FoliadosReis_7_credito_Tiemy-Saito

Montagem será apresentada em 14 cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

O Teatro Mototóti recém encerrou a temporada de estreia de “Flor da Vida” e embarca para uma turnê de Natal por 14 cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com o espetáculo “Folia dos Reis”.

A montagem estreou em 2012 e há três anos integra a programação oficial do Natal Luz de Gramado. “Folia dos Reis” é um auto de Natal que conta a história do nascimento do Deus Menino, através do olhar dos Três Reis Magos. As figuras de José, Maria e o Arcanjo Gabriel remetem à estética popular brasileira. As músicas, executadas ao vivo pelos atores, são conhecidas do público, que canta junto durante todo espetáculo.

Mais de 20 mil pessoas já assistiram a mais de 70 apresentações em 18 municípios. No elenco, Carlos Alexandre, Fernanda Beppler e Mariana Beppler. O Teatro Mototóti, hoje com quatro espetáculos em repertório, vem se firmando como uma referência no teatro de rua do Rio Grande do Sul.

O grupo atua há três anos no Bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre. Desde então, vêm desenvolvendo atividades de teatro de rua no bairro, especificamente no Parque Mascarenhas de Moraes, bem próximo de onde residem os atores Carlos Alexandre e Fernanda Beppler. Ensaios e treinamentos artísticos do Grupo são feitos ali, aos olhos do público, bem como apresentações de seus espetáculos. Essa vida cultural dada ao parque tem nos proporcionado uma aproximação com a comunidade do entorno, que se mostra ávida por arte. Esse primeiro momento de contato com o Bairro, foi importante para que o Grupo pudesse mapear alguns fatores e determinar diretrizes para os próximos anos.

A turnê de Folia dos Reis passa por Santo Antônio do Planalto, Viamão, Palmeira das Missões, Bom Retiro do Sul, Paverama, Tijucas, Canoinhas, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Lages, Concórdia, Três Passos e Frederico Westphalen, encerrando em Gramado, no dia 10 de janeiro.

Para saber mais sobre as datas e locais de apresentação, acesse o site do grupo: http://www.motototi.com.br/

Saiba Mais

Sinopse: Folia dos Reis traz a história do Natal a partir de seus personagens mais significativos: Maria, José, Arcanjo Gabriel e o Deus Menino. Aqui, porém, são os próprios Reis Magos que contam a história, acreditando que são eles os personagens mais importantes do Natal! Entoando um festivo Terno de Reis, pedindo licença para entrar em nossa casa, chegam os Três Reis convidando o público a celebrar a felicidade de se estar junto, a cada apresentação! Assim como chegam, se despedem, levando para todos os cantos do mundo a esperança e a alegria do verdadeiro espírito de Natal.

Músicas especialmente escolhidas, executadas ao vivo pelos atores (com instrumentos de percussão, cordas e acordeom), interatividade com os espectadores, poesia em forma de imagem e som, uma boa dose de humor, figurinos exuberantes e um cenário artesanal são pontos importantes, que irão surpreender e encantar o olhar do espectador.

Folia dos Reis – Ficha Técnica:

Concepção e Direção: Fernanda Beppler

Atuação: Carlos Alexandre, Fernanda Beppler e Mariana Beppler

Figurinos: Fabrizio Rodrigues.

Execução de Figurinos: Fabrízio Rodrigues e Zilá Pereira

Direção Musical: Fernanda Beppler

Cenário, Adereços e Identidade Visual: Teatro Mototóti

Fotos: Tiemy Saito

Técnico de Áudio: Vitório Azevedo

Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Produção e Realização: Teatro Mototóti

O Teatro Mototóti existe há oito anos e já possui quatro espetáculos em seu repertório. Formado pelos atores Carlos Alexandre e Fernanda Beppler em 2007, o grupo vem se destacando no cenário de teatro de rua, atuando em todo o país, tendo como características de trabalho a pesquisa e prática permanentes em teatro de rua e a construção/manutenção de um repertório de espetáculos, com o propósito de colocar em cena trabalhos autorais que dialoguem com o público nos mais diferentes lugares.

O primeiro espetáculo, O Vendedor de Palavras – Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2008 –   já foi assistido por 80 mil espectadores em mais de 270 apresentações e ganhou uma versão em espanhol, para apresentações na Argentina e Uruguai. A segunda montagem do grupo, i-MUndo – Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2010 – estreou em setembro de 2011 na capital gaúcha e vem realizando participações em importantes mostras e festivais pelo país.  Ao final de 2012, o Grupo comemorou seu quinto ano de atividades, trazendo à cena mais um espetáculo de teatro de rua, “Folia dos Reis”, um auto que conta a história do Natal sob a perspectiva dos três Reis Magos. O espetáculo estreou no Natal luz de Gramado e integra as principais festividades de Natal do Sul do país.

Em 2013 o Grupo trouxe à cena a história da vida e obra de Hermeto Pascoal, com a peça “Hermeto Pascoal: o mago dos sons”, que mescla a linguagem teatral com a contação de histórias. 2014 foi o ano da estreia de Flor da Vida, 4˚ espetáculo do repertório do Grupo, contemplado com o Prêmio FUNARTE Artes na Rua (Circo Dança e Teatro) 2013. Este trabalho teve orientação de Esio Magalhães (Barracão Teatro – Campinas/SP), referência na linguagem do palhaço no Brasil.