TIA 1

Projeto independente de arte de rua ocupa uma vez por mês o Parque Mascarenhas de Moraes no bairro Humaitá

 

Porto Alegre, 25 de julho de 2016 – O Teatro Mototóti retorna ao Parque Mascarenhas de Moraes para promover mais uma edição do projeto independente de arte de rua Se Essa Rua Fosse Minha, no domingo, 31 de julho. A companhia recebe em sua sede pública o Grupo Tia, de Canoas.

Com o objetivo de ocupar o parque com atividades regulares, o projeto promove diversas atividades artísticas que contemplam a rua como palco, além de uma programação que conta com aulas de yoga, rodas de chimarrão, entre outras.

Os atores Fernanda Beppler e Carlos Alexandre, fundadores da companhia, são moradores do Humaitá e usam o parque como sua sede pública, onde desenvolvem ensaios e promovem apresentações. “Nosso desejo é fomentar a formação de plateia a longo prazo e trazer a comunidade à rua, para conviver em harmonia com a natureza e seus vizinhos”, declaram.

Em 2015, o Se Essa Rua Fosse Minha recebeu em torno de 1.500 pessoas em sete edições, tanto do Humaitá quanto espectadores de diversos bairros de Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. O grupo apresentou todos os espetáculos de seu repertório, além de aulas de pilates e boxe chinês.

Neste domingo, o Grupo Tia é o convidado, com o espetáculo “Histórias de Circo e Lona”. O evento também conta com aula de pilater com a professora Bárbara Neumann, doação de mudas de plantas, distribuição de bergamotas e roda de chimarrão com bate papo com os artistas, tudo com entrada franca. Para mais informações, acesse: www.mototóti.com.br.

Saiba Mais

O Teatro Mototóti existe há oito anos e já possui quatro espetáculos em seu repertório. Formado pelos atores Carlos Alexandre e Fernanda Beppler em 2007, o grupo vem se destacando no cenário de teatro de rua, atuando em todo o país, tendo como características de trabalho a pesquisa e prática permanentes em teatro de rua e a construção/manutenção de um repertório de espetáculos, com o propósito de colocar em cena trabalhos autorais que dialoguem com o público nos mais diferentes lugares.

O primeiro espetáculo, O Vendedor de Palavras – Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2008 –   já foi assistido por 80 mil espectadores em mais de 270 apresentações e ganhou uma versão em espanhol, para apresentações na Argentina e Uruguai. A segunda montagem do grupo, i-MUndo – Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2010 – estreou em setembro de 2011 na capital gaúcha e vem realizando participações em importantes mostras e festivais pelo país.  Ao final de 2012, o Grupo comemorou seu quinto ano de atividades, trazendo à cena mais um espetáculo de teatro de rua, “Folia dos Reis”, um auto que conta a história do Natal sob a perspectiva dos três Reis Magos. O espetáculo estreou no Natal luz de Gramado e integra as principais festividades de Natal do Sul do país.

Em 2013 o Grupo trouxe à cena a história da vida e obra de Hermeto Pascoal, com a peça “Hermeto Pascoal: o mago dos sons”, que mescla a linguagem teatral com a contação de histórias. 2014 foi o ano da estreia de Flor da Vida, quarto espetáculo do repertório do Grupo, contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes na Rua (Circo Dança e Teatro) 2013. Este trabalho teve orientação de Esio Magalhães (Barracão Teatro – Campinas/SP), referência na linguagem do palhaço no Brasil. Em 2015 o grupo expandiu seu núcleo de contação de histórias, trazendo à cena o espetáculo Histórias da Bergamotinha, em que utiliza diversos elementos teatrais para contar histórias encenadas e musicadas, apresentando um trabalho multilinguagens que resultou em uma contação de histórias altamente teatral.

EQUIPE TÉCNICA:

Coordenação: Fernanda Beppler e Carlos Alexandre
Curadoria: Fernanda Beppler, Carlos Alexandre, Mariana Beppler e Geison Aquino.
Coordenação de Produção: Mariana Beppler
Produção Executiva: Geison Aquino
Técnico de Som: Vitório Oliveira Azevedo
Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin – assessoria de flor em flor
Iniciativa e Realização: Teatro Mototóti

PROGRAMAÇÃO:
14h30: Doação de mudas de plantas e Momento “bergamotas ao sol”

15h – Aula de Pilates com Personal Pilates By Bárbara Neumann
16h – Espetáculo “Histórias de Circo de Lona” (Grupo Tia)
17h – Roda de Chimarrão e bate-papo com os artistas
17h30 – Encerramento

 

SERVIÇO:

Evento: Circuito Se Essa Rua Fosse Minha
Data: 31 de julho, domingo
Local: Parque Mascarenhas de Moraes (Rua Palmira Gobbi, Humaitá, Porto Alegre/RS)
Horário: a partir das 14h30
Ingresso: Gratuito – contribuição espontânea no chapéu para atividades artísticas
Realização: Teatro Mototóti