guatambu_remate2_credito_eduardo_rocha

Tradicional evento de Dom Pedrito comercializará equinos de montaria e 250 animais das raças P. Hereford e Braford, além de sorteio de sêmen

Porto Alegre, 25 de setembro de 2013 – O tradicional Remate Guatambu, Alvorada e Caty chega a sua 41ª edição no dia 05 de outubro na Estância Guatambu, em Dom Pedrito, RS. O evento utilizará as instalações enoturísticas da recém-inaugurada Guatambu Estância do Vinho, que será palco de exposição das fêmeas à venda e também do tradicional almoço oferecido aos participantes do leilão – assado de carne P. Hereford em uma típica parrilla fronteiriça. Na vinícola, o público também terá a oportunidade de conhecer a produção dos premiados vinhos da promissora região vitivinícola. Após, os visitantes prestigiarão o leilão na mais nova pista de remates da região, instalada na sede da Estância Guatambu, que fica a um quilômetro de distância da vinícola.

Entre os reprodutores, os destaques são os índices genéticos de ponta que se refletem nas DEPs (Diferencial Esperado de Produção) das características genéticas dos animais como crescimento, precocidade, fertilidade e características de carcaça. Além disso, o cliente também poderá conferir a DEP para resistência ao carrapato nos animais levados à pista, um índice inédito e que constitui uma importante ferramenta para o produtor utilizar a seu favor, porquanto demonstra a capacidade de resistência à infestação desse parasita.

Entre as fêmeas, serão apresentadas em pista animais jovens de um ano e de dois anos prenhas, todas selecionadas e superiores. O remate conta também com a comercialização de equinos “montaria padrāo” da raça Crioula, todos registrados, numa parceria celebrada com a Cabanha Pachamama, de Aceguá/RS.

Outro diferencial será a oferta de frete free para carga fechada em todo o Rio Grande do Sul ou com limite de mil quilômetros para outros estados. As aquisições poderão ser feitas em 15 parcelas ou com o financiamento oficial das expofeiras, através dos Bancos do Brasil, Banrisul e Sicredi.

O remate, que se caracteriza por ser o maior leilão das raças P. Hereford e Braford do Brasil, contará com um plantel selecionado de 260 animais, dentre os quais, 130 touros melhoradores, 120 novilhas prenhes e de sobreano, sete éguas crioulas e três cavalos crioulos. A expectativa dos organizadores é de grande público para prestigiar o novo local de remates, cuidadosamente planejado: “Com a mudança de local, estamos buscando oferecer uma melhor estrutura para atender nossos clientes, o que contempla maior agilidade no momento da comercialização e maior conforto em todas as etapas do leilão”, ressalta Isadora Hermann Pötter, uma das proprietárias.

A oferta qualificada atrai muitos pecuaristas não só da região, mas de todas as partes do Brasil, em busca da qualidade genética dos animais que tradicionalmente são vendidos. “São produtores que buscam o melhoramento de seus plantéis com animais extremamente produtivos e adaptados ao campo, como é o caso de nossa genética”, destaca o médico veterinário e proprietário da Estância Guatambu, Valter José Pötter, acrescentando que tais características são resultantes de longos anos de seleção genética por produtividade efetiva.

Sorteio de sêmen do touro Braford Trevo

Uma importante novidade torna-se mais um atrativo para o 41º Remate Guatambu, Alvorada e Caty. Isso porque, ao mesmo tempo em que a Estância Guatambu anuncia a compra de 33% do touro Braford Trevo, consagrado como grande campeão da Expointer 2013, do criador e expositor João Raimundo Colombo, governador do Estado de Santa Catarina, informa que brindará três clientes com cinco doses de sêmen do touro para cada, estimados em R$50 a dose.

Pötter destaca que a aquisição vem a qualificar ainda mais a bateria de “pais” da Guatambu. “Este animal foi a sensação de Expointer 2013, sendo o grande campeão e o animal mais pesado da edição. Foi a primeira vez que um Braford atingiu tamanho recorde de toda a feira. É um animal de excelentes índices genéticos e fenótipo. Adquirimos um terço dele pelo preço recorde de R$90 mil e com isso resolvemos agregar mais um atrativo ao nosso tradicional remate”, destaca Pötter.

PROGRAMAÇÃO

11h – Abertura dos bretes para revisão animais

12h – Almoço na Vinícola Guatambu Estância do Vinho

14h – Remate

 

SOBRE A ESTÂNCIA GUATAMBU

Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais.

Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos. Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas.

Sobre a Guatambu Estância do Vinho

A Guatambu Estância do Vinho é uma vinícola boutique de Dom Pedrito, RS. Seu trabalho é realizado através de administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas desde 2003. Mais informações, acesse o site:http://www.guatambuvinhos.com.br/