sul_logo

Evento integra a Semana Internacional de Negócios Criativos, de 17 a 21 de novembro

Com inscrições abertas até o dia 14 de novembro, o I SUL Audiovisual Market ocorre entre os dias 19 e 20 de novembro, no Hotel Everest, em Porto Alegre. O evento integra a Semana Internacional de Negócios Criativos, que acontece entre os dias 17 e 21 de novembro, uma parceria da PUCRS e APL (Arranjo Produtivo Local) Audiovisual, com apoio do Governo do Estado do RS, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.

O I SUL Audiovisual Market é um evento único que surge a partir de uma crescente demanda das empresas produtoras audiovisuais do Rio Grande do Sul e a aproximação destas com modelos de feiras e eventos setoriais. Visa apoiar e incrementar as ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual do Rio Grande do Sul, amparado por uma iniciativa única no Brasil, a conformação de um Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual, no qual estão cadastradas 60 empresas, entre produtoras, fornecedores, empresas de finalização e de áudio. Os eixos de trabalho do evento são Mercado, Informação, Formação e Network.

Segundo João Guilherme Barone Reis e Silva, presidente da Fundacine, “o I SUL Audiovisual Market é um dos resultados das ações colaborativas que dão sentido à existência de um APL Audiovisual, como um preview dos avanços que ainda virão para o setor no RS”.

Em dois dias de programação, o SUL Audiovisual Market traz a Porto Alegre 15 convidados nacionais e internacionais, 90 empresas presentes, um laboratório de consultoria de projetos, uma Aula Magna de Produção Executiva, uma palestra sobre tecnologia 4K com representantes da Sony, cinco painéis temáticos, sete canais de televisão e  rodadas de negócios.

O I Sul Audiovisual Market é uma realização da FUNDACINE RS e APL AUDIOVISUAL e conta com o patrocínio da AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul, apoio do BRDE e apoio local do SEBRAE.

Inscrições através do link: http://www.aplaudiovisual.org.br/public/arquivos.html

Informações: FUNDACINE RS TELEFONE: 51 3226 33 11

 

Saiba Mais

Semana Internacional de Negócios Criativos

De 17 a 21 de novembro, a PUCRS e o Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual realizam a Semana Internacional de Negócios Criativos. As atividades contemplam debates sobre a geração de novos negócios e a internacionalização de produtos e serviços desenvolvidos nacionalmente. Além disso, serão tratados os potenciais e os desafios do setor.

“A Semana Internacional marca os esforços de vários agentes para o desenvolvimento do setor criativo do Estado. Reunimos iniciativas em um mesmo período a partir de uma visão colaborativa. O Rio Grande do Sul é um berço de talentos e, agora, pretendemos também consolidar os negócios nos setores relacionados”, destaca Aletéia Selonk, coordenadora do Centro Tecnológico Audiovisual do Estado (Tecna).

A programação contempla ainda o lançamento de edital para inscrições no Programa Garagem Criativa, uma iniciativa da PUCRS para fomentar o empreendedorismo entre as pessoas que trabalham com criatividade, contribuindo para amadurecer ideias de negócio, contando com a orientação gratuita de profissionais da área. O Garagem Criativa é uma iniciativa da Raiar – Incubadora de Empresas da PUCRS e do Tecna.  Confira mais detalhes sobre o edital na programação abaixo.

Programação:

Seminário Culturas da Inovação – Edição Grã-Bretanha

17 e 18 de novembro

Das 8h30 às 17h30

Local: Prédio 32 do Campus da PUCRS – Av. Ipiranga, 6681

A 9ª edição do Seminário Culturas da Inovação irá abordar os ecossistemas de inovação britânicos e a possibilidade de novas parcerias entre Brasil e Grã-Bretanha. No dia 17, as discussões serão sobre a Geração de negócios e interações colaborativas. Já no dia 18, as atividades contemplarão os temas Cidades inteligentes: a criatividade e os espaços urbanos e Os desafios da transformação de Porto Alegre. No final do seminário haverá uma mesa redonda para debater sobre as oportunidades para a capital gaúcha. Após, os convidados serão recepcionados com coquetel, das 17h30 às 19h30.

