10635838_1674873699403799_2091128217053499602_n

Papéis ao Vento – uma aposta para toda vida em cartaz no Cine Vitória

Comédia dramática baseada no romance de Eduardo Sacheri fala sobre amizade e futebol

Produção foi sucesso na argentina com 380 mil espectadores

 

Entra em cartaz nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, o longa-metragem Papéis ao Vento – uma aposta para toda vida, no Cine Vitória. A comédia dramática argentina é baseada na  obra homônima de Eduardo Sacheri – mesmo roteirista de “O Segredo de Seus Olhos” – e conta com Juan Taratuto na direção.

O futebol, uma das grandes paixões dos argentinos, é pano de fundo para uma história sobre amizade. Após a morte de El Mono (Diego Torres), Fernando (Diego Peretti), Mauricio (Pablo Echarri) e El Ruso (Pablo Rago) precisam recuperar uma grande quantia investida pelo amigo em uma promessa do futebol que não parece ser tão talentosa quanto acreditou o falecido. O dinheiro de El Mono é a única herança que ele deixou para Guadalupe, que os tios tentam a todo custo manter por perto. Papéis ao Vento é um tributo à amizade e à prova de que o amor e o humor pode triunfar sobre a tristeza.

Nome ascendente nas letras argentinas, o autor do romance homônimo e do roteiro, que co-assina com o diretor, Eduardo Sacheri explica: “Papéis ao vento é a referência do costume argentino de jogar papel picado no campo antes dos jogos”. Tudo acontece em um ambiente suburbano, entre amigos vinculados por uma especie de cordão umbilical a um conjunto de ruas e equinas. “O horizonte do ‘conurbano’ – subúrbio de Buenos Aires – é o que me interessa retratar. O modo como as pessoas falam, se relacionam, a cultura que se cruia nesse microuniverso. O futebol é uma forma de investigar essa identidade local”, revela.

Juan Taratuto, diretor do longa, afirma que Papéis ao Vento é, ao mesmo tempo, uma história muito argentina, mas também muito universal,  pelos valores que refletem na produção. “Espero que as pessoas se emocionem assistindo ao filme  como me comoveu ao ler o romance”.

O filme teve um desempenho muito bom nas bilheterias da Argentina fazendo mais de 380 mil espectadores e tornando-se um dos filmes nacionais mais assistidos do ano. No Brasil, a produção é distribuída pela Lança Filmes e integrou a produção da 39ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. “Papéis ao Vento” recebeu três indicações ao Prêmios Sur: Melhor Roteiro para Eduardo Sacheri e Juan Taratuto, Melhor Música Original para Ivan Wyzsogrod e Melhor Ator Coadjuvante para Diego Torres. O evento, promovido pela Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina, é o mais importante do cinema argentino.

Papéis ao Vento – uma aposta para toda vida

Argentina, 2015 | Gênero: Comédia Dramática | Duração: 99min

Baseado na novela de Eduardo Sacheri

Roteiro de Eduardo Sacheri e Juan Taratuto

Direção: Juan Taratuto.

Elenco: Diego Peretti, Pablo Echarri, Pablo Rago, Diego Torres, Daniel Rabinovich, Cecilia Dopazo, Paola Barrientos, Cacho Buenaventura

Produção: Dolores Llosas, Juan Taratuto, Cristian Cardoner, Mariano Gold, Mariano Suez, Axel Kuschevatzky.

Produtores associados: Alfredo Odorisio, Martin Kweller, Guillermo Pino, Diego Radivoy.

Fotografia: Javier Julia

Montagem: Pablo Barbieri

Classificação Indicativa: 16 anos

www.facebook.com/papeisaovento

Trailer – https://www.youtube.com/watch?v=k8KLGysTBfk