Espumante Guatambu Rosé Brut e vinho Rastros do Pampa Tannat foram apresentados durante inauguração da sua vinícola enoturística

No dia 06 de junho foi inaugurada a vinícola enoturística da Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, RS, na Campanha Gaúcha. O evento marcou o lançamento de dois novos rótulos produzidos pela empresa: o vinho Rastros do Pampa Tannat e o espumante Guatambu Rosé Brut. O ator Thiago Lacerda participou do evento.

O espumante Rosé Brut, destaca-se por ser o primeiro do Brasil a ser elaborado com uvas Gewüztraminer e Pinot Noir, da safra 2012, colhidas manualmente dos vinhedos próprios da Estância pelo método Champenoise, onde a segunda fermentação acontece na própria garrafa, permanecendo por 12 meses sob contato com as leveduras. Exibe uma delicada cor rosa claro com tons salmão, aromas florais como rosas e jasmim, e, em segundo plano, aromas de morango e cereja. Com perlage fino e abundante, apresenta-se cremoso, com amplo volume e grande frescor. Conforme Valter José Pötter, diretor da vinícola, a procura pelo novo rótulo, que tem edição limitada de 2.500 garrafas numeradas, está bastante intensa. “Elaboramos um espumante frutado e com muito frescor, que reflete a cara do Brasil, um país alegre e jovem” – comenta Alejandro Cardozo, enólogo uruguaio consultor da vinícola. No momento do lançamento do produto, o global Thiago Lacerda lembrou que o primeiro encontro com sua esposa, a atriz Vanessa Lóes, foi brindando com espumante rosé.

Já o vinho Rastros do Pampa Tannat, primeiro varietal desta categoria da Guatambu, expressa caráter, bastante corpo e destaca-se pela maciez. Fruto de uma excelente vindima, da safra 2012, este vinho de grande estrutura e taninos bem maduros é o resultado de um manejo rigoroso dos vinhedos que limitam a produção a 7.000 Kilos por hectare de fruta colhida em seu momento ótimo de maturação.Tem grande intensidade de cor roxo-violácio quase preto, com aromas de frutas escuras como amora, agregando notas complexas de chocolate e tabaco.

Foi armazenado por três meses em barris de carvalho francês e produzido em uma partida limitada de 5.100 garrafas numeradas.

O agendamento para visitas e pacotes turísticos iniciou no dia 18 de junho, através do email visita@guatambuvinhos.com.br. Os interessados têm à disposição quatro possibilidades de tour pela vinícola, que incluem desde visita às instalações, degustação de vinhos e espumantes, almoço, até cavalgada no vinhedo. A vinícola aposta forte no enoturismo, visando permitir ao visitante mergulhar no contexto da cultura do pampa gaúcho e da criação de animais da estância.

Sobre a Guatambu

A Guatambu Estância do Vinho é uma vinícola boutique de Dom Pedrito, RS. Seu trabalho é realizado através de administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas desde 2003. Mais informações, acesse o site:http://www.guatambuvinhos.com.br/