Cavaleiros da Paz - Mongólia 2014
Khogno Khan – Mini Gobi, 20 de julho de 2014. Cavalgada pelas estepes semidesérticas, dunas de areia e chegada ao Hogno Han Park

Confraria fundada em 1990 realiza sua décima quinta cavalgada internacional com grupo de 25 integrantes

 

Na próxima segunda-feira, dia 01 de fevereiro, um grupo de 25 cavaleiros, entre 14 e 85 anos, embarca para o México para realizar a décima quinta cavalgada internacional promovida pela confraria Cavaleiros da Paz. O grupo, fundado por Antônio Augusto Fagundes e formado por tradicionalistas, existe desde 1990 realizando intercâmbio com grupos de cultura equestre pelo mundo, e foram certificados pelo governo do Estado como Embaixadores da Tradição e Folclore do RS em 2013.

O roteiro, que tem duração de 11 dias, percorrerá o coração do México colonial por paisagens do Oeste do continente, passando por fazendas dos séculos XVI e XVII. No dia 03, serão recebidos pelo embaixador do brasileiro Enio Cordeiro, em evento na embaixada brasileira na Cidade do México, onde oficializam sua visita ao país.

“A cavalgada será em áreas e trajetos que remetem à história da Revolução Mexicana e a Rota da Prata Espanhola”, revela o cavaleiro Elton Saldanha. Para o Presidente José Antônio Basto de Castro, o Toco, “Será um grande intercâmbio cultural visitar as aldeias coloniais, participar das festas culturais mexicanas, cavalgar com o charros em locais de muita tradição vaqueira.” Os charros, nome dado aos cavaleiros mexicanos, emprestarão ao grupo seus cavalos Quarta de Milla, acompanharão o roteiro e farão apresentações das suas culturas equestres. “Esta troca de experiências é característica das nossas viagens. Andamos sempre pilchados e levamos nossas músicas e poesias a todo lugar, mas o maior objetivo é sempre disseminar a paz, irmanando povos distantes sobre o lombo do cavalo”, relata Mauricio Junqueira, Vice-Presidente da Confraria.

Serão em média seis horas por dia de montaria, visitando diversas fazendas históricas e vilas coloniais como San Miguel de Allende, Guanajuato e Hidalgo Dolores, classificadas como patrimônio histórico pela UNESCO. O objetivo é percorrer mais de 200 km durante os dias de viagem.

Vinte e cinco pessoas integram a excurssão, sendo 12 Cavaleiros da Paz e 13 convidados entre amigos, filhos de cavaleiros e três mulheres. Entre os integrantes, a presença de Bagre e Ernesto Fagundes que acompanharão o grupo na chegada ao México e farão algumas apresentações artísticas, junto com a Tribo do Pé no Estribo, estes tradicionalistas que cultivam o amor e respeito pelo cavalo, valorizando o companheirismo, a qualidade de vida e a aproximação dos povos.

Os Cavaleiros da Paz promoverão ainda este ano mais uma viagem internacional: será a vez de visitar a Espanha, através de uma cavalgada por Santiago de Compostela.

Saiba Mais

Os Cavaleiros da Paz é uma confraria fundada por Antônio Augusto Fagundes em 1990. Com inspiração na tradição folclórica do estado, o grupo de cavaleiros realiza cavalgadas internacionais a fim de romper fronteiras e interligar grupos de cultura equestre no mundo, cultivando o respeito ao cavalo, o companheirismo, qualidade de vida e aproximação dos povos. Já percorreram mais de 3 mil quilômetros por nove países em cinco continentes: África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Mongólia, Paraguai, Portugal e Uruguai.

 CAVALGADAS INTERNACIONAIS E OFICIAIS DOS CAVALEIROS DA PAZ

2014

XIX Cavalgada da Mongólia

2013

XIII Cavalgada Nelson Mandela

Waterberg – Limpopo – South Africa – Reserve Ant´s Hill

2011

XII Cavalgada do Canadá

British Columbia/CA – Tsylos Provincial Park

2010

XI Cavalgada do Fim do Mundo

El Calafate/AR e Ushuaia/AR

2005

X Cavalgada de São Miguel

Forte de São Miguel/UY a Rio Grande/BR

2003

IX Cavalgada dos 500 anos do Brasil – 2ª Etapa

Cabo de São Vicente/PT até a cidade de Lagoa(Algarve)/PT

2000

VIII Cavalgada dos 500 anos do Brasil – 1ª Etapa

Porto Seguro/BR (local da 1ª missa no Brasil) até Salvador/BA

1998

VII Cavalgada do Gal. San Martin

Quaraí/RS a São Borja/RS – fronteiras BR / ARG / URY

1997

VI Cavalgada das Missões

La Santissima Trinidad/PY – ARG –  São Miguel das Missões/BR

1996

V Cavalgada do Pantanal

Aquidauana/BR, a Puerto Suares/BO

1995

IV Cavalgada de Sacramento

Canguçu/BR até Colônia del Sacramento/UY

1993

III Cavalgada das Américas

A Grande Cavalgada  – Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico

Cidreira/BR a Viña Del Mar/CL

1991

II Cavalgada de Martin Ferro

Santana do Livramento/BR a La Plata/AR

1990

I Cavalgada do Paraguay

Alegrete/BR a Assunção/PY