grande do Sul. O resultado passa a ser exibido nos principais programas da emissora americana, nas mais de seis mil horas de transmissão que estão programadas para estas Olimpíadas. “Queríamos apresentar um Brasil bem distante desse estereótipo de mulata-carnaval-futebol. Um Brasil que só os brasileiros conhecem”, afirmou a gerente de projeto da NBC Marcela Alves.

Durante a estada em solo gaúcho, a equipe filmou por dois dias na estância. Nas imagens reunidas pelas câmeras da NBC, muito campo, gaúchos trabalhando de bota e bombacha, mate, churrasco e sobretudo, cavalo crioulo. A raça mais tradicional do Rio Grande do Sul surpreendeu principalmente o apresentador Tom Brokaw, ex-âncora do NBC Night News e um dos mais importantes nomes do jornalismo televisivo nos EUA, que fez questão de cavalgar pelos campos da propriedade e não poupou elogios ao criatório do empresário Evaldo Rosa.

A família Rosa vive a expectativa de ver as imagens circulando pelo mundo: “O sentimento de representar o Rio Grande do Sul é de responsabilidade e orgulho. É uma honra poder apresentar a nossa cultura, os nossos costumes e a nossa terra. Estamos na expectativa de ver o resultado desse projeto”, destacou o empresário. “Eles ficaram muito curiosos em relação ao Cavalo Crioulo. Fizeram muitas perguntas e se disseram surpresos com a sua inteligência e habilidade”, completou o proprietário da Estância Liberdade.

A NBC é a principal parceira do Comitê Olímpico Internacional, desde os Jogos de Tóquio, em 1964. Pelos direitos de transmissão de 2014 a 2020, inclusive o Rio, pagou US$ 4,38 bilhões, valor então recorde para os Jogos. Depois, por 2021-32, desembolsou US$ 7,65 bilhões, novo recorde. Os números da cobertura no Brasil são grandiosos. Será “mais abrangente que qualquer outro evento na história”, segundo Jim Bell, que está em sua terceira Olimpíada como produtor executivo, responsável por programar as 6.755 horas de cobertura – em duas semanas– pelos 11 canais e plataformas digitais do grupo NBC Universal. Ao todo, a NBC trouxe ao Brasil 4.000 profissionais para trabalhar exclusivamente na cobertura dos Jogos Olímpicos.

Sobre a Estância Liberdade

Fundada em 2012 por Evaldo Rosa, a Estância da Liberdade localiza-se no município de Rolante, RS. O empresário que sempre gostou de cavalos e de laçar resolveu fundar a cabanha em busca do cavalo integral, através de matrizes premiadas, como Entrosada, Grande Campeã da Expointer e do Freio de Ouro. A cabanha investiu em cotas dos consagrados Guapo e Comediante. Se ouviu muita gente, se percorreu lugares em busca de genética e aprendizado. Seus animais trazem no sangue um pouco do melhor que foi selecionado até hoje na Raça Crioula. http://www.estanciadaliberdade.com.br