I Sul Audiovisual Market

Dia 19, das 8h30 às 19h

Dia 20, das 9h às 18h30

Local: Hotel Everest, Porto Alegre

O 1º Sul Audiovisual Market surge a partir de uma crescente demanda das empresas produtoras audiovisuais do Rio Grande do Sul e a aproximação destas com modelos de feiras e eventos setoriais. Visa apoiar e incrementar as ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual do Estado, amparado por uma iniciativa única no Brasil, a conformação de um Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual, no qual estão cadastradas 60 empresas, entre produtoras, fornecedores, empresas de finalização e de áudio. Os eixos de trabalho do evento são Mercado, Informação, Formação e Network.

Garagem Criativa Open e lançamento do edital do Programa Garagem Criativa

21 de novembro

Das 9h às 17h30

Loca: Tecnopuc Viamão – Av. Senador Salgado Filho, 7000, Viamão/RS

O Garagem Criativa Open é uma oportunidade para interagir com importantes nomes do empreendedorismo e da criatividade, como José Aranha, Luis Villwock, Leandro Gejfinbein e José Pedro Goulart. O evento também marca a abertura do edital para inscrições no Programa Garagem Criativa, que selecionará as 12 melhores ideias para o desenvolvimento de modelos de negócios. O Garagem Criativa terá duração de 16 semanas, com dois encontros semanais em espaço compartilhado dentro da Pré-Incubadora Criativa da Raiar, localizada no Tecna, no Tecnopuc Viamão.  As inscrições vão até 12 de janeiro e poderão ser feitas pelo site www.pucrs.br/raiar a partir do dia 24 de novembro.

I SUL AUDIOVISUAL MARKET

Laboratório de Projetos

Com Animus e Cesnik Quintino e Salinas Advogados

O Laboratório de Formatação foi criado em parceria com a Animus, empresa associada a Cesnik Quintino e Salinas Advogados que presta assessoria na formatação de projetos, encaminhamentos jurídicos e prestação de contas. Serão 16 projetos participantes do laboratório, previamente cadastrados e será gerada uma agenda de atendimento. Cada produtora terá em torno de 45 minutos de assessoria exclusiva sobre o projeto cadastrado em fase de desenvolvimento.

Esta oficina será operada por dois consultores das áreas de formatação e jurídico, visando o aperfeiçoamento dos projetos em desenvolvimento, colaborando para uma melhor performance no ambiente de vendas de projetos para televisão e encontrando soluções jurídicas de projetos. O Laboratório de projetos ocorrerá nas duas manhãs do evento.

Aula Magna “Novo Produtor Executivo Latino Americano – Fundos, Laboratórios e Co-produção”

A oficina visa aprofundar a troca de experiência entre os produtores e aproximar os gaúchos às metodologias aplicadas à outras regiões da América Latina, incentivando o aproveitamento das oportunidades de negócio existentes para esta região. Irá abordar conteúdos teóricos e técnicos sobre novas vias de produção executiva independente e modelos adotados por produtoras em diversos lugares do mundo. A Aula magna será ministrada por Luiz Angel Ramirez, produtor espanhol com grande circulação no mercado europeu e latino-americano.  Nascido em Bilbao, possui uma ampla experiência como produtor, diretor, roteirista e editor. Também atuou como professor da Univerdad Europea de Madrid e foi selecionado pelo Instituto de Cinema Espanhol para participar como produtor espanhol no “Producers on the Move” em Cannes 2007.

