Breves_0236_credito_Marina-Fujiname(p)

 Apresentações acontecem entre os dias 05 e 08 de junho, no Teatro de Arena

Inaugurando a Mostra Teatro Sarcáustico 10 Anos, o espetáculo Breves Entrevistas com Homens Hediondos tem curta temporada entre os dias 05 e 08 de junho, no Teatro de Arena. A montagem, vencedora do Prêmio Braskem Em Cena de Melhor Espetáculo em 2011, integra a programação de oito peças do repertório da companhia, uma estreia nacional, um workshop e duas festas, que ocorrem até agosto deste ano, em diversos espaços de Porto Alegre.

Breves Entrevistas com Homens Hediondos é uma adaptação dos contos homônimos do norte-americano David Foster Wallace, vencedor do Prêmio MacArthut Fellowship. Com direção e atuação de Daniel Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático, com participação especial de Douglas Dias, “Breves” dá voz a diversos homens, que respondem às perguntas de uma mulher ausente. Todos revelam seus segredos: são entrevistas hediondamente pessoais. “Mas por trás dos argumentos imorais, chantagens emocionais, fantasias sexuais e crises de relacionamento, há sempre um ponto fraco, um desejo de amor ou redenção”.

O grupo busca inspiração na literatura norte-americana, construindo um “espetáculo/freak-show” baseado no livro de Wallace. De acordo com Colin, a obra literária do escritor apresenta características que vem ao encontro do pensamento do Teatro Sarcáustico: “temas contemporâneos, quebra de tabus, personagens comuns, verborragia contrastando com o vazio existencial e, principalmente, crítica à cultura de massa”, afirma.

A ideia de “espetáculo/freak-show” vem da proposta escolhida pelo grupo de selecionar os contos de “Breves”: “selecionamos 10 entrevistas e não conseguíamos decidir quais se transformariam no produto final”, revelam os diretores. “Chegamos à conclusão de que a peça devia ser construída a partir da participação da plateia, todas as noites”. A estrutura dramática do espetáculo se constitui de cinco esquetes/entrevistas fixas e mais cinco escolhidas pelo público a cada noite, provocando uma rotatividade e o ineditismo do espetáculo, que deverá ser diferente a cada apresentação.

Além do desafio de transpor os contos de Foster Wallace para o palco, com dramaturgia dos 3três diretores, o projeto pretende pesquisar novas formas de direção teatral. A pesquisa de direção cênica foi executada por cada um dos atores do espetáculo, onde cada um dirigia a cena de outro ator, segundo orientações do diretor geral: a partir de estímulos que dialoguem com a concepção do espetáculo, cada diretor/ator propôs uma estética particular para sua “entrevista/cena”.

Breves Entrevistas com Homens Hediondos tem apresentações às 20h, com ingressos a R$ 30,00 (desc. 50% para estudantes, artistas e melhor idade).

O segundo espetáculo da Mostra Teatro Sarcáustico 10 Anos é Franky/Frankenstein, também no Teatro de Arena, nos dias 07, 08, 14 e 15 de junho (sábados e domingos), às 16h. Para saber mais sobre a programação da Mostra, acesse: http://teatrosarcaustico.blogspot.com.br/

Ficha técnica

Direção, dramaturgia e atuação:
Daniel Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático.

Ator especialmente convidado: Douglas Dias
Cenário: Eder Ramos e Ricardo Zigomático
Figurinos: Daniel Lion
Iluminação: Carol Zimmer e Maira Prates
Operação de luz: Maíra Prates
Trilha Sonora Pesquisada: Rafael Lopo, Daniel Colin e Ricardo Zigomático
Direção, edição e operação dos vídeos: Thais Fernandes
Vídeo especialmente utilizado: Excertos do filme “O Lamento da Imperatriz” (“Die Klage der Kaiserin”, 1990), de Pina Bausch
Design Gráfico: Pedro Gutierres
Cabelos e maquiagem: Márcia Pazzini
Fotografias: Thais Fernandes / Marina Fujiname
Assessoria de imprensa: Bruna Paulin
Coordenação de Produção: Guadalupe Casal
Realização e Produção Geral: TEATRO SARCAUSTICO

Saiba Mais

Sobre o Teatro Sarcáustico

O Teatro Sarcáustico foi fundado em 2004 por formandos do curso de Artes Cênicas da UFRGS. Nestes 10 anos de trabalho continuado, o grupo criou espetáculos ousados e impactantes como os sucessos Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá (Prêmios Açorianos e Braskem em Cena de Melhor Espetáculo e Direção, dentre outros) e Breves Entrevistas com Homens Hediondos (Prêmio Braskem em Cena de Melhor Espetáculo). Em 2014, o Sarcáustico completa 10 anos de pesquisa continuada em artes cênicas, cujo trabalho vem se especializando em espetáculos realizados em espaços não-convencionais, com dramaturgias originais e atmosferas performáticas. O repertório conta com cinco espetáculos adultos, dois infantis, um projeto de performances urbanas e uma performance audiovisual-transmídia. O Teatro Sarcáustico atualmente é um dos grupos residentes do projeto “Usina das Artes” (PM Porto Alegre).

MOSTRA TEATRO SARCÁUSTICO 10 ANOS
BREVES ENTREVISTAS COM HOMENS HEDIONDOS
adaptado dos contos homônimos de David Foster Wallace

De 05 a 08 de junho, às 20h.
Teatro de Arena – Borges de Medeiros, 835
Ingressos: R$30,00 (50% de desconto para artistas, estudantes e melhor idade)