brunchvineria_creditocarlacarvalho

Após participar no mês de abril do Concurso de Vinhos Feminalise na França, a sommelier Carla Carvalho, única brasileira a integrar o time de avaliadoras, retornou ao Brasil com diversas novidades na sua loja de vinhos e wine bar, a Vineria Brasil.

Todos os domingos das 11h às 15h, o espaço promove brunch com cardápio assinado pela chef Marcia Cardozo. No cardápio, brioche tostado, caldos de aipim com pesto em moranga com laranja, gengibre e bacon, cookies e biscoitos, foccacias, pães com fermentação natural, entre outras iguarias, que variam sazonalmente.

O empreendimento, localizado na zona sul de Porto Alegre, já se tornou queridinho da vizinhança, que comparece em peso aos eventos da casa, como jantares harmonizados, bazares e festas particulares. Com foco em rótulos de vinícolas boutique, valorizando produtos de alto padrão e, em alguns casos, exclusivos na loja, a Vineria oferece atualmente 95 rótulos de vinhos e espumantes nacionais e importados. Quatro deles, do sul da Itália, são encontrados em Porto Alegre apenas na loja.  “Esse cuidado de estar sempre em busca de novidades é um dos nossos objetivos aqui na Vineria”, conta. A sommelier acredita que esse seja o principal diferencial do local, que, apesar de ter uma proposta bem descontraída, não abre mão de qualidade e originalidade.

O valor do brunch por pessoa é de R$ 45,00 (bebidas não inclusas). É necessário fazer reserva através dos contatos 51 35578059 | 81237304. A casa funciona de quarta a sexta-feira, das 16h às 22h30, sábados das 15h às 22h30 e domingos das 10h às 18h.

Sobre a Vineria Brasil

Aberta ao público em dezembro de 2015, a Vineria Brasil é uma loja de vinhos e wine bar, localizada no bairro Assunção, em Porto Alegre, que trabalha com pequenas e médias vinícolas predominantemente brasileiras. Lá podemos encontrar também novidades da Itália, Portugal, Espanha, Argentina e Chile; o foco são rótulos menos comerciais, alguns comercializados exclusivamente pela casa.

A ideia central do empreendimento da sommelier Carla Carvalho é descomplicar o consumo do vinho. “Ninguém precisa entender de vinhos para beber, basta gostar. Este é o nosso papel, a partir de sua preferência procuramos orientar sua escolha de forma simples e direta, sugerindo quando solicitado alguma harmonização com nossos pratos”, revela Carla.

A loja possui uma máquina Enomatic que disponibiliza quatro rótulos diferentes para os vinhos em taças. Os vinhos são trocados periodicamente, de forma que possibilite ao cliente conhecer em um curto prazo todos os rótulos da casa. Fica a critério do cliente o consumo em taças ou a compra de garrafas na loja, que podem ser consumidas na casa com petiscos e pratos harmonizados para cada opção.

Atualmente, a casa oferece 95 rótulos entre espumantes, tintos e brancos. O cardápio é composto por petiscos, sopas e massas caseiras. Produção totalmente artesanal; destaque para o trio de pães que compõe o prato Vineria Brasil, marca registrada da casa.

Paralelo aos serviços de wine bar e loja, a Vineria também promove eventos, workshops e palestras para pequenos grupos sobre vinhos em geral, além de jantares harmonizados.

A Vineria Brasil fica na Rua Sargento Nicolau Dias de Farias, 166 e funciona de quarta a sexta-feira das 16h às 22h30, aos sábados das 15h às 22h30 e domingos das 11h às 18h. Informações e reservas: 51 35578059 | 51 81237304 | facebook.com/vineriabrasil | @vineriabrasil

Sobre Carla Carvalho

Breve Histórico da Proprietária

Em 2014 Carla Carvalho, oriunda do mercado financeiro, encerrou suas atividades neste segmento e iniciou estudos na área de Sommellerie. Até então o vinho era uma grande paixão. Durante os anos que antecederam a mudança de profissão realizou algumas viagens a regiões vinícolas em busca de conhecimento. Logo após o término da antiga profissão ficou dois meses entre Portugal, França e Itália visitando as grandes cidades e também regiões vinícolas no Douro, Alentejo, Evora, Borgonha, Provence, Toscana, Piemonte e Sicilia, aprimorando conhecimentos e buscando ideias para um negócio original de vinhos no Brasil. Em out/2015 concluiu um MBA em Sommellerie pela FISAR – Federazione Italiana Sommelier, Albergatori e Ristoratori – ministrado em Flores da Cunha, na Escola de Gastronomia da UCS. Curso de 400 horas que incluiu um módulo de uma semana de visitas a vinícolas na Sicilia em abr/2015.

Da experiência adquirida nas viagens e do conhecimento obtido através da especialização nasceu a Vineria Brasil.