beleza

Jorge Furtado dirige dois longas metragens em 2013

No dia 22 de maio começa a segunda etapa das filmagens do documentário O Mercado de Notícias, com roteiro e direção de Jorge Furtado, projeto vencedor do edital de apoio à produção do MINC. O filme mescla entrevistas de grandes jornalistas brasileiros*, documentários sobre a história do jornalismo e trechos da peça “O Mercado de Notícias”, do dramaturgo inglês Ben Johnson, escrita em 1625.

Quando Johnson escreveu a peça os jornais tinham recém sido inventados, mas os questionamentos sobre a função do profissional e sua importância na sociedade ainda são pertinentes nos dias de hoje.

O texto de Ben Jonson, traduzido pela primeira vez para o português por Jorge Furtado e Liziane Kugland, reúne alguns dos melhores atores gaúchos: Antonio Carlos Falcão, Eduardo Cardoso, Elisa Volpatto, Evandro Soldatelli, Irene Brietzke, Ismael Canepelle, Janaína Kremer, Marcos Contreras, Mirna Spritzer, Nelson Diniz, Sérgio Lulkin, Thiago Prade, Ursula Collischonn e Zé Adão Barbosa.  As gravações acontecem na Biblioteca Pública do Estado e no Theatro São Pedro. O Mercado de Notícias deve estar pronto em outubro de 2013.

Furtado prepara-se também para dirigir, em novembro, seu primeiro drama: o longa-metragem Beleza, estrelado por Vladimir Brichta e Adriana Esteves. A história retrata a busca de um fotógrafo por potenciais candidatas a modelo em cidades do interior do Rio Grande do Sul.

A produção do filme está em busca de meninas entre 13 e 17 anos, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para o papel da modelo em início de carreira. As inscrições estão abertas através do site http://casacinepoa.com.br/beleza/ até o dia 05 de junho.

O filme foi vencedor dos editais do BNDES e Eletrobras e tem co-produção da Globo Filmes. As gravações ocorrem em novembro deste ano, no interior do Estado.

* Os jornalistas entrevistados:

Bob Fernandes
Cristiana Lôbo
Fernando Rodrigues
Geneton Moraes Neto
Janio de Freitas
José Roberto de Toledo
Leandro Fortes
Luis Nassif
Mauricio Dias
Mino Carta
Paulo Moreira Leite
Raimundo Pereira
Renata Lo Prete