primeirajanela

O evento voltado ao público infantojuvenil ocorrerá na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana

A segunda edição do Festival Primeira Janela ocorre na próxima sexta-feira, dia 04 de dezembro, a partir das 14h, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana. A democratização e o acesso à produção audiovisual voltada ao público infantojuvenil são os principais focos do evento, que programa exibições de filmes e vídeos de diferentes gêneros e formatos, sem distinção.

O tema norteador do Primeira Janela neste ano é o “Ano Internacional da Luz”, evento mundialmente celebrado ao longo de 2015, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em 2013, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz no campo do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais relacionados à energia, educação, agricultura e saúde. Sem a luz, a fotografia e o cinema não existiriam. Dar à luz significa dar à vida. A seleção de filmes, os temas norteadores dos debates e as atividades artísticas terão este grande tema como premissa básica.

Com uma seleção de filmes raramente exibidos em circuito comercial, baseados na valorização da família, socialização do conhecimento e promoção da cidadania e da formação cultural de um indivíduo mais crítico e consciente. E assim, em sintonia com o tema norteador, na intenção de iluminar os corações e mentes de crianças, adolescentes, educadores, realizadores e público em geral.Os curtas selecionados integram uma mostra competitiva, na qual serão escolhidos melhor filme de curta metragem pelo júri oficial e júri popular das crianças, melhor filme de curta metragem Histórias Contadas (janela inclusiva) pelo júri oficial e melhor filme de curta metragem escolar pelojúri popular.

A sessão das 14h conta com acessibilidade. Durante a exibição do filme  “No seu lugar”, de Mariana Garotti, que será exibido em versão com audiodescrição, serão disponibilizadas vendas para o que público possa acompanhar a sessão e, assim, vivenciar uma experiência sonora e inclusiva. Após exibição na sala de cinema, o curta poderá ser assistido no saguão em sua versão original.

A programação conta com 13 obras e se encerra às 17h com o longa convidado “Vermelho como o céu”, de Cristiano Bortone (Itália, 2006). Todas as atividades têm entrada franca. Mais informações: primeirocorte@primeirocorte.com.br e 51 30289480.

Direção Geral e Curadoria: Patrícia Monegatto

Produção: Flávia Matzenbacher

Coordenação de Ações Culturais: Letícia Góes Schaurich

Coordenação Técnica: Lúcio Born

Coordenação de Ações nas Escolas: Gabriela Schaurich

Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Direção de Arte: Sandro Dreher e Luize Cidade

Ilustração: Galvão Bertazzi

Arte Gráfica: Rafael Franskowiak

Troféu: Sandro Dreher

Programação do Site: Rodrigo Costa

Still e Making Of: Ricardo Fagundes

Assessoria de Assuntos Internacionais: Laura Enrich

Vinheta: Hype Studio

Locução Vinheta: Nina Machado Born

Apresentadores: Nathália Severo e Caio Pereira

Apresentações Culturais: Mágico El Grande Falcatrua e Clube do Professor Brincalhão

Apoio: Cinemateca Paulo Amorim, IECINE, California Filmes, Prana Filmes, Cine Serra Produções, Nova Imageme Assessoria de Flor em Flor.

Produção e Realização: Primeiro Corte Produções, MOBB Moving Images, Ckooqo Entertainment

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVALPRIMEIRA JANELA 2015

04 de dezembro de 2015, Sala Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana

14h– Abertura com o Mágico El Grande Falcatrua

14h30min– Janela Infantil de Curtas Metragens Competitiva Nacional // Histórias Contadas (acessível para pessoas com deficiência visual)

Faixa etária de 07 a 12 anos

NO SEU LUGAR – Dir. Mariana Garotti – Ficção – 15’ – São Carlos/SP // exibição com audiodescrição // disponibilização de vendas para que o público possa acompanhar a sessão.

Sinopse: Laura, uma menina de nove anos, busca compreender a recente perda de visão de seu avô. Enquanto a família passa por uma fase de adaptação, ela experimenta novas situações que a aproximarão dele.

O MELHOR SOM DO MUNDO – Dir.Pedro Paulo de Andrade – Ficção – 13’ – São Paulo/SP

Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?

