fantomaticossinglesetembro_creditofabioalt

Músicas estarão disponíveis no site da banda, para download gratuito, a partir de 1º de setembro

 

Após o lançamento de seu segundo disco “Dispersão” em 2013, os Fantomaticos (André Krause, Augusto Stern, Fernando Efron, Gabriel Hornos e Rodrigo Trujillo) desenvolvem um novo processo de criação e veiculação de suas composições, com a produção de singles, que serão lançados, a partir do dia 1º de setembro em seu site. O objetivo do grupo é criar uma rotina de criação mais contínua e uma relação mais dinâmica com o público, com lançamentos a cada três meses.

Na próxima segunda-feira, a banda disponibilizará em seu site (www.fantomaticos.com) duas novas músicas: Veja bem à sua volta e Dizer não. As composições já integram o repertório das apresentações mais recentes do grupo. A primeira delas, um rock dançante, marca a estreia do tecladista Rodrigo Trujillo como compositor e vocalista no grupo que passou a integrar durante a turnê de “Dispersão”. A segunda, mais pesada e contundente, é composta pelo fundador da banda e guitarrista Augusto Stern, que assume os vocais.

A escolha por divulgar o trabalho através de singles não é novidade no mercado. Este tipo de artifício foi comum na década de sessenta, quando até mesmo grandes bandas como os Rolling Stones lançavam as músicas separadamente e posteriormente as editavam em álbuns que eram basicamente um compilado de compactos. Para o guitarrista Fernando Efron, “um disco exige uma unidade total; dessa vez queremos a coerência única de cada composição”.

O terceiro álbum, ainda sem título, se apresenta como uma obra aberta. Para o baterista Gabriel Hornos, a sequência de shows fez a banda estar mais integrada e produzir canções espontaneamente. Algumas dessas músicas já estão sendo apresentadas nos shows, dando uma amostra do que está sendo feito e abrindo um espaço para diálogo com o público. “Esse tipo de processo acaba revelando uma multiplicidade maior de facetas da banda, e nos deixando mais livres para explorar novas sonoridades”, revela Trujillo.

O público que quiser conferir a execução de “Veja bem à sua volta” e “Dizer não” poderá assistir a banda ao vivo no dia 05 de setembro, no La Estacion Pub (Rua Miguel Tostes, 941), às 20h. Os ingressos custam R$ 10,00.

Saiba Mais

FANTOMATICOS:

Fundada em 1999 Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre, RS. Formada pelos músicos André Krause (voz e baixo), Augusto Stern (voz e guitarra), Fernando Efron (voz e guitarra), Gabriel Hornos (voz e bateria) e Rodrigo Trujillo (voz e teclado), o grupo tem dois discos lançados: No Bosque (2009) e Dispersão (2013), gravado em Porto Alegre, com produção de Rodrigo Deltoro e mixado nos EUA por Brian Lucey, no Magic Garden Mastering. Suas influências são os clássicos do Rock, como The Beatles, The Who, Jimi Hendrix, Mutantes e Supergrass, Jazz – Miles Davis, Duke Ellington e Frank Sinatra –, Funk, Folk, MPB e música alternativa.