mirna_ida_credito_adrianamarchiori

Texto da jovem autora alemã Marianna Salzmann tem direção de Mirah Laline

Estreia em curta temporada no dia 23 de junho o espetáculo Língua Mãe.Mameloschn no teatro do Goethe Institut. O texto da jovem autora alemã Marianna Salzmann tem direção de Mirah Laline e traz no elenco Ida Celina, Mirna Spritzer, Philipe Philippsen e Valquíria Cardoso. Esta é a sexta vez que Ida e Mirna dividem o palco desde 1983, com “No Natal a gente vem te buscar”.

A produção da ATO cia.cênica optou por uma curta e intensa temporada de estreia, de uma semana com apresentações de terça a terça. “Pensamos que seria interessante oferecer ao público apresentações em dias da semana que não são tradicionais nos teatros da cidade, com uma temporada corrida e diferente”, revela a diretora.

A montagem, inédita no Brasil, apresenta um texto irreverente que aborda identidade, ideologia e pertencimento, sob a forma de um jogo oscilante, entre a aproximação e distanciamento dos personagens, através do diálogo cáustico de uma família judia.

Três gerações de mulheres com muito em comum: são da mesma família; vivem sob o mesmo teto; possuem a mesma origem cultural. No entanto, se diferenciam no modo com veem o mundo, expressam seus anseios e lidam com suas origens.

O trânsito sutil entre humor e drama agrega uma empatia potencial para as problemáticas que a autora aborda. Os habituais modos de comunicação, como cartas, mensagens de e-mails, jornais e o rádio, paradoxalmente, revelam na obra, toda a carga de incomunicabilidade entre as personagens, materializando sob a cena a distância entre o discurso social e as motivações pessoais.

Rô Cortinhas assina os figurinos, Rodrigo Shalako o cenário e Ricardo Vivian a iluminação. O ator Philipe Philippsen também assina a trilha sonora original. Língua Mãe.Mameloschn foi selecionado para o Prêmio Braskem Em Cena e terá apresentações durante o 22º Porto Alegre Em Cena, que ocorre de 03 a 21 de setembro. As apresentações da temporada de estreia seguem até o dia 30 de junho, às 20h, com ingressos a R$ 20,00 com 50% de desconto para estudantes, idosos, classe artística e alunos do Goethe Institut.

Saiba Mais

FICHA TÉCNICA

Direção: Mirah Laline

Assistência de direção: Júlia Rodrigues

Texto: Marianna Salzmann

Elenco: Ida Celina, Mirna Spritzer, Valquiria Cardoso e Philipe Philippsen

Figurinos: Rô Cortinhas

Cenário: Rodrigo Shalako

Iluminação: Ricardo Vivian

Trilha sonora original: Philipe Philippsen

Produção: Rodrigo Ruiz

Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin Assessoria de Flor em Flor

Classificação: 12 anos

Duração: 90 min

A ATO cia.cênica reúne um grupo de pesquisadores, atores e diretores de teatro, cuja concentração de trabalho se fundamenta na experimentação de linguagem cênica contemporânea. Atualmente a cia. oferece ao público o espetáculo “O feio” de Marius Von Mayenburg – direção de Mirah Laline, Açorianos e Troféu RBS de Melhor espetáculo 2012  – “O Casal Palavrakis” de Angélica Liddell – direção de Maurício Casiraghi – e em 2015 o grupo estreia dois espetáculos “#7xBeckett” – direção Maurício Casiraghi – e ” Língua mãe. Mameloschn”  – direção Mirah Laline. O perfil biográfico de nossos artistas e técnicos os confirma como pesquisadores de diversas linguagens artísticas, fato que contribui para qualificação da linguaguem teatral e seus híbridos. Nossa missão é proporcionar ao público entretenimento e reflexão acerca das questões e contradições humanas por meio de linguagem cênica, intersemiótica e multimidiática.

Língua Mãe.Mameloschn

DE 23 A 30 DE JUNHO, SEMPRE ÀS 20h

Auditório do Goethe-Institut [Rua 24 de Outubro, 112]

Ingressos no local: R$ 20,00 com 50% de desconto* para estudantes, maiores de 60 anos, Classe Artística e alunos do Goethe-Institut.

* Descontos válidos mediante comprovação.

Informações: atocenica.com/Facebook:linguamae.mameloschn