M.M.M – A MONTANHADO MEIO DO MUNDO – Dir.Marlon de Toledo e Olga Nenevê – Animação – 15’ – Curitiba/PR e Jaraguá do Sul/SC

Sinopse: A aventura da menina M.M.M com seus amigos Moacyr, Millôr e Murilo em busca da “montanha no meio do mundo”. M.M.M. encontra na simbologia da montanha uma maneira para enfrentar seus medos e vencer obstáculos.

NHAM-NHAM, A CRIATURA – Dir.Lucas de Barros – Ficção – 13’ – Florianópolis/SC

Sinopse: Lucas se muda para uma casa nova e faz um novo amigo que o ajuda a esquecer os problemas. Só que esquecer nem sempre é a melhor maneira de lidar com os problemas.

H2OBBY – Dir.Flávia LopesTrevisan – Animação – 03’49”  – São Paulo/SP

Sinopse: Hobby é um cachorrinho muito curioso que encontra em um cubo de gelo um novo e animado amigo. No entanto, com o evoluir da história, contratempos transformam essa recente amizade em um desafio. Será que Hobby conseguirá mantê-la?

A VISITA – Dir.Leandro Corinto – Ficção – 8’ – Rio de Janeiro/RJ

Sinopse: Matheus tem nove anos e foi criado por Theo, seu tio. Hoje, vai finalmente reencontrar o seu pai biológico, que vem do exterior visitá-lo.  Matheus sente falta da figura materna. Essa visita lhe trará alguns questionamentos sobre sua família e uma grande surpresa.

E.T. R.O.N.A.L.D.O. – Dir. Edison Rodriguese Pedro Antoniutti – Ficção – 15’ – Porto Alegre/RS

Sinopse: Ronaldo é um extraterrestre que veio à Terra com a missão de salvar a humanidade. Para isso, ele recruta um fiel escudeiro de 10 anos, Juninho. Juntos, eles terão que cumprir três tarefas para provar que a humanidade poderá ser salva.

 Após a sessão, debate com realizadores e apresentação cultural do Clube do Professor Brincalhão

16h00 – Janela Escolar de Curtas Metragens – Competitiva Nacional / Internacional

Faixa etária de 10 a 14 anos

VALORES DA ESCOLA (Valors d’Escola) – Dir.Jaume Martin- Experimental – 18’ – Barcelona/ESP

Sinopse: Os alunos do 6º ano da escola Sant JosepOriol de Barcelona (Catalunya-España) realizaram 04 curtas metragens e explicam suas experiências de realizar um filme na escola.

O TABULEIRO  – Dir.Ticiane da Silva – Ficção – 08’19 – Gramado/RS

Sinopse: Um grupo de amigos se reúne para jogar um jogo mágico que transforma os desafios de suas cartas em realidade. Agora devem jogá-lo para poder quebrar o encanto e sair da casa.

QUARTO TEMPO – Dir.Alunos do curso Educando o Olhar – Documentário – 12’32 – Fortaleza/CE

Sinopse: Fotografias e sons se entrelaçam criando movimentos sensíveis e  nesse fluxo de lembranças, vivências e sonhos, somos transportados para o cotidiano de uma escola pública. O filme é todo fotografado.

CANÇÕES DE UMA SONHADORA – Dir.Bruna Cortes e Bruno Rafael Borges – 08’04 – Gramado/RS

Sinopse: Ana sonha em ser cantora, mas sua não permite pois uma tragédia ocorreu com seu pai, por decorrência de sua carreira como cantor. Ana encontrará apoio em Daniel, que também é apaixonado por música.

 Após a sessão, debate com Realizadores

 

17h – Janela Jovem de Longa Metragem Internacional Convidado // abertura com curta metragem Nacional

Faixa etária de 12 a 18 anos

O MAR DE TERESA – Dir. Dilea Frate – Experimental – 13’13” – Rio de Janeiro/RJ

Sinopse: Teresa queria o impossível: ter um mar no quintal de sua casa. Como não podia conseguir isso, inventou um plano mirabolante que a levou a uma descoberta muito pessoal. Adaptado do livro infantil “A Menina que Carregou o Mar nas Costas”.

VERMELHO COMO O CÉU (Rojocomo il Cielo) – Dir. Cristiano Bortone – Ficção – 96’ – Itália – Ano 2006

Sinopse: Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estóriassonoras.

 18h30min – Encerramento

Premiação. Apresentações culturais – Clube do Professor Brincalhão e do Mágico El Grande Falcatrua.