Cena-Expandida_Patrick-Tedesco_15

Projeto marca o lançamento do coletivo artístico Cena Expandida, parceria entre a diretora teatral Tainah Dadda e a realizadora audiovisual Thais Fernandes

Retorna aos palcos da cidade a partir do dia 29 de outubro o espetáculo No que você está pensando?, vencedor do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013. A montagem teve breve temporada de estreia no Centro Histórico Cultural Santa Casa e agora poderá ser conferido pelo público no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana.

O projeto marca o lançamento do coletivo artístico Cena Expandida, parceria entre a diretora teatral Tainah Dadda e a realizadora audiovisual Thais Fernandes, que decidiram unir seus conhecimentos em um grupo de trabalho continuado, impulsionadas pelo interesse de investigar e descobrir juntas formas de conexão entre suas áreas, desenvolvendo projetos que possam também agregar linguagens e artistas múltiplos, transitando por variados campos e meios de produção.

Livremente inspirado na peça As Cadeiras, de Eugène Ionesco, na qual um casal de idosos recebe, no farol isolado onde vivem, convidados invisíveis para os quais necessitam passar uma importante mensagem, No que você está pensando? é um espetáculo teatral que explora duas questões fundamentais da realidade contemporânea: pertencimento e coletividade. Na montagem proposta, ao invés de um casal nonagenário, um homem e uma mulher por volta dos 30 anos. Ao invés de uma torre cercada pelo mar, o espaço urbano atual. Depois de alguns anos separados, o casal se redescobre em uma rede social ao compartilhar convites para um grande protesto que pretende parar o país.

A ação da peça acompanha a organização deste evento em meio às tentativas dos dois de (re)viverem uma paixão permeada pelos obstáculos e vantagens que a comunicação online contém. A própria temática das relações virtuais é também o foco da investigação de linguagem proposta pelo espetáculo. A história é contada através do hibridismo narrativo – teatro, audiovisual e internet – em um espaço cênico onde os atores nunca contracenam diretamente. Narrada em dois planos distintos – o real e o virtual – o espetáculo joga também com a dualidade pensamento X ação. Sabemos o que cada um pensa, e vemos a forma nem sempre coerente com que se expressam.

O foco central deste projeto é aprofundar a discussão da relação do homem com o ambiente digital. Assim como em “As Cadeiras” o casal de velhos confiava que o Orador fosse eficiente para transmitir sua mensagem à humanidade, o indivíduo na atualidade tem nas tecnologias de imagem e mediação um potente e versátil veículo de comunicação, produção de conteúdo e sensibilização estética. “É nesse contexto que nossa pesquisa temática está intrinsecamente relacionada com nossa investigação de linguagem. Atualmente enxergamos o teatro como interface de tecnologias. Por natureza um lugar de troca e interação, o teatro recebe sem preconceitos novas possibilidades e tensões narrativas. “No que você está pensando?” se propõe, portanto, a criar uma encenação híbrida, em que diferentes linguagens convergem para contar uma história”, revelam as diretoras.

Douglas Dias e Juliana Kersting são os atores que dão vida aos personagens. Em uma encenação híbrida, que reúne teatro, cinema e internet, acompanhamos os dois fugindo do constante medo da solidão, enquanto sobrevivem à tensão entre virtual X real.

A dramaturgia é de Tainah e Thais, e a preparação de elenco de Denis Gosch. Daniel Fetter assina a cenografia, Daniel Lion os figurinos, e Luciano Mello a trilha sonora original.

No que você está pensando? tem apresentações às quartas e quintas-feiras até 20 de novembro, às 20h, e segue em cartaz até o dia 20 de novembro. Os ingressos custam entre R$ 20,00 e podem ser adquiridos antecipadamente na Bamboletras (R. Gen. Lima e Silva, 776) e La Cafeteria (Av. Osvaldo Aranha, 1098). Desconto de 50% para Classe Artística, Estudantes e Idosos e de 40% para Clube do Assinante.

Saiba Mais

Sinopse

            “No que você está pensando?” conta a história de um ex-casal de namorados, que em meio aos protestos que varrem o país, se reencontra nas redes sociais. ELE, um tímido ativista político que enxerga no universo digital a ferramenta para realizar a revolução com a qual sempre sonhou. ELA, uma atriz inebriada pelo momento de insatisfação popular, que se junta à massa das ruas e das redes no anseio de imprimir sua marca no mundo.

Em uma encenação híbrida, que reúne teatro, cinema e internet, acompanhamos os dois fugindo do constante medo da solidão, enquanto sobrevivem à tensão entre virtual X real.

 Ficha técnica

            Direção

            Tainah Dadda

Thais Fernandes

            Elenco

            Douglas Dias

Juliana Kersting

            Dramaturgia

            Tainah Dadda

Thais Fernandes

            Preparação de elenco

            Denis Gosch

            Concepção de vídeos

            Thais Fernandes

            Cenografia

            Daniel Fetter

            Figurinos

            Daniel Lion

            Trilha sonora original

            Luciano Mello

            Iluminação

            Bathista Freire

            Assessoria de imprensa

            Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

            Produção

            Fio Produtora Cultural

            Realização

            Cena Expandida

www.cenaexpandida.com.br

www.facebook.com/cenaexpandida

No que você está pensando?

De 29 de outubro a 20 de novembro

Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736

Quartas e quintas, às 20h

Ingressos R$ 20,00

Descontos: 50% para Classe Artística, Estudantes e Idosos | 40% para Clube do Assinante

Ingressos antecipados a partir de 22 de setembro: Bamboletras (R. Gen. Lima e Silva, 776) e La Cafeteria (Avenida Osvaldo Aranha, 1098)