foliadosreis_credito_cristianocaetanno

Projeto independente de arte de rua ocupa uma vez por mês o Parque Mascarenhas de Moraes no bairro Humaitá

 Espetáculo será apresentado pela primeira vez em Porto Alegre

 

O Teatro Mototóti retorna ao Parque Mascarenhas de Moares para a sétima etapa do projeto independente de arte de rua “Se essa rua fosse minha”, última edição de 2015. Os atores do grupo, Fernanda Beppler e Carlos Alexandre vivem no bairro e aproveitam o espaço do parque para ensaios e apresentações.

O projeto transforma o parque Mascarenhas de Moraes em um espaço de arte de rua, um domingo por mês, com acesso gratuito. Sediado há três anos no Bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre, o Teatro Mototóti vem construindo essa ideia de estar mais presente na rotina da comunidade. Nesse período, o grupo adotou o parque, que fica no coração do bairro, como sua Sede Pública. Este é um conceito bastante difundido entre artistas de rua de todo o Brasil, que permite aos grupos a ocupação artística de espaços públicos, promovendo atividades diversas tais como apresentações, ensaios e oficinas.

Com atividades regulares, o foco do grupo é a formação de plateia, a longo prazo, construindo o hábito de ir para a rua consumir arte. No próximo domingo, dia 29, a companhia promoverá uma apresentação do espetáculo de Natal “Folia dos Reis”, inédito em Porto Alegre.

A montagem, um sucesso de público, estreou em 2012 na programação do Natal Luz de Gramado e durante três edições do evento encantou espectadores de todo o país. Folia dos Reis também integrou a programação das principais festividades de final de ano em diversas cidades da região sul. Somente em 2014, 15 cidades do RS e SC receberam apresentações do grupo.

 “Folia dos Reis” é um auto de Natal que conta a história do nascimento do Deus Menino, através do olhar dos Três Reis Magos. As músicas, executadas ao vivo pelos atores, são conhecidas do público, que canta junto durante todo espetáculo. Mais de 35 mil pessoas já assistiram a mais de 80 apresentações em 27 municípios. No elenco, Carlos Alexandre, Fernanda Beppler e Mariana Beppler. O Teatro Mototóti, hoje com quatro peças em repertório, vem se firmando como uma referência no teatro de rua do Rio Grande do Sul.

Neste espetáculo o grupo teve o grande desafio de conferir originalidade a uma história tradicional, tão vista e conhecida no mundo inteiro: o Natal. A releitura do nascimento do deus menino, sem vínculo religioso algum, é permeada por elementos da cultura popular brasileira. Os conhecidos ternos de reis deram origem ao cortejo de chegada dos três reis magos, personagens que vem contar a história, acreditando serem eles próprios os protagonistas do espetáculo.

A estética da obra traz o contraponto entre o popular e o sofisticado, com a Família de Nazaré vestida na simplicidade da chita e os Reis Magos nos ricos tecidos com brocados e pedrarias. Aqui, os detalhes são essenciais para criar a atmosfera da beleza do espetáculo. Por isso, todos os figurinos de chita, por exemplo, tiveram um processo de desconstrução e reconstrução. Para cada figurino, foi escolhida uma estampa e construído um patchwork, criando uma nova peça de tecido, a partir do qual foram construídas as indumentárias dos personagens. Com um tom bem artesanal, apesar do luxuoso figurino dos três reis, o espetáculo encanta pelas soluções simples e eficazes que traz no cenário e adereços.

A apresentação de Folia dos Reis tem entrada franca e inicia às 17h. A partir das 16h, o público poderá participar de outras atividades gratuitas, como aula de pilates e boxe chinês. Para saber mais, acesse: www.mototóti.com.br.

