franky2_credito_claudioetges

Segunda montagem infantil da companhia integra projeto Formando Plateias com Franky/Frankenstein que promove sessões da peça e oficinas em 17 regiões do Orçamento Participativo com financiamento do Fumproarte

Desde 01 de junho, o Teatro Sarcáustico está circulando por escolas municipais de Porto Alegre promovendo o projeto “Formando Plateias com Franky/Frankenstein”. A companhia, que comemora 12 anos de pesquisa cênica em 2016, realiza apresentações pelas 17 regiões do Orçamento Participativo da cidade, ministrando oficinas para educadores e educandos, além de sessões do espetáculo, com entrada franca. As atividades têm financiamento do Fumproarte.

Serão ao total, 34 oficinas gratuitas de Formação de Plateia em 17 escolas públicas municipais. A atividade será dividida em três etapas: encontro com educadores; encontro com educandos e apresentação da peça. O projeto ainda promove debates após as performances com intuito de desenvolver na prática os conteúdos das oficinas, que tem supervisão da psicopedagoga Patrícia Salge Lessa Colin.

“Estas oficinas têm como objetivo aproximar o espectador do fazer artístico, priorizando um mergulho do público na temática e nos elementos próprios da cena, antes mesmo da apreciação de um espetáculo teatral, aproximando o espectador do teatro e dando aval para sua interpretação”, afirma Patrícia. Nestes 12 anos de existência, o Sarcáustico aprofundou sua pesquisa de linguagem cênica ao experimentar novas possibilidades de utilização do espaço teatral, bem como ao elaborar e produzir espetáculos com dramaturgias inéditas, sejam originais ou adaptadas de obras literárias de autores contemporâneos. Estas se tornaram, sobretudo, as marcas dos espetáculos e das performances do grupo. Além disso, a companhia mantém oficinas de montagem e formação de plateia há seis anos na Usina do Gasômetro onde participa de residência artística através do projeto Usina das Artes – SCPMPA com uma pesquisa aprofundada na pedagogia da arte, tendo participado de projetos como Usina da Educação, entre outros.

Franky/Frankenstein é a segunda montagem para o público infantil do Teatro Sarcáustico. Tendo como inspiração o clássico Frankenstein de Mary Shelley, o espetáculo lança seu olhar sobre o estranho, as diferenças, a superação e a amizade. A peça é vencedora do Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz, Direção, Dramaturgia, Figurino e Espetáculo.

“Franky/Frankenstein” é uma história de aceitação. Com uma linguagem inspirada na obra de Tim Burton, os atores narram a aventura de Victor, um menino curioso e solitário que decide criar seu próprio melhor amigo. Mas Franky, a criatura, é bem diferente do que ele esperava. Depois de muitas confusões eles vão descobrir que a amizade verdadeira não tem nada a ver com ser igual a todo mundo.

O respeito pelo outro é um dos temas abordados no espetáculo. “Um dos temas em voga no universo infantil é o bullying e, cada vez mais parece pertinente trabalhar e explorar este assunto nas diferentes instâncias em que circulam nossos pequenos”, revelam as Orientadoras Pedagógicas da peça, Catharina Silveira e Patrícia Colin. Partindo do clássico Frankenstein, de Mary Shelley, a montagem torna-se uma história de aceitação. “Franky/Frankenstein é uma peça que deseja possibilitar a nossas crianças um importante aprendizado: nossas ações geram consequências e o mundo em que vivemos depende de nossas atitudes”, afirmam.

O grupo está registrando o processo do projeto através do blog http://frankyfrankenstein.blogspot.com.br/. As apresentações seguem até 08 de julho, com entrada franca.

Confira a programação:

DATA ESCOLA
01/06 EMEI JARDIM BENTO GONÇALVES
02/06 EMEI HUMAITÁ
08/06 EMEI ILHA DA PINTADA
09/06 EMEI JP PASSARINHO DOURADO
10/06 EMEI JP CANTINHO AMIGO
15/06 EMEI MIGUEL GRANADO VELASQUEZ
16/06 EMEI JP PATINHO FEIO
17/06 EMEI UNIDOS DA PAINEIRA
22/06 EMEI VILA TRONCO
23/06 EMEI GIRAFINHA
24/06 EMEI DOS MUNICIPÁRIOS TIO BARNABÉ
29/06 EMEI DA VILA ELIZABETH
30/06 EMEM EMÍLIO MEYER
01/07 EMEI PONTA GROSSA
06/07 EMEI JP CIRANDINHA
07/07 EMEI JP MEU AMIGUINHO
08/07 EMEF CHAPÉU DO SOL

Ficha Técnica

Direção Daniel Colin

Dramaturgia Teatro Sarcáustico

Elenco Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático

Direção Coreográfica Denis Gosch

Orientação Pedagógica Catharina Silveira e Patrícia Colin

Design Gráfico Ricardo Zigomático

Cenário Douglas Dias e Ricardo Zigomático

Iluminação Maira Prates

Figurino Fabrízio Rodrigues

Trilha Sonora Teatro Sarcáustico

Produção e realização Teatro Sarcáustico

Assessoria de Imprensa Bruna Paulin Assessoria de Flor em Flor

Classificação etária – a partir de 03 anos

Duração 45 min

 

Saiba Mais

Sobre o Teatro Sarcáustico

O Teatro Sarcáustico foi fundado em 2004 por formandos do curso de Artes Cênicas da UFRGS. Nestes 10 anos de trabalho continuado, o grupo criou espetáculos ousados e impactantes como os sucessos Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá (Prêmios Açorianos e Braskem em Cena de Melhor Espetáculo e Direção, dentre outros) e Breves Entrevistas com Homens Hediondos (Prêmio Braskem em Cena de Melhor Espetáculo). Em 2014, o Sarcáustico completou 10 anos de pesquisa continuada em artes cênicas, cujo trabalho vem se especializando em espetáculos realizados em espaços não-convencionais, com dramaturgias originais e atmosferas performáticas. O repertório conta com cinco espetáculos adultos, dois infantis, um projeto de performances urbanas e uma performance audiovisual-transmídia. O Teatro Sarcáustico atualmente é um dos grupos residentes do projeto “Usina das Artes” (PM Porto Alegre).