Palestra “Nova tecnologia 4K – Captação de Imagens em altíssima definição”

A oficina visa aproximar os empresários a nova tecnologia disponível no mercado, 4K da Sony, inaugurada na Copa do Mundo no Brasil em 2014. A Nova tecnologia supera todas as outras em qualidade e será o futuro dos novos conteúdos audiovisuais. A oficina será ministrada por engenheiro encarregado da SONY BROADCAST, única empresa detentora desta tecnologia no mundo. Nesta oficia serão esclarecidas as diferenças técnicas na captura de imagem em altíssima definição além de um workshop com os equipamentos de captura de imagem.

PROGRAMADORAS E CANAIS

Nesta etapa da programação teremos 7 conviados entre programadoras e canais de televisão, focando a apresentação de seu estilo de programação e o tipo de programação que buscam junto à produtoras independentes.

Estes players estarão em contato com a produção gaúcha nas rodadas de negócio nas quais nossas empresas poderão apresentar seus conteúdos.

Contaremos com canais nacionais, internacionais e locais, sendo que cada convidado poderá em 30 minutos realizar sua apresentação.

Estarão participando do Painel de Programadoras e Canais de televisão:

TVE RS, BOX BRAZIL, FISHT TV, RBS TV, DISCOVERY NETWORKS, CANAL CURTA!, TV CULTURA

RODADAS DE NEGÓCIO

Serão oferecidos aos participantes a oportunidade única de realizar agendamentos individuais, visando as oportunidades de negócios. Esta agenda será realizada previamente e cada produtora obterá 20 minutos de conversa com convidado de interesse. Esta ação busca a criação de conversas B2B, incrementando os negócios e a potencialização do network.

MESA 1: Clusters Audiovisuais

Esta mesa propõe um intercâmbio entre os Clusters Audiovisuais, através da a apresentação de dois conceituados clusters, sua estruturação, estratégia, parcerias e alcance de mercado.

Convidamos a conhecer o conceito de cluster, experiências bem sucedidas para visualizar as potencialidades do APL Audiovisual do RS.

Para esta mesa serão convidados os Clusters audiovisuais do País Basco, na Espanha e de Bogotá, na Colômbia.

MESA 2: “Direitos Internacionais e o Licenciamento de Conteúdo Audiovisual”

Esta palestra abordará o tema dos Direitos Internacionais e Licenciamento Internacional de projetos audiovisuais, quais são os encaminhamentos necessários, como é o processo de licença internacional etc. Esta Palestra será ministrada por DANIEL RAINHO da Cesnik Quintino e Salinas Advogados, referencia nacional sobre o tema.

MESA 3 – Formatos – Que bicho é esse?

Esta mesa propõe um debate sobre a criação de conteúdos para televisão conhecidos como formatos, seus processos de criação e adaptação. Para esta mesa contaremos com a presença de Jaqueline Vargas, roteirista. Jaqueline Vargas nasceu no Rio de Janeiro. Formada em artes cênicas e em educação e reeducação psicomotora, atua como roteirista há 14 anos.  Entre os seus trabalhos constam as novelas Floribella 1/2 (Band), Malhação 15º (Globo), Vende-se um véu de noiva (SBT).  Vargas publicou “As aventuras de Floribella” (Landscape), “Valentina – a herdeira da magia” (Landscape) e é uma das autoras da 2º Coletânea Núcleo de Dramaturgia Sesi – British Council com “Adeus Reloaded” (Sesi-SP). Foi responsável pela adaptação e redação final das duas primeiras temporadas da série Sessão de Terapia (Moonshot/GNT) e autora da terceira temporada original Brasil da mesma série. Além do trabalho como autora-roteirista de televisão, Vargas escreve também para cinema e teatro. Recentemente finalizou o roteiro da adaptação da peça de Maria Adelaide Amaral, “Querida mamãe”, é co-produtora do longa de sua autoria “TPM – meu amor” e estréia no primeiro semestre de 2015 o monólogo Sarah, escrito e dirigido por ela.

