“Amores Líquidos” e “Praianas” integram a programação do espaço

Inauguram na Galeria Mascate no dia 18 de junho, às 19h, as exposições Amores Líquidos de Renata Stoduto e Praianas de Carol de Góes. No evento, o estilista Régis Duarte lança sua coleção alto inverno.

A série de fotografias de Renata Stoduto apresenta questionamentos sobre a instituição social do casamento. Em Amores Líquidos, a artista se apropriou de várias fotografias de casamento em preto e branco e, num gesto irônico, colocou seu rosto sobre diferentes corpos de noivas, resultando em casamentos com vários noivos, como uma forma de banalizar o ritual.

De posse de várias imagens de noivos posando para a câmera, a artista criou um grande tapete fotográfico em substituição ao tradicional tapete vermelho utilizado na cerimônia, que conduz os noivos ao altar. A mostra apresenta também caveiras de noivos dentro de capelas, imagens apropriadas da cultura mexicana.

A exposição Praianas, de Carol de Góes, mostra os três primeiros movimentos da série homônima, em produção. A série explora a intervenção de pessoas no ambiente litorâneo, na forma com que esses corpos, junto ao espaço público e natural, interagem. Praianas mostra a adaptação a obstáculos físicos, tanto topográficos quanto aos oferecidos por outras pessoas.

O projetoé parte de um estudo sobre como possuímos espaços. Enquanto temos as políticas de propriedade características de nossa sociedade, temos também o ato natural de tomar a posse efêmera e mutável dos locais onde nos posicionamos.

As mostras seguem em cartaz até 19 de julho, com entrada franca. A Galeria Mascate funciona de terça a sábado, das 14h às 18h, na Rua Laurindo, 332.

Saiba Mais

Galeria Mascate

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, o fotógrafo Tiago Coelho, o designer Régis Duarte criaram a Galeria Mascate em setembro de 2011.

O nome Mascate ficou sempre associado à imigração árabe no Brasil, resultante do grande contingente de imigrantes proveniente do Líbano e da Síria que se dedicaram a esta atividade.

Em menor número chegaram também ao Brasil imigrantes de outros pontos do antigo Império Otomano, como Turquia, Palestina, Egito, Jordânia e Iraque. A mascateação introduziu inovações que hoje são traços marcantes do comércio popular, como as práticas de alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, das promoções e das liquidações. Inicialmente os mascates visitavam as cidades do interior e as fazendas de café, levando apenas miudezas e bijuterias. Com o tempo e o aumento do capital, começaram também a oferecer tecidos, roupas prontas e outros artigos.

Carol de Góes

Carol de Góes é fotógrafa e atualmente reside em Porto Alegre. Estuda Artes Visuais na UFRGS, estudou Artes Plásticas na UnB e na SUNY Albany, e Fotografia na SUNY New Paltz. Foi membro do Fotoclube f/508, para cujo blog contribuiu com textos e junto ao qual participou da exposição Histórias, Memórias e Outros Resgates Fotográficos em 2011. Em 2012, foi finalista do Situações Brasília Prêmio de Arte Contemporânea e, em 2013, do 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Belém do Pará. No mesmo ano, participou ainda do Fotograma Livre do FestFoto, expôs no Pinacoteca Café em Porto Alegre e contribuiu para o Zine IN.CA [Intervenções Críticas] #3. Em 2014, entrou novamente para a seleção do Prêmio Diário Contemporâneo, em sua 5ª edição. No momento, trabalha em diversos projetos autorais e colaborativos.

Renata Stoduto

Fotógrafa profissional desde 1996, Renata Stoduto é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduada em Poéticas Visuais pela Universidade Feevale e Mestra em Comunicação pela PUCRS.  Atualmente é professora de fotografia na Graduação Tecnológica em Fotografia da Unisinos e nos cursos de Comunicação Social da ESPM.

SERVIÇO

Amores Líquidos e Praianas

Inauguração

18 de junho, 19h

Mostra segue até 19 de julho

Entrada Franca

Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS

De terça a sábado, das 14h às 18h

Barracoestudio.com.br