10983826_775959915883399_310817985761861383_n

Evento ocorre entre os dias 13 e 15 de novembro, em Nova Prata, RS

O I Festival de Música de Nova Prata, que ocorre entre 13 e 15 de novembro, em Nova Prata, RS, divulga a lista dos cinco grupos selecionados para a Mostra Paralela. O edital de seleção, divulgado em setembro, recebeu 40 inscrições de grupos de todo o estado.

A primeira edição do festival, que tem patrocínio da Adylnet Telecom, pretende promover o intercâmbio cultural, proporcionando, através de programação gratuita, apresentações musicais de grupos autorais do RS e atividades de formação, além de divulgar e fomentar novos talentos locais, com a Mostra Paralela.

O processo seletivo foi aberto para bandas de todo o estado, inscritas em duas categorias: local (Nova Prata) e outras cidades do RS. O festival fornecerá uma ajuda de custo de R$1.000,00 às bandas selecionadas pelo grupo formado por quatro curadores: Caco Zancan, Francesco Settineri, Lucas Martini Volpatto e Sônia Reginatto.

De Nova Prata, integram a programação as bandas Sedan 1300 e Frizon Brothers Band. Completam a lista de selecionados o Yangos Quarteto Instrumental, de Caxias do Sul, Subtropicais e Trem Imperial, de Porto Alegre.

O Festival oferece, além da programação musical, atividades formativas, exposições artísticas e bate-papos, todos com entrada franca. O público poderá conferir as atrações em apresentações na Praça da Bandeira, Auditório da Câmara de Indústria e Comércio e na Câmara de Vereadores de Nova Prata.  A iniciativa é uma realização da Eclética Centro de Música e da CUCO Produções e conta com o patrocínio da Adylnet, Financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Apoio Cultural da Unimed Vale das Antas, P&C Artemobili e Prefeitura Municipal de Nova Prata.

A programação completa e serviço de inscrições para as atividades estão no site do evento: www.festivaldemusicanovaprata.com.br

Sobre os selecionados – Mostra Paralela

BANDA SEDAN1300

A Sedan1300 interpreta os clássicos do rock gaúcho, contando com os arranjos feitos no acordeon, compondo o cenário com elementos típicos gaúchos, contrastando com o som do rock. A banda também recria clássicos do Rock Nacional como Cazuza, Legião Urbana, Raul Seixas entre outros.

FRIZON BROTHERS BAND

Formada pelo power trio Ronaldo Frizon, Ricardo Frizon e Diego Babaloo Berquó; a Frizon Brothers Band existe há dez anos, tendo se apresentado em praticamente todas casas noturnas de rock da região da Serra, além de diversos festivais.

YANGOS QUARTETO INSTRUMENTAL

O quarteto instrumental Yangos formou-se em 2015. Com o objetivo de enaltecer a música sul-americana como um todo, a Yangos explora sonoridades que transitam por milongas, chacarreiras e valsas, chegando aos clássicos tangos da música portenha.
Apresentando uma forte influência da música regional gaúcha, estabelece um hibridismo de gêneros, criando uma linguagem própria na música instrumental do sul da América, em um estilo que não vê fronteiras.

SUBTROPICAIS

Formada no ano 2000, em Porto Alegre, a banda tem dois álbuns oficiais lançados e circula na cena independente gaúcha e brasileira. Ao longo de mais de uma década de trabalho, a banda tem se apresentado pelo Rio Grande do Sul e Brasil em casas de shows, teatros e em festivais ao ar livre, sempre executando seu trabalho autoral com seriedade e competência.

TREM IMPERIAL

Andrei Corrêa, Filipe Narcizo e Lucas Kinoshita se conheceram na Faculdade de Música em 2007 e se juntaram para formar a Banda TREM IMPERIAL. Compartilhando o gosto pelo reggae jamaicano e o rock inglês, decidiram fazer uma fusão destes dois estilos. Em 2012 lançaram o EP “Ser Feliz”, com três temas gravados em Porto Alegre e mixados e masterizados em Londres. Em setembro de 2013 a banda fez uma turnê internacional pelo Uruguai (Maldonado e Montevideo) e Argentina (Quilmes e Buenos Aires). Neste mesmo ano, se apresentaram no Morrostock, festivail de rock do RS. Em setembro de 2014 representaram o Brasil no Taragui Rock, festival de musica da Argentina, em Corrientes. Já em 2015 a banda se concentrou para finalizar o seu primeiro disco em estúdio, que será lançado em 2016.