Saiba Mais

Sinopse: Folia dos Reis traz a história do Natal a partir de seus personagens mais significativos: Maria, José, Arcanjo Gabriel e o Deus Menino. Aqui, porém, são os próprios Reis Magos que contam a história, acreditando que são eles os personagens mais importantes do Natal! Entoando um festivo Terno de Reis, pedindo licença para entrar em nossa casa, chegam os Três Reis convidando o público a celebrar a felicidade de se estar junto, a cada apresentação! Assim como chegam, se despedem, levando para todos os cantos do mundo a esperança e a alegria do verdadeiro espírito de Natal.

Músicas especialmente escolhidas, executadas ao vivo pelos atores (com instrumentos de percussão, cordas e acordeom), interatividade com os espectadores, poesia em forma de imagem e som, uma boa dose de humor, figurinos exuberantes e um cenário artesanal são pontos importantes, que irão surpreender e encantar o olhar do espectador.

 Folia dos Reis – Ficha Técnica:

Concepção e Direção: Fernanda Beppler

Atuação: Carlos Alexandre, Fernanda Beppler e Mariana Beppler

Figurinos: Fabrizio Rodrigues.

Execução de Figurinos: Fabrízio Rodrigues e Zilá Pereira

Direção Musical: Fernanda Beppler

Cenário, Adereços e Identidade Visual: Teatro Mototóti

Fotos: Cristiano Caetanno

Técnico de Áudio: Vitório Azevedo

Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Produção e Realização: Teatro Mototóti

O Teatro Mototóti existe há oito anos e já possui quatro espetáculos em seu repertório. Formado pelos atores Carlos Alexandre e Fernanda Beppler em 2007, o grupo vem se destacando no cenário de teatro de rua, atuando em todo o país, tendo como características de trabalho a pesquisa e prática permanentes em teatro de rua e a construção/manutenção de um repertório de espetáculos, com o propósito de colocar em cena trabalhos autorais que dialoguem com o público nos mais diferentes lugares.

O primeiro espetáculo, O Vendedor de Palavras – Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2008 –   já foi assistido por 80 mil espectadores em mais de 270 apresentações e ganhou uma versão em espanhol, para apresentações na Argentina e Uruguai. A segunda montagem do grupo, i-MUndo – Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2010 – estreou em setembro de 2011 na capital gaúcha e vem realizando participações em importantes mostras e festivais pelo país.  Ao final de 2012, o Grupo comemorou seu quinto ano de atividades, trazendo à cena mais um espetáculo de teatro de rua, “Folia dos Reis”, um auto que conta a história do Natal sob a perspectiva dos três Reis Magos. O espetáculo estreou no Natal luz de Gramado e integra as principais festividades de Natal do Sul do país.

Em 2013 o Grupo trouxe à cena a história da vida e obra de Hermeto Pascoal, com a peça “Hermeto Pascoal: o mago dos sons”, que mescla a linguagem teatral com a contação de histórias. 2014 foi o ano da estreia de Flor da Vida, quarto espetáculo do repertório do Grupo, contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes na Rua (Circo Dança e Teatro) 2013. Este trabalho teve orientação de Esio Magalhães (Barracão Teatro – Campinas/SP), referência na linguagem do palhaço no Brasil.

Programação:

Circuito Se Essa Rua fosse minha | 7ª ETAPA – ÚLTIMA DE 2015
Quando: 29 de novembro – domingo
16h – aula de pilates (com profª Bárbara Neumann)*
16h – aula de boxe chinês (com instrutor Yuri Benites)*
17h – apresentação do espetáculo Folia dos Reis (Teatro Mototóti)
18h – roda de chimarrão, com bate papo entre atores e público
19h – encerramento
Ingresso: pague quanto puder no chapéu 🙂
Onde: Parque Mascarenhas de Moraes (Humaitá/Poa)
Como chegar: https://goo.gl/maps/uiXBO

*venha com roupas confortáveis, traga água para beber e uma canga ou toalha para os exercícios de chão.

Confira o teaser do espetáculo: https://goo.gl/LI9rbv