MESA 4 – Audiovisual Everywhere: Distribuição de Conteúdo e as Plataformas VOD

Esta palestra abordará a temática das novas plataformas de exibição, oportunidades de distribuição e produção de conteúdo exclusivo para estas. Visando desta forma aproximar o produtor audiovisual do Rio Grande do Sul das novas tendências do mercado. Para esta mesa estarão presentes as empresas Encripta e Sofá Digital, referencias nacionais no licenciamento e distribuição de conteúdos para plataformas como Netflix, Itunes e Now.

MESA 5 – Apresentação de CASE DE PRODUÇÃO: GLAZ ENTRETENIMENTO

GLAZ ENTRETENIMENTO é uma empresa especializada no desenvolvimento, financiamento e produção de entretenimento audiovisual, com foco em produzir histórias estimulantes em projetos com grande apelo comercial e qualidade artística. Seus longas-metragens, animações e séries de TV são estrategicamente planejados para atingir o máximo de visibilidade e repercussão junto ao público-alvo definido. Representando a GLAZ contaremos com a presença do Produtor Executivo Paulo Boccato, produtor de mais de 30 curtas e documentários premiados no Brasil e exterior, como executivo da Glaz ou free-lancer, Paulo Boccato assina também a produção dos longas-metragens CORPO, BRÓDER, ODEIO O DIA DOS NAMORADOS, MINHOCAS e COPA DE ELITE e das séries de TV HISTORIETAS ASSOMBRADAS PARA CRIANÇAS MALCRIADAS e VIDA DE ESTAGIÁRIO. Formado em Cinema pela Universidade de São Paulo, atuou muitos anos como diretor, editor, produtor e assistente de direção nas áreas de cinema, programas de TV e publicidade. Foi colaborador da revista Tela Viva, importante publicação especializada em mercado, legislação, produção e tecnologia audiovisual, durante seis anos, e produtor executivo do É Tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina, em 2003 e 2004. Em 2007 foi presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, fórum permanente que envolve 54 associações e sindicatos ligados ao setor audiovisual no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

DIA 19/11 – QUARTA-FEIRA

SALA RIO GRANDE DO SUL

9h30 – ABERTURA OFICIAL (CERIMONIAL)

9h45 às 11h30 – Aula Magna com Luiz Angel Ramirez, produtor espanhol.

11h30 às 13h – Mesa Clusters com Itziar Mena, Aleteia Selonk e Julian Robledo

MEDIAÇÃO: JOÃO GUILHERME BARONE REIS E SILVA

14h – 15h30 – Mesa Direitos Internacionais com Cesnik Quintino e Salinas Advogados. – DANIEL RAINHO

15h30 – 16h30 – Mesa: Adaptação de Formatos – JAQUELINE VARGAS

17h – 19h – Palestra SONY 4K com ILSON BANCALEONI e ALEXANDRE GIGLIO

SALA FRANCO

9h30 – 13h – CONSULTORIAS INDIVIDUAIS (DANIELA PFEIFFER E DANIEL RAINHO)

DIA 20/11 – QUINTA-FEIRA

SALA RIO GRANDE DO SUL

9h30 – 13h: PAINEL PROGRAMADORAS

9h30 – 10h: CANAL CURTA! – Isadora Malta

10h – 10h30: TV CULTURA – Rita Azamora

10h30 – 11h: TVE RS – Marlise Aude

11h – 11h30 – BOX BRAZIL – Ramiro Azevedo

11h30 – 12h: DISCOVERY – Roberto Martha

12h-12h30 – FISH TV – Lawrence Ikeda

12h30 – 13h – RBS TV – Alice Urbim

14h30 – 16h30 – Mesa Distribuição de Conteúdo e as Plataformas VOD com LUIZ BANNITZ (Encripta) e PAULA GASTAUD (Sofá Digital).

17h -18h30 – Apresentação de Case de Produção com Paulo Boccato – GLAZ Entretenimento

SALA FRANCO

9h30 – 13h – CONSULTORIAS INDIVIDUAIS (DANIELA PFEIFFER E DANIEL RAINHO)

14h – 18h30 – Rodadas de Negócio com Canais participantes