adolescer_credito_rosepereira (5)

Espetáculo dirigido por Vanja Ca Michel já teve mais de 1400 apresentações e público de mais de dois milhões de pessoas

 

Devido ao enorme sucesso das sessões de junho, apresentações de agosto contam com a presença do ator Lucas Krug, que já integrou o elenco da montagem entre 2004 e 2007

Grande sucesso na cena teatral gaúcha, Adolescer retorna com três apresentações em agosto, na semana do estudante, nos dias 12, 13 e 14, no Teatro da AMRIGS. A cada edição, a montagem se renova e traz convidados. Devido ao grande sucesso das sessões em junho, o ator Lucas Krug integra o elenco em agosto.

O espetáculo chegou a sua adolescência em maio de 2015, completando 13 anos de existência. Sucesso de público, desde sua estreia em 2002 até junho deste ano, foram 1420 apresentações e mais de dois milhões de espectadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que assistiram ao espetáculo.

A dramaturgia de Vanja Ca Michel, que assina o roteiro, produção e direção do espetáculo, reflete sobre os comportamentos típicos da adolescência, reunindo fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg.​ Temas recorrentes aos jovens como aceitação, relação com os pais, bullying, sexualidade e drogas estão sempre em pauta nas esquetes que compõem o espetáculo.

O segredo de manter-se atual, para Vanja, foi saber renovar-se constantemente, o que atrai a fidelização do público. “Se você assistir duas temporadas diferentes, em um curto período de tempo, verá que a peça é um organismo vivo. Ela absorve todas as novidades como músicas, memes, linguagem da internet, ídolos… e na mesma velocidade”, conta. “Adolescer é uma homenagem aos adolescentes e um alerta aos adultos sobre os cuidados e o acolhimento que esta etapa da vida enseja”.

Os atores usam em cena celulares conectados, pau de selfie e Gopro. O mais interessante é que as imagens feitas pelos atores nas apresentações entram automaticamente nas redes sociais do espetáculo. Logo após cada sessão, o público confere fotos do espetáculo tiradas na hora, interagem com os perfis dos atores e assistem vídeos feitos especialmente para os fãs. “Nos comunicamos com os fãs de Adolescer através dos nossos canais nas redes sociais diariamente”, explica Vanja.

Encenado por onze atores entre 16 e 51 anos, o texto já foi modificado mais de 35 vezes, para manter-se sempre atual e próximo à realidade dos jovens de cada geração. “O mais importante em todo esse processo, foi o espaço para pensar e falar sobre esta fase que ainda é muito confusa para muitas pessoas”. “Nosso objetivo é surpreender o público, ainda que este já tenha visto o espetáculo diversas vezes, como se constata. Sempre é uma emoção nova”, declara.

Foi ministrando aulas de teatro para jovens em escolas da capital gaúcha que Vanja percebeu a necessidade de uma produção que compreendesse e falasse sobre adolescência. Desde a estreia no dia 28 de maio de 2002, já passaram pelo elenco mais de 80 atores e atrizes. “Eu digo que o Adolescer é a primeira escola de diversas gerações de atores gaúchos. Muitos nomes que hoje tem carreira consolidada no teatro, cinema e TV começaram conosco”, afirma.

Nas apresentações de agosto, o elenco do espetáculo contará com a participação especial do ator, cantor e humorista Lucas Krug, que recentemente concorreu ao Prêmio Multishow de Humor. Krug integrou o cast de Adolescer entre 2004 e 2007, e agora retorna interpretando o professor da maçã e o Nerd, personagem que fez sucesso na Escolinha do Gugu, na Record. As participações especiais nas apresentações já se tornaram marca registrada, revela Vanja. “Eu gosto muito de uma frase da peça que diz: ‘É preciso deixá-los ir, para que queiram voltar e com certeza voltarão, quando sentirem saudades’. O Adolescer está sempre de portas abertas aos nossos queridos atores”.

Nos meses de junho e agosto, os espectadores que assistirem à peça poderão participar do Concurso Cultural “Adolescer e Tia Iara te levam para o Beto Carrero”, promovido pela Tia Iara Turismo, nova apoioadora do projeto. Ao final de cada sessão, o público poderá responder à pergunta “O que significa o espetáculo Adolescer para mim”? O autor da melhor frase viajará ao Beto Carrero com acompanhante com todas as despesas pagas. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto, na fanpage do espetáculo.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, pelo site Laçador de Ofertas, e lojas Imaginarium Shopping Iguatemi e Canoas Shopping. Descontos de 50% para estudantes, idosos e sócios do Clube do Assinante. Mais informações, acesse: www.adolescer.com.br

Curiosidades

Família em cena – As atrizes Ane, Joana e Julia Troian são mãe e filhas e atuam juntas no espetáculo desde 2013. O que começou com uma terapia se tornou uma atividade profissional na família. Além disso, Joana e Julia são campeãs de patinação, em campeonatos no Brasil e Exterior;

Família nos bastidores – Rose Pereira, uma das responsáveis pela produção e comunicação do espetáculo, é mãe do ator Caio Pereira. Inicialmente, Rose somente acompanhava o filho às apresentações. Hoje em dia, Rose responde pela produção ao lado de Vanja e administra os perfis nas redes sociais do espetáculo;

Família inspirando novas cenas – Na última versão do roteiro, Vanja acrescentou uma cena que tem feito muito sucesso entre as meninas, onde uma turma se reúne na festa do pijama. O texto foi criado após uma conversa da diretora com Aline Vieira, de 11 anos, irmã do ator Anderson Vieira, que encantou Vanja.

Público em 2015 – foram vinte apresentações com 6703 espectadores de abril a junho de 2015.

Ficha técnica

ROTEIRO: Textos de Vanja Ca Michel com fragmentos dos psicanalistas Cybelle Weinberg e Rubem Alves, do psiquiatra José Outeiral e de Moacyr Scliar.

CONCEPÇÃO e DIREÇÃO: Vanja Ca Michel

ELENCO: Ane Troian, Anderson Vieira, Caio Pereira, Davi Borba, Emílio Farias, Estéfani Bauer, Joana Troian, Julia Bach, Julia Troian, Luisa Ricardo, Pedro Martins e Rafael Ewald.

CONVIDADO ESPECIAL: Lucas Krug

COREOGRAFIAS: Flávio Cruz

DESENHO DE LUZ: Moa Junior

OPERAÇÃO DE SOM: Alexandre Ricardo

TRILHA SONORA PESQUISADA: Vanja Ca Michel

DESIGNER GRÁFICO E SITE: Moa Junior

FOTOS: Robson Nunes

PRODUÇÃO: Vanja Ca Michel, Moa Junior e Rose Pereira

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Adolescer – agosto 2015

12, 13 e 14 de agosto, 20h30

Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311

Duração: 90 min

Indicação: Adolescentes a partir de 11 anos e adultos

Ingressos

R$ 60,00

Desconto: 50% para estudantes, idosos e Clube do Assinante Zero Hora para titular e um acompanhante.

Pontos de venda: Bilheteria do Teatro, Loja Imaginarium do Shopping Iguatemi, Imaginarium do Canoas Shopping e pelo site do Laçador de Ofertas.

Informações: (51) 91159024 | 33430832

E-mail: adolescer@gmail.com.

www.adolescer.com.br

https://www.facebook.com/adolesceroficialfanpage