carlacarvalho_divulgacao

Carla Carvalho participa do evento na Borgonha

A sommelier Carla Carvalho viaja para França para representar o Brasil no Concurso de Vinhos Feminalise, que ocorre na quinta-feira, dia 14 de abril, em Beaune, no coração da Borgonha.

Carla foi convidada pela organização do evento para integrar o time de avaliadoras de todo mundo, sendo a primeira brasileira a degustar os rótulos inscritos. O evento, criado em 2007, só aceita degustadoras para participar do júri. Em 2015, foram mais de 3500 rótulos classificados por mais de 600 integrantes.

Até o dia 30, a Vinheria Brasil, loja de vinhos e wine bar comandada por Carla, funcionará somente às sextas-feiras e sábados, das 17h às 22h30. A empresária aproveitará a viagem para trazer novidades ao seu empreendimento, instalado na Zona Sul de Porto Alegre.

 Sobre a Vinheria Brasil

Aberta ao público em dezembro de 2015, a Vinheria Brasil é uma loja de vinhos e wine bar, localizada no bairro Tristeza, em Porto Alegre que trabalha majoritariamente com rótulos brasileiros, de vinícolas boutique.

A ideia central do empreendimento da sommelier Carla Carvalho é desmistificar o conceito elitista do consumo do vinho, a exemplo do que ocorre em diversos países onde a cultura vinícola já é consolidada. “A Vinheria Brasil almeja replicar a qualidade com simplicidade que encontramos em wine bars de países europeus. Em linha com esse propósito, em termos de custos priorizaremos vinhos mais acessíveis, logicamente sem abrirmos mão de qualidade e originalidade”, revela Carla.

A loja possui uma máquina Enomatic que disponibiliza quatro rótulos diferentes para os vinhos em taças. Os vinhos são trocados periodicamente, de forma que possibilite ao cliente conhecer em um curto prazo todos os rótulos da casa. A principal ideia do empreendimento é fomentar o consumo de vinhos de forma despojada, em especial vinhos nacionais. “Nos últimos anos nossa indústria vinícola evoluiu muito, porém a maior qualidade alcançada pelos vinhos nacionais infelizmente ainda não é conhecida pelo grande público. A Vinheria Brasil pretende dar maior visibilidade ao produto nacional, seja na loja, onde o cliente poderá adquirir sua garrafa e consumi-la no local, se assim o desejar, ou no wine bar, que oferecerá petiscos harmonizados para cada opção”.

Atualmente, a casa oferece 85 rótulos entre espumantes, tintos e brancos, 77 nacionais e oito importados de 27 vinícolas, 19 nacionais, como Cave Geisse, Guatambu, Adolfo Lona, entre outras. O cardápio é composto por petiscos e pequenas refeições, desenvolvido com inspiração nas tapas espanholas, com influência predominante das culinárias gaúcha e italiana. Para cada opção de prato há uma sugestão de harmonização, e o cliente poderá optar pelo consumo do vinho em taças (de dois tamanhos) ou garrafa.

Paralelo aos serviços de wine bar e loja a Vinheria Brasil também promove eventos, workshops e palestras para pequenos grupos sobre vinhos em geral.

A Vinheria Brasil fica na Rua Sargento Nicolau Dias de Farias, 166 e funcionará de 12 a 30 de abril às sextas e sábados, das 17h às 22h30. Informações e reservas: 51 35578059 | 51 81237304 | facebook.com/vinheriabrasil | @vinheriabrasil

Sobre Carla Carvalho

A sommelier Carla Carvalho trabalhou durante muitos anos no mercado financeiro, onde atuou por vários anos em bancos como Gerente de Relacionamento de empresas. Em 2014, encerrou suas atividades na área e iniciou os estudos na área de sommelierie, atividade que até então era desenvolvida como hobby, visitando Portugal, França e Itália, onde pode viajar para as regiões vinícolas no Douro, Alentejo, Évora, Borgonha, Provence, Toscana, Piemonte Sicília, aprimorando conhecimentos e buscando ideias para um negócio original de vinhos no Brasil, onde surgiu o projeto da Vinheria Brasil.

Carla concluiu um MBA em Sommelièrie pela FISAR – Federazione Italiana Sommelier, Albergatori e Ristoratori – ministrado em Flores da Cunha, na Escola de Gastronomia da UCS. O curso de 400 horas incluiu um módulo de uma semana de visitas a vinícolas na Sicília em abril de 2015.